terça-feira, 29 de novembro de 2005

Fiba confirma Mundial feminino apenas em São Paulo e cria novos mundiais de base

A Fiba (Federação Internacional de Basquete) confirmou durante o fim de semana, na reunião do conselho central da entidade, que o Campeonato Mundial de basquete feminino de 2006 será realizado em São Paulo apenas, e não mais no Rio de Janeiro. O atraso nas obras do Maracanãzinho e do Autódromo Nelson Piquet, em Jacarepaguá, condenou o papel do Rio na organização. Portanto, o Mundial será disputado somente na capital paulista, entre 12 e 23 de setembro do ano que vem.

A entidade também anunciou a criação de um Campeonato Mundial Sub-17 no masculino e feminino a partir de 2010, que será disputado de dois em dois anos, nos moldes dos torneios Sub-17 de futebol da Fifa (Federação Internacionaç das Associações de Futebol). Atualmente, a Fiba tem mundiais para categorias Sub-21 e Sub-19, jogados de quatro em quatro anos. O Sub-21 deixará de existir a partir de 2007, e o Sub-19 passará a acontecer também de dois em dois anos, a partir de 2007.

"Não há melhor programa de desenvolvimento que competições internacionais no mais alto nível. Esperamos um maior crescimento no nível do jogo se expusermos nossos jogadores mais regularmente e mais cedo em suas carreiras ao basquete de alto nível. Nenhum acampamento de treinos ou clínica pode oferecer o mesmo valor aos jovens que jogar contra os melhores em sua faixa etária no mundo. (Isso) vai estimular o desenvolvimento de uma nova e larga fonte de jovens talentosos pelos cinco continentes", disse o secretário geral da Fiba, Patrick Baumann.

Também com vistas nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, a entidade irá permitir que a Grã-Bretanha participe de suas competiçõe nos próximos anos usando um time unificado, em vez de se fragmentar em Inglaterra, Escócia e País de Gales, todos países afiliados à federação. Na Olimpíada, o COI (Comitê Olímpico Internacional) só permite a participação dos atletas destes países como representantes de uma só bandeira, a do Reino Unido.

Fonte: BasketBrasil

Nenhum comentário: