sábado, 28 de agosto de 2004

Brasil regride e perde bronze no basquete feminino

Antonio Prada
Direto de Atenas

A Seleção Brasileira feminina de basquete regrediu e terminou a Olimpíada na quarta colocação. A equipe perdeu a disputa pela medalha de bronze em partida contra a Rússia por 71 a 62. Após a derrota de ontem contra a Austrália, que deixou a seleção fora da final, as brasileiras buscavam igualar a campanha de Sydney-2000 com o bronze.

Veja foto da partida
O melhor resultado do Brasil em Jogos Olímpicos foi em Atlanta-1996 quando a equipe que tinha Hortência, Paula e Janeth conquistou a medalha de prata. Desde então, a seleção sempre marcava presença no pódio.

"Nunca tivemos uma preparação tão boa como essa, mais de dois meses com todas as jogadoras à disposição. Agora podemos ser cobrados", havia declarado o técnico Antônio Carlos Barbosa antes do início dos Jogos.

Hoje, após a partida ele fez questão de ressaltar a importância da colocação final. "Estamos na elite do basquete há dez anos, mas querer ser o melhor é outra coisa. Não basta querer, é preciso ser", diz afirmando que "são poucas as equipes que conseguem isso, passando pelas dificuldades que o basquete brasileiro enfrenta".

Para a disputa do bronze contra a Rússia - que já havia vencido o Brasil na primeira fase - a seleção se mostrou eficiente na defesa e pode contar com a experiência de Janeth e Helen, anuladas no jogo contra as australianas.

Iziane foi uma das melhores jogadoras em quadra. Mas nada disso foi suficiente, já que o jogo foi disputado até o fim com as duas equipes se revezando na liderança do placar, até que no último quarto, as russas se deram melhor.

"De novo, as bolas não entraram, principalmente, as de três pontos. Perdemos para a equipe que foi derrotada por somente quatro pontos para os Estados Unidos", avalia Barbosa.

Menos conformadas estavam as jogadoras Alessandra, Adrianinha e Iziane. "A equipe fez o que pode e fomos bem nos 3 quartos, mas, no último, desandou", disse, chorando, Adrianinha. "O trabalho de preparação de três meses foi duro e não sei se precisa ser reavaliado com mais jogos". Mesmo assim, a jogadora se disse orgulhosa de um quarto lugar, mas lamenta "já que somos tão bem valorizadas nos clubes do exterior, deveríamos ter valorizado o Brasil com a medalha".

Iziane foi mais seca em sua declaração. "Não gosto de perder. Fica agora a tristeza. Não viemos para ficar de mãos abanando, mas é assim que voltaremos. Apesar do quarto lugar, ficou faltando algo", desabafou. Ela disse que nenhuma equipe se preparou tanto quanto o Brasil. "Se fosse pelos três meses da nossa preparação, seríamos campeãs. Sabíamos que o jogo de hoje era nosso e fomos para cima, mas no fim, não conseguimos recuperar a diferença. Elas mereceram".

O primeiro quarto estava para o Brasil até os seis minutos, quando a vantagem era de quatro pontos. No entanto, como na partida contra a Austrália, as brasileiras passaram a errar e a permitir lances de três pontos. A Rússia chegou a virar, mas as jogadoras acordaram e conseguiram se recuperar, terminando com 20 a 18.

No segundo quarto, o Brasil começava perdendo muitos rebotes e contra-ataques, mas conseguia manter um trabalho de defesa no garrafão e ainda contava com o azar das russas, cujas bolas não entravam. Ao contrário da derrota de ontem, Helen estava atenta no jogo, conseguindo roubadas de bola e trabalhando bem com Janeth. A seleção ainda sofria com desatenção, mas se mantinha à frente até que nos últimos segundos, um chute de três da Rússia deixou o quarto empatado em 32 a 32.

O segundo tempo já começou com a Rússia na frente por dois pontos, mas as brasileiras estavam sempre encostando até conseguirem virar em 44 a 41. O placar, porém, não era estável e a as russas terminaram o período em 47 a 46.

No último quarto, a Rússia conseguiu abrir sete pontos de vantagem, a maior do jogo. Enquanto isso, as brasileiras desperdiçavam contra-ataques e bobeavam na defesa. As russas foram ampliando e a seleção não conseguia se recuperar. Com pouco mais de um minuto para terminar, o Brasil perdia por 66 a 61 e não conseguiu evitar a derrota.

Fonte: Terra

Nenhum comentário: