quinta-feira, 27 de outubro de 2005

Força feminina no cenário nacional

Equipe APUC/Goiás representará o Estado no Campeonato Nacional e estréia contra o campeão brasileiro, dia 4, em Goiânia


Carlos César Ibiapino

Depois de sete anos fora do Campeonato Nacional de Basquete Feminino, Goiás volta a participar da competição. A única vez em que isso ocorreu foi em 1998, quando foi o Vila Nova/Massageol chegou às quartas-de-final e terminou em 5º lugar. Agora, a APUC/Goiás representa o Estado. A equipe estréia dia 4, sexta-feira, no Ginásio Rio Vermelho, e de cara enfrenta uma pedreira: o atual campeão brasileiro FIO/Unimed/Pão de Açúcar/Ourinhos (SP), time da craque Janeth.

Participam também do Nacional as equipes Santo André (SP), Limpol/São Caetano (SP), São Bernardo/Metodista (SP), Sport Recife (PE), WIMPRO/Guarulhos (SP), Jesus Adolescente/CELT/Catanduva (SP) e Pão de Açúcar/Unimar/Marília (SP). A competição terá três meses e será disputada em turno, returno, quartas-de-final, semifinal e final. O canal Sportv transmitirá as principais partidas.

A APUC/Goiás conquistou a Copa Cidade de Goiânia no fim semana, quando derrotou na final o Universo/Ajax por 110 a 66. Mas o técnico Ornides Cintra, cubano radicado em Goiânia há 14 anos, não se ilude. “Uma disputa em nível nacional, contra as fortes equipes de São Paulo, é diferente”, ressaltou. A diretoria da APUC/Goiás tentou reforçar o time com duas jogadoras paulistas, mas faltou grana. A saída foi buscar em Minas Gerais a pivô Bianka (1,87 metro de altura)e a ala Ângela Maria. De Brasília, veio a armadora Cinthia.

Tempo dividido

As demais jogadoras são de Goiás e dividem o tempo entre trabalho, estudos e treinos – elas estão treinando diariamente das 12h30 às 14 horas no Ginásio Rio Vermelho. Experiente, Ornides Cintra sabe que é pouco, mas é o começo. Ele já foi técnico da seleção juvenil de Cuba e participou de Olimpíada, Campeonato Mundial e Pan-Americano. Há 14 anos veio para Goiânia dirigir o Jóquei no Campeonato Nacional Masculino. De última hora, com o elenco dividido – metade foi para o time da Aseg –, não conseguiu vencer nenhuma partida.

Agora, mesmo sabendo que as condições são bem inferiores às equipes de São Paulo, Ornides Cintra, que também é professor na Universidade Católica, espera conseguir bons resultados com a APUC/Goiás. Foram dois meses de treinos duros e participação na Copa Cidade de Goiânia. Pouco? Pelo menos, houve evolução em todos os setores e ele já tem a equipe titular na ponta da língua: Aline, Bianka, Ângela Maria, Cinthia Carneiro e Fernanda Caroline.

Fonte: O Popular

Nenhum comentário: