terça-feira, 19 de agosto de 2008

Na despedida de Pequim, Brasil ganha da Bielorrússia



Na despedida dos Jogos Olímpicos de Pequim, a seleção brasileira adulta de basquete, patrocinada pela Eletrobrás, ganhou da Bielorrússia por 68 a 53 (39 a 26 no primeiro tempo), na Arena Wukesong. A cestinha da partida foi a pivô brasileira Kelly, com 14 pontos. As principais pontuadoras bielorrussas foram Yelena Leuchanka e Natallia Anufryienka, ambas com 10 pontos. A rodada teve ainda Espanha 79 x 47 Máli, Austrália 75 x 55 Rússia, Letônia 68 x 72 Coréia, República Tcheca 63 x 79 China e Nova Zelândia 60 x 96 Estados Unidos.

O Brasil terminou em sexto lugar no grupo “A”, com seis pontos (uma vitória e quatro derrotas), e em décimo na classificação geral.

— A vitória foi importante para mostrar que tínhamos condições de estar entre as oito primeiras colocadas e depois brigar por uma medalha. Cada uma de nós deu o máximo de si, mas infelizmente faltou um pouco mais de experiência nos momentos decisivos. Com certeza, esse grupo vai amadurecer e muito breve irá jogar de igual para igual contra as outras seleções. Daqui a quatro anos, em Londres, vamos estar muito mais forte — disse a pivô Franciele, de 20 anos, que marcou um Duplo-Duplo (dez pontos e dez rebotes) e fez sua estréia numa Olimpíada.

— Hoje finalmente conseguimos mostrar o verdadeiro basquete do Brasil. Jogamos soltas, com tranqüilidade e soubemos administrar a vantagem no placar. É uma pena que a vitória só tenha vindo no último jogo. Temos que tirar de positivo o que precisamos melhorar para as próximas competições. Da primeira partida contra a Coréia até a ultima contra a Bielorrússia nossa equipe mostrou evolução. Foi uma experiência incrível para todas nós. Eu fico muito feliz de ter feito parte dessa equipe em minha última competição pelo Brasil — explicou a armadora Claudinha, que marcou 707 pontos em 86 oficiais nos 16 anos que defendeu a seleção brasileira.

— Esse grupo está de parabéns pelo seu profissionalismo, dedicação e harmonia. Depois de quatro derrotas continuamos unidos e buscando a primeira vitória que veio contra a Bielorrússia. É difícil em um ano você montar uma grande equipe com oito atletas que nunca disputaram uma Olimpíada e ainda ter a pressão de ficar entre as quatro melhores do mundo. Isso não é desculpa, é uma realidade. Nos Jogos de Pequim, destaco individualmente a Adrianinha e a Kelly pela regularidade. E no conjunto a disposição defensiva. Vamos sentar e fechar o planejamento para o próximo ciclo olímpico. Colocando em pratica a nossa programação, posso afirmar que no Mundial da República Tcheca, em 2010, esse grupo vai estar mais maduro. E na Olimpíada de Londres, em 2012, irá brigar pelas primeiras posições. Repito: é uma equipe com muito potencial, vai ficar mais forte e equilibrado com a seqüência do trabalho e experiência internacional — analisou o técnico Paulo Bassul, acrescentando que no próximo ano levará uma seleção com jogadoras de 16 a 26 anos para uma excursão na Europa.

Após o jogo contra a Bielorrússia, o presidente da CBB, Gerasime Grego Bozikis confirmou os técnicos Paulo Bassul e Moncho Monsalve no comando das seleções feminina e masculina, respectivamente.

— São dois excelentes profissionais e estão fazendo um ótimo trabalho. Dentro de no máximo 30 dias teremos reunião com as duas comissões técnicas para fechar o planejamento do próximo ciclo olímpico. Tenho certeza que a seleção feminina estava preparada para ir bem mais adiante. A derrota na prorrogação para a Coréia e por um ponto para a Letônia foram decisivas na classificação. Para a Copa América 2009, que será em Cuiabá (MT), faremos o possível para que todas as jogadoras estejam desde o início da preparação. Esse ano fizemos 22 jogos internacionais, mas a equipe só esteve completa em Pequim nas partidas amistosas contra Espanha e Nova Zelândia. Ficou provado que as mais novas precisam de mais jogos para ganhar experiência internacional. Com relação a questão de pagamentos, tudo está sendo pago de acordo com o que foi combinado.

Segundo Grego a seleção masculina terá 45 dias de treinamento para a Copa América.

— O Campeonato Nacional, os europeus e a NBA terminam no mais tardar no início de junho. Então teremos tempo suficiente para uma boa preparação. Até o final do ano passaremos para os clubes e jogadores que atuam no Brasil e no exterior a programação para a próxima temporada. No mês de março, enviaremos para a NBA a programação e o ofício pedindo o valor do seguro dos atletas que jogam na liga americana. É importante ressaltar que a CBB não deixa faltar nada e oferece a melhor infra-estrurura para as duas seleções.

As quartas-de-final do torneio feminino da Olimpíada de Pequim serão disputadas nesta terça-feira com os seguintes confrontos: China x Bielorrússia; Austrália x República Tcheca, Rússia x Espanha e Coréia x Estados Unidos. Na quinta-feira, os ganhadores disputam a semifinal. E no sábado, os vencedores da semifinal decidem a medalha de ouro, enquanto os perdedores jogam pelo bronze.

BRASIL (20 + 19 + 10 + 19 = 68)

Adrianinha (7pts), Claudinha (11), Micaela (6), Êga (2) e Kelly (14). Depois: Karen (8), Franciele (10 e 10 rebotes), Mamá (8), Chuca (0) e Fernanda (2). Técnico: Paulo Bassul.

BIELORRÚSSIA (12 + 14 + 12 + 15 = 53)


Padabed (2pts), Masilionene (7), Verameyenka (4), Leuchanka (10) e Trafimava (5). Depois: Anufryienka (10), Marchanka (3), Snytsina (7), Kress (2), Troina (0), Hasper (2) e Likhtarovich (1). Técnico: Anatoly Buyalski.

6 comentários:

Anônimo disse...

SO GANHOU PORQUE PRA BIELORUSSIA TANTO FAZIA GANHAR OU PERDER DUVIDO QUE SE ELAS TIVESSE QUE GANHAR IRIA DAR MOLE PRO BRASIL ESPERO QUE ISTO SIRVA DE LIÇÃO E TOMARA QUE MUDEM AS POSTURAS DE ALGUMAS JOGADORAS QUE QUADO E´GRANA FALA MAIS ALTO QUE VESTIR A CAMISA DO PAIS E QUE OS TREINADORES OLHAM AS JOGADORAS QUE VÃO BEM NOS CAMPEONATOS CHEGA DE LEVAR SO AS QUERIDINHAS DO TREINADOR E JOGADORAS EM RECUPERAÇÃO DE CONTUSÃO E FORMA FISICAS E QUE AS MENINAS DO FUTEBOL E DO VOLEY SIRVAM DE EXEMPLO E AS TODAS JOGADORAS E COMISSÃO ABRAÇOS

Anônimo disse...

Nao sei onde o Paulinho destaca a regularidade da Adrianinha??? sinceramente, nao entendi?
Mas acho que o grupo tem potencial, agora algumas jogadoras devem dar adeus a selecao e novas devem entrar, pra renovar, dar folego, enfim um "up" nesse time que EH INEXPERIENTE, mas nao eh jovem, eh baixo, e falta alguns fundamentos pra esse time deslanchar, acho que estamos no caminho certo, e agora eh aguardar o amadurecimento do Paulinho, e das novas jogadoras que virao ai. FORA ADRIANINHA, EGA, MAMA, CHUCA -....

Anônimo disse...

Sta.Imparcialidade
\
Tai um negócio que eu não concordo é dizer que este time é inexperiente,tem uma média de 27,58 anos,contra 25 da Bielo Rússia e 24,41 da Letonia,mais velho que o Brasil só Usa,com 28 anos e a Korea 28,2. e, não é inexperiente não,é só ver o curriculo delas,que vc vão se assustar.Tem outra a Australia e a Russia estão jogando menos que jogaram no Mundial do Brasil,agora os Usa estão melhor.
Quem precisa melhorar é o Bassul,ter mais equilibrio,e lógica nas suas trocas,e um sistema tatico de ataque que parece pelada.

Anônimo disse...

FRANCIELLE ARREBENTANDO COMO SEMPRE! =)

Anônimo disse...

O Brasil só vai conseguir ter equipes a nível internacional novamente quando as jogadoras aprenderem os fundamentos enquanto jovens, e não só depois que estão na categoria adulta!!E não são só fundamentos técnicos, pois nossas atletas enquanto nas categorias de base não tem a minima noção dos principios de ataque e defesa!!!

Ozzy

Anônimo disse...

Ozzy, que papo chato esse de fundamentos !!!