domingo, 28 de agosto de 2005

Lígia, uma ourinhense de coração

Há dezenove anos, uma menina brincando com uma bola de basquete no Parque Ibirapuera em São Paulo chamou a atenção do técnico Antonio Carlos Vendramini. Começava naquele dia a carreira da tetracampeã Lígia Maria Moraes. Hoje, com 31 anos, a jogadora acumula vários títulos e vitórias em sua vida profissional.
Antes do basquete, Lígia conta que treinava atletismo na capital. Somente depois de ser descoberta por Vendramini, quando tinha 12 anos, ela começou a treinar o esporte. Percebendo o talento da menina, o técnico a levou para aprender basquete no time infantil de Sorocaba. "Meus pais me incentivaram muito na época", relembra. Além dela, o irmão menor também pratica basquete.
Ligia jogou profissionalmente, pela primeira vez, no "Associação Atlética de Avaré". Depois passou pelas equipes de Guarulhos, BCN, Ponte Preta, entre outras. Em 1995, Lígia foi chamada para integrar a primeira formação do time de basquete feminino profissional de Ourinhos. "Desde então nunca mais fui embora", diz. Lígia é a única jogadora que esteve presente em todas as conquistas da equipe.
Apesar de receber várias propostas para deixar Ourinhos, ela garante que no momento não tem planos de mudar, pois já está estabilizada na cidade. "Não só eu, mas o time inteiro está muito bem e ninguém pretende sair daqui por enquanto", frisa.


Começa o treino intensivo para as próximas disputas


Equipe não irá aos jogos abertos


Depois de duas semanas de folga, a equipe de basquete feminino FIO/Pão de Açúcar/Unimed/Ourinhos retornou com força total aos treinos. Segundo o técnico Antonio Carlos Vendramini, neste mês a prioridade é o aspecto físico das atletas. Em outubro a equipe disputará o Mundial de Moscou, na Rússia e, em seguida, o Campeonato Brasileiro.
Os treinamentos técnicos e táticos do time também serão intensificados. Já a escalação das jogadoras para esta temporada continuará a mesma do Campeonato Paulista. O técnico disse que não há interesse em contratações, pois a equipe está "bem composta em todas as posições".
Para a capitã e ala-pivô Lígia Maria Moraes, independente do resultado conquistado em Moscou a participação do grupo nos jogos já é de grande importância. "Espero a vitória, mas o resultado obtido será lucro", afirma. Ela diz que, mesmo sem conhecer as adversárias, a expectativa do título é grande.
Devido à participação no mundial, o time ourinhense não poderá participar dos Jogos Abertos em Botucatu. A competição será realizada na mesma época que o mundial, em outubro. A classificação para os Abertos de Botucatu foi conquistada com a vitória no 49º Jogos Regionais em Assis.


Fonte: Debate

Nenhum comentário: