quinta-feira, 30 de junho de 2005

Iziane pega suspensão de um jogo no Seattle por suposto soco na russa Abrosimova

A explicação demorou e a imprensa de Houston chegou a noticiar que a ala brasileira Iziane Castro Marques ficou fora do campeão Seattle Storm na derrota por 71 a 67 contra o Comets da veterana brazuca Janeth Arcain por motivo de lesão, mas na realidade ela foi suspensa pela WNBA por supostamente ter dado um soco na ala russa Svetlana Abrosimova na partida anterior contra o Minnesota Lynx. Wade Morehead, diretor de operações de basquete da liga, decidiu pela punição após revisar o videoteipe do jogo de domingo em Minneapolis. Numa disputa de bola faltando 15min24s no segundo tempo, Iziane fechou o punho e atingiu a cabeça de Abrosimova, a arbitragem nem deu falta e a técnica Anne Donovan reclamou com Morehead que não foi um soco intencional, mas não adiantou. Izzy não foi multada, mas pegou gancho de um jogo, ela volta ao Seattle (7V-7D) tentando a recuperação de três derrotas seguidas na partida desta quinta-feira às 21h (de Brasília) em San Antonio contra o lanterna da Conferência Oeste SilverStars (3V-12D), que anteontem perdeu do Lynx por 73 a 63.

A treinadora Donovan passou boa parte da tarde de terça-feira ligando para o escritório da WNBA tentando retirar a suspensão e argumentou enfaticamente com Morehead ao telefone. Ela disse que também revisou a jogada e viu Iziane apenas tentando se livrar da russa que estava puxando a camisa da maranhense antes da disputa pelo rebote e baixou o punho fechado, provocando um contato leve de seus dedos com a cabeça de Abrosimova , lance que os árbitros consideraram acidental. A russa é que estaria irritada por ter sido anulada pela marcação da ala titular do Storm, que tem média 8,4 pontos por jogo no ano. A rivalidade se intensificou na Olimpíada de Atenas-2004, quando a Rússia derrotou o Brasil duas vezes, inclusive na decisão da medalha de bronze.

“Não aconteceu da forma como a liga está dizendo. Talvez tenha sido uma falta, mas uma falta intencional e flagrante definitivamente não foi. A preocupação maior da liga é porque o punho dela estava fechada e houve um contato com a cabeça da adversária, para eles isso já é motivo de suspensão automática”, explicou Donovan, que escalou a reserva Alicia Thompson no lugar de Izzy, mas ela fez só quatro pontos.

O Seattle ainda teve de lidar com o problema da lesão no tornozelo direito da pivô titular Janell Burse, que entrou em quadra com uma proteção no local, em três minutos fez dois pontos e perdeu duas bolas, e acabou substituída pela australiana Suzy Batkovic. Burse voltou no sacrifício depois e acabou com 10 pontos e seis rebotes em 27 minutos antes de ser eliminada com a sexta falta.

“Estava com muita dor, mas precisava jogar bem. Estamos numa série de derrotas, sentimos a falta de Izzy, acho que estou mais frustrada que todas no time, porque o tornozelo ainda está me prejudicando”, lamentou Burse, sem saber que sua companheira de garrafão, a ala-pivô australiana Lauren Jackson (loira de camisa verde na foto), saiu irritada com a técnica Donovan por ter sido deixada no banco durante a maior parte do segundo tempo após fazer só seis pontos.

“Por que me perguntam (por que foi tirada do jogo)? Sinceramente não faço a menor idéia”, desconversou Jackson.

O vice-líder do Oeste Houston Comets (7V-5D) contou com 11 pontos de Janeth em sua terceira vitória consecutiva. A ala tricampeã olímpica Sheryl Swoopes, segunda cestinha da liga que havia sido limitada a 14 pontos na derrota no duelo anterior com o Seattle por 79 a 69 e elogiou a capacidade defensiva de Iziane, desta vez marcou 21 pontos e nove assistências.

“Foi uma enorme vitória para nós porque realmente aumenta nossa confiança. Senti que deixamos o jogo fugir ao controle em Seattle quando tínhamos uma boa vantagem no placar, então esta recuperação com vitória sobre as campeãs diz muito sobre a personalidade desta equipe”, disse Swoopes, a líder de votos para titular do Jogo das Estrelas no dia 9 de julho em Connecticut.

“Estávamos usando essa partida para medir em que nível estamos como equipe. Entramos todas concentradas e prontas para vencer. Swoopes fez tudo de bom e realmente nos carregou quando precisamos dela”, destacou a pivô Michelle Snow, autora de 11 pontos e 11 rebotes para o Houston, que volta a jogar em casa no sábado contra o lanterna geral Charlotte Sting (2V-10D), o qual nesta noite encara o Washington Mystics (7V-7D) na capital americana.

Maranhense de São Luís, Iziane, 23 anos, já defendeu o Miami Sol em 2002 e o Phoenix Mercury em 2003/04. Neste ano, ela disputou 13 partidas pelo Seattle, com médias de 8,4 pontos, 3,2 rebotes e 1,8 assistência por jogo.

Completando a rodada desta quinta-feira, o vice-campeão e líder geral Connecticut Sun (11V-2D) recebe o Minnesota Lynx (8V-6D), e o New York Liberty (5V-5D) joga em casa contra o líder do Oeste Sacramento Monarchs (9V-4D). A quarta-feira não teve rodada, mas foi marcada por uma troca de jogadoras entre o terceiro do Leste Detroit Shock (6V-5D) e o vice-lanterna do Oeste Phoenix Mercury (3V-10D). O time de Michigan recebeu a ala Plenette Pierson e mandou para o Arizona a veterana ala Andrea Stinson e uma escolha de segunda rodada no draft de 2006. O Mercury quer uma ex-cestinha que estava encostada no Detroit para ter ajuda imediata.

“Pierson é uma ala mais jovem para trabalhar em nossa rotação que pode nos dar um impulso com seus pontos, rebotes e habilidade para bloquear arremessos nas posições de ala e ala-pivô. Ela tem apenas 23 anos de idade e vai continuar se desenvolvendo como atleta nos próximos anos. Essa evolução deve ser ampliada porque ela vai trabalhar ao lado de algumas das melhores jovens jogadoras de garrafão do mundo, como Cheryl Ford e Ruth Riley”, afirmou o técnico do Detroit, Bill Laimbeer, ex-pivô ícone do time do Pistons dos Bad Boys bicampeão da NBA em 89 e 90 e que já imprimiu seu estilo ao Shock campeão em 2003, apelidado de as “Bad Girls”, as garotas más.

Fonte: BasketBrasil

Nenhum comentário: