quinta-feira, 27 de outubro de 2005

Rio perde a sede do Mundial feminino de basquete de 2006

Os organizadores do Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro em 2007 sofreram um grande golpe nesta quinta-feira. O presidente da Suderj (Superintendência de Desportos do Estado do Rio de Janeiro), Francisco de Carvalho, anunciou que o Mundial feminino de basquete de 2006 não poderá ser realizado na cidade carioca, como previsto, porque as obras no ginásio do Maracanãzinho não ficarão prontas a tempo. Assim, o Pan-2007 perde um dos seus principais torneios de preparação.

A Confederação Brasileira de Basquete (CBB) confirmou nesta quinta-feira que, com a impossibilidade da utilização do Maracanãzinho, apenas a cidade de São Paulo sediará a competição. O Mundial será realizado dos dias 12 a 23 de setembro de 2006.

"Foi achado um problema estrutural na obra. Por isso, ela não poderá ser entregue no primeiro semestre do ano que vem, conforme programado inicialmente. O Maracanãzinho só fica pronto em dezembro de 2006", explicou Francisco de Carvalho.

Em obras de modernização há mais de um ano visando o Pan-Americano de 2007, o ginásio seria um dos locais do Mundial de basquete junto com o Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo. Em Minas, as partidas devem ser realizadas no Mineirinho.

Sede do próximo Pan, o Rio de Janeiro tem se especializado em perder eventos nos últimos anos. Só em 2005 a cidade fracassou em organizar o GP Brasil de Motovelocidade e os X-Games. O Rio também já perdeu a etapa da Fórmula Indy, o GP Brasil de Atletismo e a etapa do WCT (campeonato mundial de surfe).

A não realização da disputa no Rio também é um golpe para a Confederação Brasileira de Basquete (CBB). Nos últimos anos, a entidade viu a seleção fracassar em torneios internacionais (a equipe masculina não disputou as últimas duas Olimpíadas e as seleções de base perderam a hegemonia no continente) e acompanhou o surgimento de uma liga paralela (a NLB, comandada por Oscar, que iniciou nesta semana o seu primeiro campeonato nacional). Agora, não vai poder contar com um dos principais ginásios do país na organização do Mundial.

Representantes da CBB vão se reuniar com uma comissão da Federação Internacional de Basquete (Fiba) para discutir os detalhes do Mundial. Nesse encontro será decidido a quantidade de ginásios a serem usados no torneio. O presidente da CBB, Gerasime Bozikis, já disse que o Ibirapuera é um desses locais.

Fonte: UOL

Nenhum comentário: