sexta-feira, 27 de agosto de 2004

Não deu!

Austrália 88 X 75 Brasil




É. Não deu hoje contra a Austrália.

Mas bola pra frente.

Num time treinado (ou destreinado?) por Barbosa, não dá pra exigir uma vitória contra um basquete correto como o australiano.

E assim, vamos à luta pelo bronze, que valeria ouro para gente.

Como exigir de um basquete que não tem uma única jogada ofensiva trabalhada uma vitória sobre as australianas, seguras e sempre buscando o melhor arremesso?

Não temos uma seleção.

Temos guerreiras que botam a bola embaixo do braço e rumam à cesta, independente se o rebote está postado ou não, se há condições para o chute ou não.

Daí, numa partida como a de hoje, o Brasil deu 4 assistências em todo o jogo, mesmo número que a armadora australiana Kristi Harrower distribuiu sozinha.

Então, não deu.

Não deu e não dá.

Mas não estou desesperado não.

Ainda mais por que se os deuses do esporte existirem mesmo, a gente pode ganhar duas medalhas: a primeira - a de bronze amanhã, contra a Rússia; a segunda - a confirmação que o defasado Antônio Carlos Barbosa se despede mesmo da seleção e passa a bola à alguém com maior competência e ânimo para que tenhamos um bom resultado em casa, no Mundial de 2006.

Iziane foi a grande jogadora do Brasil hoje. Determinada e ousada como nunca, botou a bola debaixo do braço e tentou resolver o problema. Como sempre acontece, seja com ela, com Janeth, Helen ou Alessandra. No dia em que todas estão inspiradas, o individual salva um time que não trabalha coletivamente. Se uma falha, a coisa desanda...

Mas, hoje, Iziane esteve muito bem. Em 33 minutos, mandou 25 pontos. Sua atuação em Atenas é a prova de que o Brasil tem uma nova cestinha.

Junto a Iziane, Alessandra foi outra heroína hoje. Como lutou e se colocou bem e enfrentou Lauren Jackson de igual pra igual. Beleza. 20 pontos, 8 rebotes.

Janeth continua com a pontaria atrapalhada (6/19). Alternou lances coma genialidade de sempre com outros que raramente perderia. Ainda assim, 15 pontos, 6 rebotes, 4 roubadas.


Érika deixou 6 pontos e 4 rebotes em apenas 8 minutos. Mas Barbosa não consegue enxergar nem o talento que brilha à sua frente. Lamentável.

Cíntia jogou 21 minutos, fez 4 pontos, pegou 4 rebotes, deu 1 toco e roubou 1 bola.

É incrível como os problemas na armação estouram em momentos críticos como o de hoje:

Adrianinha - 21 minutos, 3 pontos, 3 rebotes, 2 roubadas.

Helen esteve muito mal. 23 minutos, 2 pontos, 2 assistências, 2 rebotes e 1 roubada.

Mesmo com essas atuações catastróficas, Barbosa não tirou Karla do banco.

Leila jogou 19 minutos. Se esforçou na marcação, até irritando Lauren Jackson. Mas seu ataque continua mudo.

Silvinha, Vívian (a primeira opção no banco do "Professor" Barbosa) e Kelly jogaram cerca de 4 minutos cada.

Amanhã temos um jogo duríssimo contra as russas.

Salve-nos, Apolo.

Nenhum comentário: