quarta-feira, 26 de outubro de 2005

Jogadora que não sabia que seria mãe volta a treinar em 20 dias

Kati Dias
Do Diário do Grande ABC


A ala Sílvia, do Santa Maria/ São Caetano, retorna aos treinamentos daqui 20 dias. É o que garante o técnico do time, Norberto Silva, o Borracha. A atleta, que se descobriu grávida de sete meses há uma semana e deu à luz a Luís Fernando no último sábado, será examinada por um ginecologista indicado pelo clube nesta quinta-feira. Mas como o parto foi normal, Borracha acredita que Sílvia poderá voltar a rotina. "Ela está bem de saúde, mas um pouco assustada. Tudo aconteceu tão rápido, que pegou a todos de surpresa", disse o treinador. Por causa da confusão, o treinamento da equipe, que aconteceria na tarde desta terça-feira, foi cancelado.

Faz menos de um mês que a ala de 23 anos foi contratada pelo São Caetano. Borracha conheceu a atleta nos treinamentos da Seleção Brasileira na Copa América, que aconteceu na República Dominicana em setembro. Antes de se transferir para o clube, Sílvia foi examinada pelo médico da seleção, Cezar Pereira Soares de Oliveira. "Não passava pela cabeça de ninguém que ela poderia estar grávida. Tudo estava normal. O único problema que ela teve foi uma contratura na coxa direita. Por isso, só estreou no time na semifinal dos Jogos Abertos", disse Borracha.

Já o ginecologista obstetra Jorge Naufal, da Neomater, de São Bernardo, discorda do treinador do São Caetano. Para ele, Sílvia sabia da gravidez. "É praticamente impossível uma mulher não saber que está grávida. Embora a atleta alegue que não tinha menstruação e enjôo, no quinto mês ela já pode sentir a criança se mexer dentro dela", explicou o médico. "Só se a jogadora for muito inocente e encarou erradamente os sintomas, o que é improvável", disse Naufal. Mesmo assim, Borracha acredita na versão de Sílvia. "Ela estava tranqüila, e empenhada em vencer nos Abertos. Se soubesse da gravidez, não colocaria o filho em risco", rebateu.


O treinador fez questão de ressaltar que o bebê não corre risco de vida. Luís Fernando nasceu com 31 cm e pouco mais de 1 kg. "O bebê está bem, mas como está com baixo peso está em uma incubadora num hospital em São Paulo", disse Borracha.


Fonte: Diário do Grande ABC

Nenhum comentário: