quinta-feira, 15 de fevereiro de 2007

Seleção de basquete terá novo treinador

Bassul substituirá Barbosa às vésperas do Pré-Olímpico


ADALBERTO LEISTER FILHO
DA REPORTAGEM LOCAL

Paulo Bassul, 39, será o novo técnico da seleção feminina de basquete. Ele assume após o Pan do Rio, último torneio em que o time será dirigido por Antonio Carlos Barbosa, 61.
O treinador do Ourinhos, atual campeão nacional, assume o time para o Pré-Olímpico de Valdivia (Chile), em setembro. Já Barbosa encerra, no Rio, dez anos à frente da seleção. Contando sua primeira passagem pela equipe nacional, ele soma 18 anos no comando.
"É uma providência natural. A troca pode ser saudável", diz Barbosa, que será supervisor dos times de base da seleção e teve Bassul como auxiliar técnico de 1999 a 2004.
A troca de comando terá contratempos. Bassul diz que não irá interferir na convocação de Barbosa. Mas diz que as atletas que jogarem o evento no Rio não estão garantidas em seu grupo. "A seleção do Pan não será, necessariamente, a do Pré-Olímpico", avisa ele.
Antes de assumir o adulto, ele dirigirá o time sub-21 no Mundial da Rússia, em junho.
Na equipe principal, terá pouco menos de dois meses para preparar o elenco para o torneio mais importante do ano.
Se não ganhar a única vaga oferecida no Pré-Olímpico das Américas -os EUA, ouro nos Jogos de Atenas-04, estarão na disputa-, a seleção terá que disputar o classificatório mundial, em 2008. Três seleções das Américas participarão do torneio, que terá 12 países e cinco vagas em disputa para os Jogos.
"Entrarei em um momento de renovação. E toda renovação é complicada", conclui Bassul.

PRÉVIA: SUB-21 É O PRIMEIRO DESAFIO DE BASSUL

Antes de assumir a seleção adulta, Paulo Bassul dirigirá o time sub-21 no Mundial da Rússia, de 29 de junho a 8 de julho. O Brasil está no Grupo B, o mais forte da competição, com Espanha, Hungria, Japão, EUA e Austrália.

Fonte: Folha de São Paulo

Nenhum comentário: