sexta-feira, 28 de março de 2008

Marília já conta com núcleo da ONG Bola pra Frente

Photobucket

Photobucket

Photobucket

Photobucket


Os projetos Segundo Tempo, Faces do Brasil e Escolinha de Basquete Karina, gerenciados pela ONG/OSCIP Bola pra Frente, tornam-se acessíveis a mais uma gama de pessoas, pois a entidade acaba de lançar mais um núcleo, o de Marília, ampliando sua atuação no Estado de São Paulo. A cerimônia de lançamento aconteceu na quinta-feira, 20 de março, às 14 horas, no Cemesc, com a presença de várias personalidades, entre elas o prefeito de Marília, Mário Bulgareli, o vice Luis Eduardo Nardi, a coordenadora-geral da ONG, Karina Valeria Rodrigues, o ex-jogador de basquete Guerrinha e o renomado técnico de basquete Antonio Carlos Vendramini, que será o coordenador técnico do projeto na cidade.

O projeto foi implantado em parceria com a Prefeitura de Marília, através da Secretaria Municipal de Educação, e vai atender 3.000 crianças e adolescentes na faixa etária de 7 a 18 anos. A iniciativa de cunho sócio-esportivo e que atualmente está presente 15 municípios do Estado de São Paulo, surgiu em 2003 quando a ex-jogadora de basquetebol Karina Valéria Rodrigues fundou a ONG Bola pra Frente, mais precisamente em 1º de agosto daquele ano.

Os projetos da entidade são: Programa Segundo Tempo, oferecido pelo Ministério do Esporte e desenvolvido pela ONG, ao qual estão agregados aos projetos Escolinha de Basquete Karina e Faces do Brasil.

O programa Segundo Tempo denomina-se desta forma, pois o Ministério acredita que o primeiro tempo da criança deve ser na escola e o segundo tempo, por assim dizer, realizando atividades esportivo-culturais. Por isso, tal programa oferece toda uma infra-estrutura de materiais a serviço da ideologia proposta.

Os projetos Escolinha de Basquete Karina e Faces do Brasil, por sua vez, propõem a execução de atividades esportivas e culturais no sentido de complementar a proposta do programa Segundo Tempo.

A matriz da Bola pra Frente ONG/OSCIP está localizada no município de Jaguariúna, Região Metropolitana de Campinas, e conta com a cooperação e coordenação técnica da renomada ex- jogadora Karina.

A ONG/OSCIP Bola Pra Frente já atua, através de parcerias com órgãos públicos e privados, nos municípios de Artur Nogueira, Jaguariúna, Pedreira, Conchal, Holambra, Morungaba, Marília, Sumaré, Iracemápolis, Taboão da Serra, Santo Antônio de Posse, Itaquaquecetuba, Batatais, Tuiuti e Itapira. Atende crianças e jovens através da execução de atividades esportivas, culturais, recreativas e sócio-educativas, como palestras motivacionais, torneios esportivos, escolinhas de esportes, gincanas, excursões, cinemas e dramatizações.

Hoje, ao completar quatro anos e meio de uma experiência marcada por desafios e conquistas, o Programa Segundo Tempo, juntamente com os projetos Escolinha de Basquete Karina e Faces do Brasil, contemplam 18.000 crianças e adolescentes, empregando professores devidamente registrados no Conselho Regional de Educação Física (CREF) e estagiários em Educação Física, além de demais colaboradores.

"Entendemos que educar crianças e adolescentes para a prática da cidadania através do esporte, do lazer e da cultura, propicia-lhes condições para que se desenvolvam de forma global (integral), considerando suas capacidades físicas, motoras, intelectuais, culturais e morais. Isso, sem dúvidas, prepara o indivíduo para o pleno exercício da cidadania e da democracia", comenta Karina. "Portanto, este trabalho se reflete na multiplicidade de nossas ações que são parâmetro para dimensionar o esforço que a ONG Bola pra Frente desenvolve, sem se distanciar de seu objetivo inicial, qual seja, o sonho de fomentar a cidadania, a dignidade e a formação integral da criança e do adolescente, buscando sempre redirecionar tais conceitos para a
(re)construção da família brasileira", prossegue a coordenadora-geral.

Nenhum comentário: