terça-feira, 18 de abril de 2006

Organizações Tabajara

Melchiades Filho

Você é daqueles que ficam perdidinhos com o vaivém das declarações de Nenê? Não compreende por que o ala-pivô ora descarta a seleção em protesto contra os desmandos e desacertos na administração do esporte, ora jura fidelidade à amarelinha sem que nenhuma de suas reivindicações tenha sido atendida? Pergunta-se por que as oscilações têm coincidido com as trocas de assessores e em um ano de rediscussão de contrato na NBA?

Você se inquieta com a hesitação política de Janeth, que se manda para o exterior toda vez que ousa falar em emancipação do basquete feminino do país?
Preocupa-se com a sorte da seleção no Mundial em São Paulo? Treme ao saber que nomes importantes se desgarraram, casos de Adrianinha (grávida) e Alessandra (demitida na Europa)? Não faz idéia de quem será a ala-pivô titular, já que as veteranas da posição parecem ter passado do ponto? Teme por Iziane, que herdará de Janeth a tarefa de suprir os pontos do perímetro e que há muito tempo está inativa?

Não entende, aliás, como a confederação brasileira permite, a poucos meses da competição, que o treinador da equipe siga desperdiçando tempo e energia em um cargo administrativo em uma prefeitura no interior paulista, longe de todas e alheio a tudo?

Você rói as unhas desde que Leandrinho e Anderson Varejão garantiram a classificação aos playoffs na NBA, por saber que eles terão de estender em mais algumas semanas a longa e extenuante temporada, justamente aquela em que precisaram lidar com contusões? Angustia-se com a desinformação sobre as lesões de Baby (ombro) e Nenê (joelho)? Receia que os quatro se apresentem tarde demais para os treinos para o Mundial do Japão, a primeira etapa da busca da seleção pela volta ao cenário olímpico?

Prevê que o descompasso de calendário atrapalhará também a reintegração dos que atuam em times europeus? Indigna-se ao notar que os poucos selecionáveis em atividade no Brasil perderam o ritmo de jogo, vítimas da batalha de liminares que melou de vez o campeonato nacional?
Revolta-se porque não sabe quem culpar pelo imbróglio? A CBB, que prostituiu o regulamento da competição e o Estatuto do Torcedor para aplicar um chapéu nos clubes que questionaram a sua autoridade? Ou os rebeldes, que, insatisfeitos com o desempenho midiático, técnico e financeiro de seu próprio torneio, decidiram se vingar até o fim?

Você percebe a má-fé da confederação, que impõe novas chantagens e obstáculos até quando acata a Justiça? Estranha o súbito silêncio de Oscar, que nem mesmo comenta mais as acusações de que abandonou o timão da barca insurgente para não ferir os interesses de seu patrocinador?
Quer uma solução engenhosa, rápida e eficaz? Sonha ouvir um "Seus Problemas Acabaram!"?

Não se anime. O humor do basquete, como se vê, é de mau gosto. Mas os que poderiam intervir (os gestores do dinheiro público que banca essa palhaçada e os cartolas que dirigem o movimento olímpico) parecem gostar das piadas.

Megahiperultra-renoveitor 1

Com boas atuações de Tiago Splitter, 21, o espanhol Tau avançou pelo segundo ano seguido ao "Final Four" da Euroliga. O adversário será o Maccabi, o atual bicampeão. A outra semifinal oporá Barcelona e CSKA Moscou. A ESPN vai exibir o mata-mata, nos dias 28 e 30.

Megahiperultra-renoveitor 2

Marquinhos, 21, assinou com o mordomo e o empresário recém-demitidos por Nenê. Em busca de vaga na NBA, o ala de 2,06 m diz que passou de 98 kg para 107 kg em três meses de treino em Cleveland.

Megahiperultra-renoveitor 3

Érika foi eleita a melhor jogadora do Espanhol. A pivô de 24 anos registra médias de 17,8 pontos e 13 rebotes pelo Barcelona.

E-mail melk@uol.com.br


Fonte: Folha de São Paulo

Nenhum comentário: