terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Hortência aprova NBB


Os 15 principais times do País resolveram suas diferenças com a Confederação Brasileira de Basquete (CBB) e ganharam a chancela da entidade para organizar o Novo Basquete Brasil, com início previsto para a noite desta quarta-feira. A iniciativa agradou a ex-jogadora Hortência, que ainda desejou sorte às equipes envolvidas na disputa.
"Esse é um grande caminho para um novo basquetebol. É um grande começo e desejo boa sorte aos clubes. Esse é o caminho mesmo. O esporte está em uma situação que não é boa e acho que isso é uma das ações que o basquete precisava adotar, mas ainda faltam outras tão importantes quanto", ponderou Hortência.
Para a ex-jogadora da seleção brasileira, os problemas atravessados pela modalidade são conseqüências da falta de projetos de descoberta de novos talentos. Ao lado de Amarildo Rosa, presidente da Federação Paranaense de Basquete, ela trabalha na montagem de um programa do gênero.
"Não é um projeto de excelência, mas sim de descoberta de talentos. Vamos começar com esse projeto no Paraná e queremos ampliar para todo o Brasil. O presidente é um gestor jovem e tem uma mentalidade bem parecida com a minha. Estamos trabalhando juntos", explicou.
A NBB é organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com o apoio da CBB. Hortência aprovou a descentralização do poder. "As estruturas não podem ficar nas mãos de uma pessoa só. O basquete é uma coisa grandiosa e deve ter projetos enormes", opinou.
A ex-jogador espera que a CBB priorize as seleções, já que tem menos responsabilidade na organização do campeonato nacional. "A Liga é uma coisa boa para a Confederação. Assim, ela não fica tão preocupada com os clubes e pode investir mais nas seleções e na estrutura", afirmou.
Na temporada de 2005, ao lado de outras estrelas do basquete como Oscar e Paula, Hortência encabeçou a Nossa Liga de Basquete, primeira tentativa de rompimento com a CBB. No entanto, o novo campeonato não teve sucesso, na medida em que muitos clubes não aderiram ao movimento e a entidade permaneceu resistente ao projeto.

Fonte: Gazeta Esportiva

Nenhum comentário: