quinta-feira, 25 de janeiro de 2007

COB proíbe atletas de escrever em blogs durante o Pan


O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) proibiu os atletas do país de escrever em blogs ou alimentar seus sites pessoais durante os Jogos Pan-americanos do Rio de Janeiro, de 13 a 29 de julho.

A imposição vale a partir do momento em que o atleta integrar a delegação brasileira para a XV edição dos Jogos, que reunirá cerca de 5.500 representantes de 42 países.

A infração da norma custará ao atleta até mesmo a retirada de sua credencial - punição comparável com um positivo nos exames antidoping.

A medida, que provocou polêmica entre atletas e comentaristas no Brasil, também inclui mensagens no site de relacionamentos Orkut.

"A divulgação de fotos pessoais com imagens ligadas aos Jogos Pan-americanos está vetada", afirmou o COB na carta enviada às suas federações esportivas com o anúncio da proibição, que também inclui técnicos e dirigentes.

O COB explicou que a proibição foi adotada pela Organização Desportiva Pan-americana (Odepa), que segue os mesmos procedimentos adotados pelo Comitê Olímpico Internacional (COI).

A entidade explicou que seu motivo é "proteger as empresas que têm os direitos dos Jogos, evitar a publicidade encoberta e evitar que empresas e pessoas que não têm associação comercial com os Jogos façam promoção de sua marca".

A jogadora de basquete Janeth explicou que a impossibilidade de renovar seu blog e site pessoal afetará a arrecadação de fundos para seu projeto social, que atende 400 crianças.

O dinheiro obtido pela venda de seus textos com comentários durante os Jogos Olímpicos de Atenas, em 2004, e o Mundial de Basquete de 2006 foi diretamente para sua fundação, explicou.

A proibição do COB, que entre as razões já citadas busca proteger os interesses dos patrocinadores dos Jogos, também deve produzir efeitos colaterais a algumas destas corporações.


A operadora de telefonia celular Oi, por exemplo, hospeda pelo menos oito blogs de judocas, nadadores, iatistas e atletas que certamente estarão na competição.

Fonte: Último Segundo

Nenhum comentário: