quarta-feira, 31 de agosto de 2005

Seattle Times analisa as brasileiras na WNBA

Em matéria da repórter Jayda Evans, o Seattle Times apresenta a cobertura da primeira partida do play-off da WNBA na série Hoston e Seattle. O título da reportagem é Storm versus Comets: Quem tem a vantagem?

A repórter analisa quem leva vantagem na quadra, considerando cada jogadora do time titular, o banco e os técnicos.

Segundo a mesma, o Storm leva vantagem no banco, na técnica (Donovan), na armadora [1] (Sue Bird sobre Janeth), na ala-armadora [2] (Betty Lennox sobre Dominique Canty), na ala-de-força [4] (Lauren Jackson sobre Tina Thompson), perdendo somente no pivô [5] (Janell Burse para Michelle Snow) e na segunda-ala [3] (Iziane para Sheryl Swoopes).

São interessantes e didáticos os comentários que envolvem as brasileiras.

Sue Bird vs. Janeth Arcain

Sue Bird teve que adaptar-se a jogar a maior parte da temporada com uma máscara facial após quebrar o nariz pela segunda vez em 7 de junho. Ela também fraturou o osso da órbita direita, mas ainda assim foi capaz de liderar a liga em assistências e marcar o recorde de 20 pontos duas vezes nesse mês. Janeth Arcain está de volta, após um hiato olímpico. Teve uma temporada mais discreta em números, mas sua liderança e sua familiaridade com o time são as razões pelas quais os Comets estão de volta aos playoffs após ficar de fora pela primeira vez na história da franquia. Janeth é versátil e pode se converter para a posição 2 se o técnico Van Chancellor optar por iniciar com Dawn Stanley. A pontuação de Janeth está discreta, mas costuma aparecer nos momentos críticos dos jogos.


Iziane Castro Marques vs. Sheryl Swoopes

Iziane tem achado seu espaço no Storm recentemente, com contra-ataques rápidos e com arremessos (pull-up jump shots) que pegam as defensoras fora de posição. A defesa foi a adaptação mais dura para a brasileira nesta temporada, mas ela não deixou a desejar. Iziane precisá ser descansada para essas séries, porque terá que defender a jogadora mais potente da liga em possivelmente 3 jogos. Não pense que só porque os Comets chegaram novamente aos playoffs, que a missão de Swoopes está cumprida. O foco sempre foi o título e ela vai tentar ajudar o time a elevar o nível do jogo e vencer. Swoopes tem tido uma temporada mágica, ganhado o MVP do All-Star e o título de cestinha da liga. A força do jogo dela é o que faz do Houston um time assustador de enfrentar nos play-offs.


Nenhum comentário: