terça-feira, 22 de março de 2005

Casamento espanhol

MELCHIADES FILHO
EDITOR DE ESPORTE


Bastou uma semana de ginásio do Exército na Urca para Tácito Pinto Filho fechar um diagnóstico sobre os 22 convocados de 16 e 17 anos. A base da seleção que irá ao Sul-Americano juvenil não tem nenhum craque, um jogador que sobressaia. "Precisamos caminhar para um basquete solidário, de consciência coletiva", resumiu o técnico.
Acho ótimo que seja realizado esse trabalho de estrutura tática e de fundamentos. Afinal, o ninguém-é-de-ninguém ainda dá o tom pelas quadras do país.
Só não devemos enxergar a Urca como a (única) realidade da base do basquete nacional.
Você quer um jovem talento brasileiro, um craque que faça a diferença com a bola? Que tal na Grécia, para onde embarcaria ontem à noite o jovem Adonis, 15, cestinha do Paulista mirim?
Que tal nos EUA, onde a legião de adolescentes brasileiros com bolsa de estudos alavancada pelo basquete alcança cinco dezenas?
Ou, melhor, que tal na Espanha? Lá, a linha de montagem está estabelecida. Os clubes seduzem a nata do juvenil do Brasil com contratos de longa duração. Geralmente colocam-na para ganhar tarimba e repertório nas divisões menores. Até a colheita.
Após quatro anos na "horta", Tiago Splitter, 20, se firma como titular do Tau Ceramica. A equipe lidera a liga nacional (ACB) e não perde há 15 rodadas, maior seqüência em 13 anos do torneio. No domingo, frente ao Estudiantes, o ala-pivô acertou seus cinco arremessos e foi o principal reboteiro do time. O sucesso dele é tão grande que os bascos agora aguardam o irmão mais novo, Marcelo, 17 (que esteve, aliás, entre os selecionados da Urca).
Marcelinho Huertas, 21, é outro destaque na ACB. O armador comanda a unidade reserva do Joventut, que, em sexto na tabela, cumpre sua melhor temporada desde 1997. Por um pontinho, a equipe perdeu no domingo uma invencibilidade de oito rodadas.
Também a grande zebra da ACB, o diminuto Alicante, atual terceiro colocado, conta com um brasileiro. Luis Felipe Gruber, 19, passa a maior parte do tempo com o grupo que disputa a quarta divisão (EBA). Mas, prestigiado, é o único sub-20 que treina e atua com o time principal. O ala, que tem envergadura de pivô, foi descoberto no Rio Grande do Sul por um agente argentino. Pulou para a Europa sem nunca ter sido testado pelas seleções de base.
Marcus Vinicius, 18, é o caçula do L'Hospitalet, terceiro lugar na terceira divisão (LEB2). Mas o ala-pivô de estilo explosivo já aparece como um dos 15 destaques estatísticos do campeonato. Uma enterrada maravilhosa dele emplacou o noticiário em rede continental da TV Eurosport.
Rafael Barbosa, 13, praticamente nem tinha tocado em bolas laranjas quando, intrigado, recebeu o convite do Barcelona. Em fevereiro, com menos de um ano de treinamento, o pivô foi eleito o melhor jogador da Minicopa, taça disputada pela garotada na preliminar da Copa del Rey.
Para a fortuna do basqueteiro patriota e antenado, a TVE (a espanhola!) retomou as transmissões da ACB. Bom garimpo.

Exterior 1
Leandrinho apronta-se para os primeiros playoffs -o Phoenix classificou-se anteontem, com 17 rodadas de antecedência. Varejão prepara-se para o segundo treinador -o Cleveland perdeu a terceira seguida, viu-se ameaçado de eliminação e ontem demitiu Paul Silas.

Exterior 2
O Schio garantiu no domingo o título da Copa Itália. Com 18 pontos, Cíntia Tuiú foi a cestinha na vitória sobre o Napoli. A ala-pivô fechou o playoff com um duplo-duplo de média (11 pontos e 11,5 rebotes).

Exterior 3
Bancado pela Eletrobrás, o técnico Guerrinha viajou para um estágio nos EUA. Antes, deu boa entrevista ao www.databasket.com.br.

E-mail melk@uol.com.br

Fonte: Folha de São Paulo

Nenhum comentário: