sábado, 29 de maio de 2004

Ivana da Silva e Clarissa Cristina, atletas do Grajaú Country Club, são convocadas para a seleção brasileira juvenil

Rio de Janeiro - A armadora Ivana da Silva, do Grajaú Country Club, vai ter a companhia da pivô da sua equipe, Clarissa Cristina, na seleção brasileira juvenil. As jogadoras vão disputar o Campeonato Sul-Americano em julho e buscar no Pré-Mundial, em agosto, uma vaga para o Mundial da categoria, que acontece em 2005, na Tunísia.

A convocação da armadora Ivana e da pivô Clarissa vem comprovar o excelente trabalho que o Rio de Janeiro realiza nas categorias de base do basquete feminino e, em especial, o desse grupo de atletas, liderado pelo técnico Guilherme Vos. Seu trabalho começou no Flamengo, que há 2 anos encerrou os trabalhos da modalidade no clube. Suas 46 atletas foram recebidas pelo Grajaú C. C. e continuaram a conquistar títulos.

Em matéria publicada pelo Jornal dos Sports, no dia 19 de maio, Ivana lembra a importância de mais investimento na modalidade.
- O basquete do Rio de Janeiro precisa de mais incentivo, principalmente o feminino. Precisamos de apoio e de estrutura para que o nosso esporte possa ser visto com mais carinho - afirma Ivana.

Clarissa, de 16 anos e 1,82m, ganhou uma vaga na seleção juvenil pelo seu ótimo desempenho na I Copa Eletrobrás, disputada em São Paulo no mês de abril, onde alcançou a expressiva marca de 133 rebotes em seis jogos, com média de 22.2 rebotes por partida. Durante a competição, Clarissa foi destaque nos jornais O Estado de São Paulo e Folha de São Paulo. Clarissa vem do Miéssimo, de Campo Grande, onde também se dedica ao atletismo (dardo e peso), e, hoje, joga basquete no Grajaú C.C..

Outras atletas cariocas convocadas para a seleção brasileira juvenil foram a ala Thaís e a pivô Taise, que jogam na equipe de Americana (SP). Além da jogadora Taise, que foi do Flamengo para Americana em 2000, o Rio de Janeiro "exportou" para São Paulo, em 2004, Thaís, do Vasco da Gama, e Renata, do Grajaú C.C., transferidas para o time Unimed/Americana, e quatro jogadoras do Tijuca T.C. - Ana Carolina, Renata, Larissa e Camila (categoria infantil) -, transferidas para o Finasa/Osasco. Isso comprova a qualidade do trabalho que é realizado no Rio de Janeiro e a falta de estrutura para manter esses talentos em atividade no Estado.

Atualmente, as principais representantes do basquete carioca no cenário nacional e internacional são: Micaela, que foi campeã nacional em 2003 e joga no Campeonato Italiano, e a pivô Érika, vice-campeã mundial juvenil em 2003, que atuou na Europa e na WNBA e está convocada para reforçar a seleção feminina nas Olimpíadas de Atenas.


Nenhum comentário: