sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Íris de Moraes, capitã do Florianópolis


Jogo, treino, casa, filhos, curso, viagens, casamento. Ufa! Essa é a rotina da atleta, mãe, estudante e dona-de-casa Íris de Moraes. Destaque do Clube Doze/Floripa (SC) no 11º Campeonato Nacional Feminino, a pivô de 31 anos se desdobra para dar conta, e bem, de tantas tarefas. A atleta é casada e mãe de dois filhos: Isadora, de 12 anos, e o pequeno Caio, de quatro. Para cuidar de tantas coisas, Íris tem a preciosa ajuda do marido, o também jogador de basquete Cláudio Brandão, do Blumenau, com quem está casada há nove anos. A rotina é dura, mas com amor e jeitinho, a capitã do time catarinense consegue conciliar tudo.

— O meu dia-a-dia é corrido, mas eu adoro. Fico com meus filhos o máximo que posso e nas viagens, meu marido cuida deles. Ele é um companheirão e me apóia em tudo. Me dá conselhos e me auxilia tanto na vida pessoal, quanto na profissional. Quando fui jogar fora do país (Equador e Cabo Verde) ele tomou conta muito bem das crianças. Não sei o que seria de mim sem meu marido. Ele joga em Blumenau e mora em Florianópolis. Quando nós dois estamos viajando, minha irmã Gisele me ajuda. Meus filhos foram feitos para mim. São calmos e prestativos. No final dá tudo certo, pois a família é muito unida.

O amor de Íris pelo basquete é tanto que contagiou a filha mais velha, Isadora. Mãe e filha têm a mesma treinadora: Marli Muller, do Floripa. Segundo Iris, a menina, de 12 anos, tem futuro promissor. Com tantos jogadores na família, o papo em casa acaba girando em torno do esporte da bola laranja.

— A Isadora foi criada dentro da quadra de basquete e foi natural que gostasse de praticar o esporte. Com três jogadores em casa, falamos demais sobre jogos, treinos. Fazemos exercícios os três juntos e um dá conselho para o outro. Acho o meio esportivo muito saudável e fico feliz que a Isadora goste disso tudo como eu. Não é por ser minha filha, não, mas ela está jogando muito bem e será uma grande atleta no futuro, se continuar se dedicando com disciplina e amor. O caçula, Caio, já sabe quicar a bola, mas adora mesmo é correr em volta da quadra enquanto eu, Cláudio e Isadora treinamos. Meus filhos são tudo para mim. Fico muito satisfeita em vê-los felizes no meu ambiente de trabalho. É maravilhoso.

Mas o cotidiano de Iris não é só treinar, jogar e cuidar das crianças. De olho no futuro, a pivô está no primeiro semestre do curso de Design de Interiores, que dura dois anos. As aulas são de 14h às 17h, diariamente, horário em que as crianças estão na escola.

— Vida de atleta não dura para sempre e eu adoro decoração. Resolvi fazer o curso para me dedicar à a outra atividade que gosto muito também. Pode ser uma alternativa profissional útil para o futuro, quem sabe. Estou adorando o curso e conseguindo, por enquanto, conciliar os estudos com o basquete e a família.

E Íris consegue conciliar tudo mesmo, e bem. Mesmo com tanta correria, a pivô é um dos destaques do Floripa no Nacional, com média de 11.5 pontos (115 no total) e 5.4 rebotes por jogo (54). Apesar de o clube catarinense ter apenas uma vitória no Campeonato, Íris confia na evolução da equipe.

— O time é bom e treinamos com amor e dedicação para representar bem o basquete de Florianópolis. Precisamos de mais entrosamento e regularidade. Acredito no potencial do grupo e com certeza, vamos jogar melhor as próximas partidas.

Nenhum comentário: