quinta-feira, 27 de março de 2008


Estrelas da WNBA enriquecem na Rússia


Shabtai von Kalmanovic, um milionário russo, não sabia em que gastar sua fortuna. Foi então que ele resolveu usar seu dinheiro para concretizar sua obsessão por basquete. Ele comprou o Spartak Moscow, onde já investiu milhões de dólares.


O magnata russo escolheu quatro estrelas da WNBA para fazer parte do seu time, Diana Taurasi, Lauren Jackson, Sue Bird e Tina Thompson, e ficou disposto dar a elas um salário, no mínimo, 10 vezes maior do que o salário que ganham nos Estados Unidos. Ele reconhece que é uma medida extrema, mas diz que é o mínimo que pode fazer para despertar o gosto pelo basquete feminino na Rússia.


"Se o Spartak ganha um jogo, me sinto como um vencedor. Para tornar o basquete popular, você precisa de vitórias. Você não pode fazer um esporte popular sem ganhar. Disse Kalmanovic, que somente na temporada 2008 já investiu cerca de 7 milhões de dólares no Spartak Moscow, cerca de metade do orçamento time, a outra metade é paga pelo governo regional de Moscou. Ele diz que não ganha dinheiro com o time e descreve o seu investimento como uma extravagância e não como um negócio.


A armadora do time, Diana Taurasi, não gosta de falar em dinheiro, mas revela que o seu salário na Rússia é 10 vezes maior que nos Estados Unidos. Taurasi e outras duas jogadoras da WNBA, Sue Bird e Lauren Jackson, moram juntas em uma mansão com sauna e piscina coberta, em um bairro nobre de Moscou. Kalmanovic diz que é o mínimo que pode fazer por elas.


Tina Thompson diz que o que ganha em um mês na Rússia é quase o dobro do que ganha em uma temporada na WNBA. "Kalmanovic sabia que o meu nível de conforto se baseia no nível de conforto da minha família. Ele sabe o quanto minha família significa pra mim." Diz Thompson.


O russo contratou cerca de 25 pessoas entre motoristas e guias para acompanhar as jogadoras. "Elas devem ser tratadas como celebridades e não estão autorizadas a carregar suas próprias bagagens." Disse Kalmanovic.

Nenhum comentário: