quarta-feira, 27 de abril de 2005

Foco nos mata-matas

Giancarlo Giampietro (Site Rebote)

O mês é de brasileiros nos playoffs, mas não apenas na NBA. Se Leandrinho e Nenê ambicionam a um histórico título nos Estados Unidos, outros brasileiros procuram luzes nos mata-matas europeus.
Tiago Splitter já é figurinha carimbada (embora ainda tenha muito para provar), mas outros garotos também tentam evidenciar seus talentos em busca de promoção, seja entre os titulares de seu time ou entre os titulares de outra equipe e de outro país; e, sim, um punhado de dólares a mais.

O cenário: atuando longe de casa, enfrentando a barreira da língua e, às vezes, uma panela aqui e ali, em fortes campeonatos - porque assim são até mesmo as divisões menores de países como Espanha e Itália. Mesmo assim, aos poucos o talento individual vai se sobressaindo, os fundamentos começam a clicar com a experiência e as seleções brasileiras só têm a ganhar com essa combustão. Como podem atestar os atuais campeões olímpicos.

Na última semana, o Rebote procurou mapear três desses jogadores, na Espanha (prometendo material de Marquinhos, Splitter e Huertas para as próximas colunas):

Érika de Souza
Pivô do Barcelona-ESP, 23 anos, 1.93m


Com uma Olimpíada nas costas, evoluindo e se tornando uma força monstruosa em garrafão espanhol, a garota botou nada menos que o Barcelona nas costas e fez picadinho do Perfumerias Avenida na semifinal da Liga Feminina.

No jogo de ida, em Salamanca, o Barça venceu por 81 a 77 e a brasileira somou 31 pontos e 19 rebotes, com índice de eficiência de 42 pontos, convertendo 14 de seus 19 arremessos, em 34 minutos e 24 segundos. Em casa, as catalãs passearam: 79 a 48 e Érika foi poupada, ficando apenas 19 minutos em quadra. O que foi suficiente para um simples double-double de 10 pontos e 10 rebotes, no triunfo que encerrou a série.

Trata-se de uma ótima recuperação para Érika, que deve herdar o lugar de Alessandra na seleção. A pivô sofreu com lesões no segundo turno da liga espanhola, mas chegou aos mata-matas em grande forma: até agora, acumula 84 pontos e 54 rebotes, em quatro jogos. Na temporada regular, foi um pouco mais modesta: 12.2 pontos e 9.8 rebotes.

Confira o texto na íntegra.

Nenhum comentário: