sábado, 17 de maio de 2003

Saiu na folha de São Paulo

Após dois meses de uma primeira fase que só serviu para definir os duelos dos mata-matas (todos os times que iniciaram o torneio já estavam classificados), o Paulista feminino inicia hoje sua fase decisiva com dois jogos: São Bernardo x Santo André e São Paulo-Guaru x São Caetano.

Americana e Ourinhos, primeiro e segundo colocados da fase de classificação, já detêm vaga no Nacional-03, seguiram direto para as semifinais e só aguardam seu próximo rival. As quartas-de-final irão determinar os outros paulistas no Brasileiro -cinco times se classificam para o torneio.

Os critérios de classificação, no entanto, ainda podem ser alterados pelos clubes, que até agora não se reuniram com a Confederação Brasileira de Basquete.

Atual campeão brasileiro, o São Paulo-Guaru é quem corre maior risco. Última colocada da primeira fase, a equipe tem que bater o São Caetano para ir às semifinais e, pelos critérios técnicos, assegurar vaga no Nacional.

"Nosso time começou mal o campeonato, mas reagiu. Fizemos um trabalho psicológico e estamos sentindo o efeito", opina Ulisses Pinto, chefe da divisão técnica de esportes do Guaru.

De fato, o São Paulo-Guaru obteve suas únicas vitórias nas duas últimas partidas da primeira fase (São Caetano e São Bernardo).

"A má campanha do Guaru não quer dizer nada. Todos os jogos serão equilibrados", afirma Norberto José da Silva, o Borracha, treinador do São Caetano.

A equipe do ABC é a única -entre as que ainda não estão na semifinal- que já garantiu seu lugar no Nacional. Contudo, para Borracha, isso pode prejudicar o desempenho do São Caetano.

"Acabamos nos acomodando nas últimas rodadas. Era nosso primeiro objetivo [classificação para o Nacional]. Mas agora queremos ficar entre os quatro", diz.

Esse confronto será bem observado por Santo André e São Bernardo. Os dois times podem chegar ao Nacional mesmo se perderem sua série, que será disputada em melhor de cinco partidas.

"Nossa preocupação é vencer o Santo André. Mas é lógico que, após a partida, quero saber logo quanto foi Guaru x São Caetano", admite Antonio Carlos Vendramini, técnico do São Bernardo.

Como fizeram campanha melhor na primeira fase, Santo André e São Caetano decidirão em casa, no caso de suas séries chegarem até a quinta partida.
A vantagem, porém, é ilusória: ninguém venceu seu adversário das quartas-de-final em casa durante a fase de classificação.

"Isso não quer dizer nada. Se ganharmos duas partidas em São Bernardo, conseguimos a vaga com apenas uma vitória em casa", analisa Laís Elena, técnica do Santo André e assistente da seleção.

A equipe do ABC ganhou recentemente o reforço da ala-pivô Leila, 28, campeã mundial pelo Brasil em 1994, que estava sem jogar havia três anos. "Ela não está totalmente em forma. Mas, por sua causa, fizemos uma mudança considerável em nossa maneira de jogar" conta a treinadora.

Estrelas voltam apenas nas semifinais do Paulista de basquete
da Folha de S.Paulo

As principais estrelas do Paulista atuaram pouco no campeonato. A pivô Cíntia e a armadora Adrianinha, do Americana, e a pivô Kelly, principal aposta do Ourinhos, voltaram ao país após encerrarem suas participações nas ligas européias.

Adrianinha, do Penta Faenza, e Cíntia, do Chieti, estavam na Itália. Já Kelly estava no Bourges, da França. As três são as únicas do Estadual que jogaram o Mundial da China-2002 pelo Brasil.

Apesar da pouca presença no Paulista, Adrianinha e Cíntia já se destacam nas estatísticas -Kelly ainda não estreou no Ourinhos.

Com cinco partidas na competição, a armadora é a líder em assistências, com média de 5,8 por jogo.

Cíntia, que atuou em apenas três partidas, é a quinta cestinha e a décima reboteira do torneio, com médias de 15,3 pontos e 6,3 rebotes por confronto.


Kelly em Ourinhos?????Que eu saiba quem está em Ourinhos é a pivo Kátia Denise.

E a Silvinha, não está jogando o paulista? Não foi ao mundial?!

Nenhum comentário: