sexta-feira, 27 de outubro de 2006

Marília vai receber festival pela NLB

Cidade será a 2ª sede de competição em sistema de circuitos; Vendramine aposta em nova fórmula


Édio Junior

Todas as equipes do Campeonato Brasileiro da Nossa Liga de Basquete (NLB) estarão em Marília no dia 10 de dezembro para a disputa da 2ª rodada da competição. O regulamento oficial, inovador para o esporte nacional, foi definido na tarde de anteontem.
Além do Pão de Açúcar/Universidade de Marília (Unimar), também virão para a cidade os times de Araraquara (SP), Catanduva (SP), Piracicaba (SP), São Bernardo (SP), Santos (SP) e Uberaba (MG). As inscrições terminam hoje na NLB.
Segundo o novo regulamento, divulgado ontem pela comissão técnica do Pão de Açúcar/Unimar, os times vão jogar a 1ª fase em sistema de ‘festivais’ e ‘jogos avulsos’, simultaneamente. Os quatro melhores serão classificados para os play-offs.

Datas – A cada 15 dias, os times se enfrentarão em uma cidade-sede. A abertura será em Catanduva, dia 26. Além de Marília, os outros ‘festivais’ serão em Piracicaba (17 de dezembro), Uberaba (14 de janeiro), Santos (dia 28), Araraquara (11 de feveiro) e São Bernardo (dia 25).
Serão disputados até quatro jogos em cada cidade-sede – cada time jogará apenas uma vez. Dois duelos serão exibidos ao vivo pela ESPN Brasil, um gravado pela tevê e o outro não terá transmissão. Os ‘festivais’, no entanto, não ficarão restritos apenas aos jogos.
Estão previstas ainda reuniões entre os treinadores para discussão de assuntos técnicos e o acesso à imprensa e ao público aos ex-jogadores e dirigentes da NLB, Oscar Schmidt, Hortência e ‘Magic’ Paula em todas as cidades-sede.
Entre um ‘festival’ e outro os times vão cumprir a tabela tradicional de jogos com partidas dentro e fora de casa. O Brasileiro da NLB será interrompido durante as festas de Natal e Ano Novo – o retorno em 2007 só ocorrerá no dia 8 de janeiro.

Elogios – O técnico do Pão de Açúcar/Unimar, Antônio Vendramine, rasgou elogios à nova fórmula de disputa – a qual ele próprio ajudou a idealizar nos Conselhos Arbitrais da NLB. “Quero crer que teremos um campeonato diferenciado para melhor”, apostou.
Para Vendramine, a competição vai servir como um exemplo inédito de organização para o basquete e esporte brasileiro. “Os clubes vão sair, enfim, da mesmice, da acomodação diante da CBB (Confederação Brasileira de Basquete) e serão os protagonistas”.
O técnico fez questão de frisar, por exemplo, como é a divisão do patrocínio firmado para o Brasileiro Feminino da NLB. “Anote aí: 5% é da NLB, 20% do direito de arena das atletas que nunca existiu no Brasil e os outros 75% para os clubes bancarem a arbitragem”.
Vendramine confessou ver em Marília e, particularmente, na NLB, uma motivação maior para sua carreira. “Se quisesse só ser campeão ficava onde estava (em Ourinhos)”, falou. “Identifiquei-me com o time da aqui, com o projeto que estamos fazendo... Vamos montar um time competitivo. E quero ser campeão de novo, desta vez por Marília”.


Fonte: Jornal da Manhã

Nenhum comentário: