sexta-feira, 16 de fevereiro de 2007

PAULO BASSUL ANALISA ADVERSÁRIOS DO BRASIL NO MUNDIAL SUB-21 FEMININO

Rio de Janeiro –
A seleção brasileira feminina de basquete, patrocinada pela Eletrobrás, estréia contra a Espanha no 2º Campeonato Mundial Sub-21 que será disputado na Rússia, de 29 de junho a 8 de julho. O Brasil, que está no grupo “B” e é o atual vice-campeão mundial, terá ainda como adversários na primeira fase os Estados Unidos (30 de junho), Japão (1º de julho), Hungria (3) e Austrália (4). No grupo “A” estão as seleções da Bélgica, Canadá, China, França, Mali e Rússia. O técnico Paulo Bassul fala da preparação para o Mundial e analisa os adversários na competição.

A PREPARAÇÃO
Temos que chegar ao Mundial muito bem preparados e com bastante ritmo de jogo, pois estamos no grupo mais complicado. Nesta faixa de idade, é difícil fazer uma análise mais aprofundada das equipes. Por isso, desde que aceitei a função de treinar o Brasil, estou buscando pesquisar estatísticas e fitas das outras seleções, para ter dados mais específicos sobre as equipes e atletas, principalmente dos primeiros adversários.

O GRUPO DO BRASIL
Ficamos em um grupo muito difícil. Estrearemos contra a Espanha, que está se tornando uma grande força européia nas categorias de base. Os Estados Unidos, equipe campeã da Copa América Sub-20, em 2003, tem uma escola fortíssima e sempre entram nas competições como favoritos. O Japão sempre complica a vida do adversário com sua velocidade. A Hungria se classificou com o vice-campeonato europeu e soube tirar vantagem de sediar a competição. Ter chegado à final de um torneio tão equilibrado mostra que conta com bons valores. Encerramos a primeira fase contra a equipe australiana, com sua defesa forte e contra-ataque rápido.

O OUTRO GRUPO
Na outra chave, Rússia e França são as favoritas para chegarem à segunda fase. Canadá, China e Bélgica devem lutar pelas outras duas vagas e teoricamente, Mali corre por fora, não devendo se classificar.

De acordo com o regulamento do Mundial, na primeira fase, as seleções jogam entre si nos seus respectivos grupos, as quatro primeiras colocadas de cada chave se classificam para as quartas-de-final nos seguintes cruzamentos: 1º A x 4º B, 2º A x 3º B, 2º B x 3º A e 1º B x 4º A. Os vencedores disputam a semifinal e final. No 1º Campeonato Mundial da Croácia, em 2003, os Estados Unidos ficaram com a medalha de ouro, o Brasil a de prata e a França a de bronze.

Nenhum comentário: