sábado, 20 de setembro de 2008

Catanduva bate Ourinhos (64-56) e é campeã paulista


Photobucket

Após oito anos de domínio de Ourinhos e Americana, a cidade de Catanduva quebrou esta hegemonia e conquistou neste sábado o título do Campeonato Paulista feminino de basquete. O Açúcar Cometa/Unimed/Catanduva BC assegurou a taça ao vencer a quinta e decisiva partida da final diante do Colchões Castor/FIO/Unimed/Ourinhos por 64 a 56 (31 a 30 no primeiro tempo).

O triunfo deu a vitória a Catanduva por 3 a 2 na série melhor-de-cinco e recolocou a cidade entre as vencedoras do Estadual após 28 anos. O município não levantava o Paulista desde 1980, quando ainda era representado pelo Clube Higienópolis.

O time ainda evitou o quinto título consecutivo de Ourinhos e tratou de encerrar a escrita de derrotas diante do rival deste sábado, pois Catanduva fora batida pelo agora vice-campeão paulista nas decisões do Nacional 2007/2008 e do Paulista-2007, além de perder as semifinais do Nacional 2006/2007 e do Paulista-2006.

O grande destaque da equipe campeã foi a armadora Natália, autora de 20 pontos e que está se transferindo para a Letônia, onde defenderá o Riga Letonia. Ela ainda deu quatro assistências, e contou com uma boa atuação de Silvinha, com 15 pontos e 11 rebotes.

O início da partida foi muito nervoso com as duas equipes errando sucessivos ataques, pecando até em passes laterais. Tanto que após quatro minutos, o Ourinhos liderava por 4 a 2, com as equipes cansando de se precipitar nas finalizações e levando à loucura os seus treinadores.

A partir da segunda metade do quarto, o jogo melhorou, as equipes passaram a acertar, e Ourinhos chegou a abrir 14 a 6, com uma seqüência de 10 pontos. O técnico Edson Ferreto, de Catanduva, pediu tempo, acalmou suas jogadoras e a equipe colocou os nervos no lugar, mas não diminuiu a diferença até o final dos primeiros dez minutos (19 a 12 para Ourinhos).

No segundo quarto, o time da casa retornou bem melhor, passou a apostar nas jogadas de velocidade e nos arremessos de três pontos para encostar em 19 a 17. Mas, quando a torcida esperava a virada, Catanduva voltou a errar demais, precipitar seus arremessos e Ourinhos abriu de novo seis pontos de frente: 28 a 22.

Mas, neste momento, a irregularidade passou para o lado adversário, e foi a vez de Catanduva marcar uma seqüência de pontos para terminar o primeiro tempo na frente, com 31 a 30, após dois lances livres. Antes de ir aos vestiários, as jogadoras reconheceram que ficaram devendo. "A gente está muito nervosa para atacar", lamentou Karen, cestinha do Ourinhos, com dez pontos, em entrevista à "ESPN Brasil".

Apesar da "bronca", Ourinhos não respondeu em quadra. O time só equilibrou a partida nos primeiros dois minutos do terceiro quarto, mas depois se perdeu em erros sucessivos de arremessos, que levaram a vantagem de Catanduva para seis pontos (47 a 41). O técnico Paulo Bassul pediu tempo, cobrou uma melhora da defesa e a equipe conseguiu diminuir a diferença para 47 a 45 no fim do período.

O nervosismo voltou a tomar conta das atletas no último quarto e mais de 2min30 foram precisos antes que Silvinha convertesse um arremesso de três pontos, o primeiro do período, para Catanduva, que levou o placar a 50 a 45. A partir daí, o time da casa dominou as ações, abriu 57 a 47 em três minutos, e só precisou administrar a vantagem para celebrar o título.

Fonte: UOL

11 comentários:

Anônimo disse...

Ufa, estava engasgado este grito de ... "É CAMPEÃO" que partida emocionante, de superação dessas valorosas meninas de Catanduva. Foi de arrpeiar!!!
Com muita garra derrotamos o dream team de Ourinhos,também fez uma boa partida é verdade, que tem o luxo de ter no banco de reservas jogadoras como Lisdeive, Ariadna, Izabela...! Mostramos como se ganha um jogo com raça, com coração, com emoção.
Parabéns meninas vcs são demais, calaram muitas bocas, Catanduva se orgulha de cada uma de vcs. e Nathália aguardamos ansiosos sua volta.

Anônimo disse...

kkkk..Nao falei Bert??!!!
tomou BassuL?????
Karla, Catanduva nao eh timinho.. correria ganha jogo sim! Todo mundo conhece o estilo do Ferreto! Quando ele estava em Ourinhos, correram muito no passado e fizeram nome a Patricia, Roberta, Ega e Ligia. Este ano as corredeiras foram Natalia, Karla, Fabao e ateh quem nao joga nada teve chance, visto que a Isis esta em Catanduva. Otimo pra baixar a bola do Bassul estraga jogadora. A Mila forma, e o Bassul disforma! Ahahahaha
Pra ele o dia tem que ter 48 horas neh, pq a resposta que ele deu foi q Ourinhos nao teve tempo.. as "olimpicas" voltaram e nao tiveram tempo.. "Olimpicas??"" onde??? Ta se confundindo com o volei Bassul? As lanternas das Olimpiadas, vc quis dizer... falta de tempo jogando 5 anos em Ourinhos? Aff.... pior que o Barbosa que soh falava em ficar em 4 (Quarto) lugar, esta desculpa do Bassul de perder porque nao teve "tempo" eh PH%$#%&('!!!!!!!

Anônimo disse...

Sta Imparcialidade

O que ninguém esperava aconteceu, o melhor grupo,a melhor estrutura,técnico e preparador físico da seleção brasileira,o técnico que este blog tanto pediu,parece que desta vez foi....
Já tinha perdido os Jogos Abertos, ganhou o Brasileiro do jeito que todos viram,graças a infelicidade da Carina que errou dois lances livres, conseguiu perder de Cuba no Pré e nem chegar na final do Pré Olimpico, depois do Pré Olimpico final, classificou na ultima vaga, ganhando de Cuba no sufoco, depois vai pra Olimpidada e termina em penultimo lugar, volta para o Paulista e perde o titulo, na sua entrevista culpou a sua ausencia,sobrou pra o Uruba,que coisa feia Bassul.
É uhhhh...uhhhhh.o Bassul se f........~Avisamos Chicão e Dr.Passos olho nele que o time vem mau faz tempo. Parabéns Ferreto,e o Vendra Hein? se arrependeram ?

Anônimo disse...

Parabéns Catanduva!
Mereceram mto... E agora, não adianta ficar falando que o Bassul é isso, é aquilo... um dia ganha, outro perde... Ficar xingando ele não adianta nada, vamos respeitar e boa.
Acho que já tava mto sem graça só Ourinhos ganhar, ganhar...
Agora vamos pro Nacional!

Anônimo disse...

Esse campeonato foi a redenção da Silvia Gustavo. Emagreceu e voltou a jogar aquele basquete que estavamos acostumados a ver na epoca de Americana. Parabéns a ela.

Parabéns a Catanduva por esse titulo mais que merecido, e olha que demorou pra vir viu, mas o que importa é que veio. Vamos ver se com essas pauladas em seguida, o Bassul desça um pouco do pedestal e revise os seus conceitos. Trocar por trocar as jogadoras não adianta, a jogadora precisa jogar pra se personificar. Ele simplesmente deformou a Micaela e a Ariadna, que não jogaram absolutamente nada nessas finais.

Parabéns ao Ferreto pela simplicidade de sempre. E que Natália, Palmira, Joice, Silvia Gustavo e Gilmara (quando se recuperar)tenham a chance de jogar na seleção mesmo sem estar jogando em Ourinhos!

Anônimo disse...

Paulão do ABC

Esta eu gostei,se o time de S.Bernardo acreditasse, com certeza,Ourinhos nem chegaria a
final. Menino Biônico,os conceitos se é que ele tem algum,do Bassul,já mostram ridiculos a tempos. E,quanto ao barbosa,que voceis aqui tanto criticam,sempre ficou emtre os quatro,e agora penultimo na Olimpiada.

Anônimo disse...

Parabens Catanduva, jogou muito, e só não foi cam~peão em Ourinhos por uma infelicidae do juiz no terceiro jogo. Espero que o Bassul tenha mais humildade de reconhecer que ele foi o responsavel pela derrota, pq um time que joga junto a quase dois anos não se pode atribuir a derrota as olimpiadas. Em jogos aqui em Ourinhos vimos que falta tatica de jogo para o Bassul. Esperamos que essa derrota traga um tecnico com mais experiencia como o Vendra, e que o BAssul possa se dedicar apenas a seleção Brasileira, pq em Ourinhos não há mais condições. E parabens ao Ferreto que é um excelente treinador e que fez de um time com estrutura menosr um grande time e um time vencedor.

Anônimo disse...

Curiosidade - ultimos 9 Paulistas na mão de 3 técnicos:
Bassul (3 titulos)
2001 2003 2007
Ferreto (3 titulos)
2000 2002 2008
Vendra (2 titulos)
2004 2005 2006

Anônimo disse...

Retificando Vendra 3 titulos tambem. Desculpem hehehe

Anônimo disse...

anonimo


Ehhh. Fora Bassul, enganador !!!!!!!.Cade os comentários do Bert Ah.ah.ah(risos)vc tabmém é ou era puxa saco do Basul

Anônimo disse...

Tudo bem que catanduva mereceu ser campeã, mas por favor sta ignorância não podemos confundir as coisas, Joyce na seleçao é sacanajem, rs,rs,rs,rs,rsstaS