quinta-feira, 26 de maio de 2005

Sheila Johnson torna-se a primeira negra a possuir um time da WNBA, o Washington

A ex-executiva co-fundadora da emissora de televisão Black Entertainment Television Sheila Johnson tornou-se a primeira negra a dirigir uma equipe da WNBA após comprar a franquia Washington Mystics do proprietário Abe Pollin, que vai se dedicar mais ao time masculino Washington Wizards. Sheila é ex-mulher do bilionário Robert Johnson, que foi o também o primeiro negro a adquirir um time da NBA, o Charlotte Bobcats. Sheila é acionista do grupo Lincoln Holdings LCC, fundado pelo executivo da rede de internet America OnLine Ted Leonsis. A Lincoln detém o controle acionário do time de hóquei da NHL Washington Capitals e 45% das ações do Wizards. Agora o grupo comprou a parte de Pollin no Mystics por US$ 5,5 milhões, considerando que a franquia da liga feminina na capital americana está avaliada em US$ 10 milhões.

“Acho que era hora de uma mulher afro-americana possuir um time da WNBA. Procuramos Sheila e percebemos que ela é perfeita para dirigir o time do Mystics”, afirmou o antigo dono Abe Pollin.

“Espero que este seja um sinal de valorização da mulher em todo o cenário esportivo, pois além de controlar o Mystics terei participação no Wizards e no Capitols, isso é um grande orgulho para uma afro-americana”, disse Sheila Johnson, que se divorciou de Robert Johnson em 2002 e mora a 80km da capital dos EUA, onde anualmente promove o Washington International Horse Show no MCI Center.

“Digo que o Mystics está funcionando melhor do ponto de vista gerencial que o Washington Capitals, que só vem dando prejuízo ainda mais com a greve da NHL. Pelo menos as garotas do Mystics continuam jogando e rendendo dinheiro com as melhores médias de público da WNBA nos últimos anos. Então é uma honra fazer parte deste time que é vital para o fortalecimento do esporte em nossa capital. Sheila tem uma perspectiva única de negociação e gerenciamento para levar uma franquia esportiva à frente”, analisou o executivo Ted Leonsis, destacando que o Mystics é campeão de audiência desde 1998, só falta ir mais longe nos playoffs da liga americana, a aposta é na jovem Alana Beard.

Fonte: BasketBrasil

Nenhum comentário: