terça-feira, 23 de setembro de 2003

Seleção desembarca com a cabeça em Atenas



Marta Teixeira

São Paulo (SP) - Com vaga assegurada depois de muito suspense para os Jogos Olímpicos de Atenas-2004, a seleção brasileira feminina de basquete desembarcou em São Paulo, no aeroporto internacional de Guarulhos, na manhã desta terça-feira. O grupo chegou com a medalha de ouro do Torneio Pré-olímpico do México no peito e a cabeça já na Grécia.
'Estamos com o dever quase cumprido. Percorremos um terço do caminho', diz a pivô Kelly, deixando clara a ambição brasileira de voltar ao pódio em sua quarta participação olímpica consecutiva. O presidente da Confederação Brasileira de Basquete (CBB), Gerasime Grego Bozikis, concorda. 'Atingimos nosso primeiro objetivo (a classificação). Elas souberam honrar a camisa e a bandeira. Estaremos muito bem representados em Atenas e, com certeza, estas meninas vão fazer a final olímpica', preconiza.

Para a ala Janeth, a oportunidade de disputar sua quarta olimpíada pelo país é emocionante. 'É muito gostoso. Um momento gratificante. Disputei todos os jogos como o meu primeiro, mas com um pouco mais de experiência. Esta classificação teve uma importância muito grande para a seleção continuar no palco olímpico e mundial conquistando medalhas', comemora a atleta, que foi eleita a melhor jogadora do Pré-olímpico.

Lutando pela única vaga para Atenas no torneio, a seleção brasileira teve de superar Canadá e Cuba pelo título e classificação. 'Fechamos com chave, e melhor dizendo, com medalha de ouro', diz a armadora Adrianinha. 'Esta conquista teve um sabor especial porque era uma vaga só. Ficamos quatro meses treinando juntas com este objetivo'.

Responsável pela segunda vez por uma classificação olímpica, o técnico Antônio Carlos Barbosa elogia o talento da equipe. 'Este é um dos grupos mais talentosos em termos de conjunto', destaca, já pensando no trabalho até Atenas. 'Foi uma maratona brava (pela classificação), mas gratificante. Ainda este ano vamos sentar com o Grego para montar a programação, que não vai exceder (seu início) a última de maio'.

A seleção desembarcou quase completa em São Paulo. A única ausência foi a ala Iziane, outro destaque do grupo, que seguiu do México direto para a Espanha, onde vai atuar na próxima temporada. A chegada brasileira foi acompanhada por 17 alunos do Centro de Treinamento Janeth Arcain, que fica em Santo André.

Acordar cedo e atravessar a cidade para recepcionar a equipe não diminuiu a empolgação da meninada. Animado, o grupo aproveitou para tirar fotos e pegar autógrafos de todas as jogadoras, mas o assédio sobre a ala foi redobrado. 'É gratificante. Ela é um ídolo', afirma Juliana Rusteka, 13 anos, uma das alunas do Centro. 'A gente não leva só o nome dela na camisa. Ela acompanha nosso trabalho e até dá aulas', acrescenta Kelsei Trautweim, 13 anos.

Fonte: Gazeta

Nenhum comentário: