sexta-feira, 25 de junho de 2004

Barbosa fecha fase paulista e comemora fim do sufoco

Marta Teixeira


São Paulo (SP) - Duas semanas de treino e a seleção brasileira feminina de basquete já começa a assumir feições que agradam ao técnico Antonio Carlos Barbosa. Nesta quinta-feira, o grupo encerrou a primeira fase de preparação para os Jogos Olímpicos de Atenas, fechando a programação no ginásio do Paulistano, na capital paulista. A equipe volta a se reunir na noite de domingo e os treinos recomeçam segunda-feira, já no Rio de Janeiro.
Faltando 50 dias para o início das disputas olímpicas, Barbosa comemora o fim da fase de sufoco, iniciada após o Pan-Americano de Winnipeg-99, quando suas principais jogadoras passaram a se juntar ao grupo em cima das competições principais.. 'Com certeza isso nos dá uma tranquilidade maior. Com a dificuldade anterior você não conta com elas em sua melhor fase, o que limita muito o aspecto tático', ressalta.

Desta vez, a situação foi outra. Todas as jogadoras da equipe ficaram no Brasil para participar de toda a programação olímpica. 'Isso nos dá otimismo. Não tínhamos como imaginar a performance das atletas com os problemas que temos enfrentado desde 2000. Hoje temos a equipe perfeita com duas ou três jogadoras por posição com excelente nível técnico', comemora o treinador. 'Isso nos garante várias opções de jogo, mais diversificação'.

Com a temporada mais longa de preparação, Barbosa acredita que em Atenas a individualidade das atletas vá ter peso menor na definição das partidas. 'Você tem mais recursos no grupo. Hoje em dia ninguém surpreende ninguém. Tem filmagem, troca de vídeo. Olimpíadas você tem que estar bem preparado, focado', analisa.

Na primeira fase de treinos, a comissão técnica priorizou o trabalho físico. 'Fizemos muitos exercícios de fundamentos, posição. À tarde, trabalhamos um pouco ofensiva e defensivamente por zona'. A cabeça também recebeu atenção especial na programação, garante o treinador. 'Tivemos uma palestra de neurolingüística para deixar as jogadoras em bom nível mental'.

No Rio, Barbosa vai aumentar a ênfase na parte tática. 'Individual e na defesa. Vamos aumentando o trabalho tático a medida que for diminuindo o físico'. A evolução das brasileiras já tem data certa para ser avaliada. Nos dias 3 e 6 de julho, a seleção enfrenta Cuba em dois amistosos no Rio de Janeiro. Na seqüência, nos dias 9 e 11, é a vez das duas equipes medirem suas forças em São Paulo.


Fonte: Gazeta Esportiva

Nenhum comentário: