terça-feira, 24 de maio de 2005

Equipe ourinhense parte hoje para Cuba em busca de título inédito

A equipe ourinhense de basquete feminino vai hoje para Havana, onde participará nos próximos dias 27, 28 e 29 do Mundial Interclubes. A participação de Ourinhos ocorre devido à conquista do Campeonato Nacional 2004. A final será na Rússia. O grande desfalque do time na competição será a cubana Lisdeivi Victores Pompa. A pivô, uma das principais jogadoras que defende Ourinhos, enfrenta problemas diplomáticos e não pode entrar em seu país, sob o risco de ser impedida pelas autoridades de retornar ao Brasil. A delegação irá hoje cedo para o aeroporto internacional de São Paulo. O vôo, que será feito pela empresa panamenha Copa Airlines, está previsto para às 13h30. O tempo estimado da viagem é de 7 horas, com escala no Panamá.

O Mundial de Clubes 2005 reunirá as oito melhores equipes de basquetebol feminino do mundo. A primeira fase da competição será realizada na Coréia e em Cuba. A disputa é dividida em dois grupos, cada um com quatro equipes. Os jogos pelo grupo A começaram sexta e encerraram neste domingo (20, 21 e 22). A disputa foi entre: Dandenong Rangers, Austrália; Dynamo Moscow, Rússia; WJBL All Stars, Japão, e WNT Seul, Coréia. No grupo B estão, Dakar University Club (DUC), Senegal; Centro Esportivo de Ourinhos, Brasil; DMR Moscow, Rússia, e Basketball Club Havana, Cuba.

Os dois melhores times de cada grupo irão avançar para a fase final, que será realizada de 11 a 16 de outubro deste ano nas cidades de Samara e Moscou, na Rússia. Mais quatro equipes serão convidadas para compor a competição, uma delas é o Samara, campeão russo e europeu, que detém os títulos das duas edições já realizadas do Mundial.

A Liga Mundial Feminina de Clubes, que determina o melhor time do planeta, é disputada todo ano com um total de 12 clubes em duas fases: Fase de Classificação e Fase Final. A primeira Liga Mundial Feminina de Clubes foi disputada em 2003, tendo o time de Volgaburmash Sâmara, da Rússia, vencido, consecutivamente, as duas primeiras edições. A elite dos melhores times dos cinco continentes vêm apresentando suas melhores jogadoras: Laureen Jackson (AUS), Elena Baranova (RUS), Chamique Holdsclaw (EUA), Ann Wauters (BEL), Audrey Sauret (FRA), Sheryl Swoopes (EUA), Maria Stepanova (RUS) e Janeth Arcain (BRA) são apenas alguns nomes de uma longa lista de estrelas.

O presidente do Centro Esportivo, Antônio Alves Passos, a auxiliar técnica, Fernanda Regina Xineider, e a árbitra Fátima Aparecida da Silva acompanharão a delegação ourinhense até Cuba. "Estamos orgulhosos por representar o Brasil e a nossa cidade em uma competição internacional. Será uma disputa muito difícil porque não temos a menor idéia de como nossos adversários jogam. Mesmo assim, vamos com muita expectativa, nosso objetivo é ganhar", comentou Passos.


Fonte: Jornal da Divisa

Nenhum comentário: