quarta-feira, 7 de maio de 2003

Janeth embarca despreocupada com a volta de Cooper

Marta Teixeira

São Paulo (SP) - A ala brasileira Janeth embarca na noite desta quarta-feira para os Estados Unidos, onde defenderá o Houston Comets pela sétima temporada consecutiva da WNBA. No Texas, Janeth vai reencontrar uma antiga amiga, que volta à equipe depois de dois anos: a ala Cynthia Cooper. Mas o retorno da estrela não preocupa a brasileira, segura quanto ao espaço que conquistou no time.
'O máximo que pode acontecer é eu cair na armação de novo', diz Janeth, que atuou como armadora nas quatro primeiras temporadas quando Cooper e Sheryl Swoops eram as alas titulares. Com a saída de Cooper, a brasileira assumiu a condição de titular. Mas mesmo que sua função mude este ano, Janeth não se preocupa. 'Não vai ser o tempo todo, porque com 40 anos e depois de dois anos parada, vai ser difícil para ela aguentar o ritmo puxado e o jogo intenso da WNBA'.

Nos dois últimos anos, Cooper esteve na liga, mas atuando como técnica. Em janeiro de 2001, assumiu a função no Phoenix Mercury, pelo qual jogou a armadora brasileira Adrianinha. Cooper foi duas vezes eleita a jogadora mais valiosa da temporada (MVP), em 1997 e 1998, e três vezes a cestinha da liga (1997 a 1999).

Para a brasileira, o retorno da ex-companheira, além de significar a chegada de uma antiga amiga - 'sou amiga dela e estou muito feliz' -, é um reforço valioso na busca pelo título, que nas duas últimas temporadas ficou com o Los Angeles Sparks. A seu favor nesta briga, o Houston tem o talento e a experiência de suas jogadoras, além de haver recuperado a base da equipe tetracampeã da liga.

'Temos a grande chance, mas as outras equipes também se fortaleceram com as mudanças na liga', explica Janeth, que embarca tranquila sobre seu lugar no time. 'Conquistei um espaço lá (no Houston) e tenho o respeito da equipe. Nestes anos, participei de todos os jogos do Houton e para eles estas retrospectivas são muito importantes'.

Nas sete temporadas que atuou na WNBA, a brasileira teve médias de 10,3 pontos por jogo, 3,7 rebotes e 1,9 assistências. Sua melhor campanha foi a de 2001, quando as médias foram de 18,5 pontos, 2,9 assistências e 4,3 rebotes.

O primeiro compromisso de Janeth com o Houston este ano será o amistoso de sábado, contra o New York Liberty, atual vice-campeão. A equipe estréia na temporada regular dia 22, contra o Seattle Storm, em Houston.

Nenhum comentário: