quarta-feira, 30 de agosto de 2006

Vendramini fala de sua paixão pelo basquete

Aos 56 anos recém-conpletados na semana passada, Antônio Carlos Vendramini já marcou seu nome na história do basquetebol e também em Ourinhos, após conquistar o segundo título do Nacional e o pentacampeonato paulista. Ao todo, o técnico da equipe FIO/Pão de Açúcar/Unimed/Ourinhos possui mais de 10 títulos do Campeonato Nacional, 11 títulos de Campeão Paulista; 6 títulos Sul-Americanos de Clubes; 2 Mundiais de Clubes e 1 Pan-Americano de Clubes.

A mais recente conquista de Vendramini foi vencer o Campeonato Paulista de 2006 de forma invicta. A partida final do play-off foi no dia 13 de agosto entre Ourinhos e Ponte Preta, por 3 a 0 em Campinas (SP).

Há três anos em Ourinhos, Vendramini divide suas funções de técnico da equipe adulta com a supervisão técnica do Projeto Gente Feliz, que incentiva a prática do basquete para crianças nas escolas da cidade.


Desde 2004 você está no comando da equipe ourinhense. Como está sendo esta trajetória de sucesso, com a conquista do bicampeonato brasileiro e pentacampeonato paulista?


Vendramini -
Vivo um momento muito especial na minha vida pessoal e carreira. Ourinhos me acolheu de uma maneira fantástica, tenho muitos amigos, inclusive da época em que fazia a faculdade de Educação Física de Assis, como o Osmar (Malaquias), Diretor da SEMESPOR; Ronaldo (Mori), Chefe de Gabinete; Nandão (Álvaro Fernando Saraiva), Secretário de Esportes. Existe uma 'paquera' entre eu e Ourinhos. Quando se faz parte de uma equipe com tantas conquistas e traz tantas alegrias para a cidade, também é olhado de forma diferente. Recebo muito carinho quando estou no comércio, no banco, enfim, todos querem saber qual é o segredo desta trajetória de vitórias.

E qual é a receita para o sucesso do Ourinhos?

Vendramini -
Não tem receita, porque senão teriam outros técnicos campeões. Acho que Deus dá um dom para cada pessoa e se você aproveita as oportunidades e trabalha bastante tem sucesso. Nasci para ser técnico! Assim como a gente não consegue ficar sem comer, beber, não consigo ficar longe do basquete.

O título de pentacampeão paulista foi conquistado de maneira invicta. Isto é raro acontecer?

Vendramini -
É raro. Fui pentacampeão em Sorocaba com cinco vitórias consecutivas, mas não invictas. Em Ourinhos já conquistamos de forma invicta por duas vezes. Esta é uma marca que vai ficar para a história porque vai demorar muitos anos, em torno de meio século para outra equipe conseguir esta marca.

Qual o perfil de um bom técnico?

Vendramini -
A competência em tudo que você faz é fundamental, assim como manter um bom relacionamento e ter liderança. Tenho um bom relacionamento com minha equipe em que a palavra chave é respeito, tanto para comigo como para com elas próprias.

Qual a relevância do Projeto Gente Feliz?

Vendramini
- Em todas as cidades por onde passei desenvolvi trabalhos sociais. Quem trabalha numa equipe de alto nível como o Ourinhos, tem a obrigação de fazer dessa equipe um espelho para as crianças. A motivação para se treinar basquete na cidade é muito grande em razão da equipe campeã e seria um desperdício grande não aproveitar esta oportunidade.

Acredito que daqui a dois anos teremos uma base de 50% da equipe do Ourinhos formada na própria cidade. Além do que, as meninas aprendem muito mais do que basquete, aprendem cidadania. Atualmente são atendidas 700 crianças do Projeto Feliz, mas já passaram pelo projeto mais de 5 mil crianças nesses três anos de trabalho.

Que título você considera mais importante na sua carreira?

Vendramini -
Sempre o último. Principalmente porque foi de muita superação, porque tínhamos duas jogadoras atuando na Seleção Feminina e na segunda partida do play-off perdemos a armadora titular, a Gattei por contusão. Ficamos com seis jogadoras de adulto, completando com as juvenis. Sabíamos o risco. As atletas se superaram, você via o brilho nos olhos das jogadoras.


Como avalia o apoio da Prefeitura e do Centro Esportivo?

Vendramini -
Se nós não tivéssemos o apoio da Prefeitura e do Centro Esportivo não teríamos esta equipe campeã. Eles nos fornecessem todo o trabalho de logística do basquete. Também contamos com o apoio de empresas como Pão de Açúcar, Unimed, Castor, Wizard, Fio, além do grande fã da equipe de basquete que é o seu Chico (Francisco Quagliato).

Como está a expectativa para o Brasileiro que começa em outubro?

Vendramini -
A equipe é muito forte e com a volta da Lílian e da Karen após o Mundial, o time se fortalecerá. Seu Chico já está com uma conversa adiantada com uma jogadora de renome. É uma equipe que começa o Nacional como favorita mais uma vez. Estou vivendo um momento muito feliz na minha vida e a cidade de Ourinhos é responsável por isso.

Nenhum comentário: