quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Zaine se prepara para as oitavas de final da EuroCopa


Há oito anos na Itália, a ala/pivô Zaine passa por um momento especial na carreira. O Taranto, time da primeira divisão do Campeonato Italiano, onde a brasileira joga, está classificado para as oitavas-de-final da Eurocup e se prepara para encarar o Tarbes, da França, no próximo dia 29, na Itália. O jogo de volta será no dia 5 de fevereiro, na casa do adversário, e em caso de empate, classifica-se o que tiver o maior saldo de pontos. Simultaneamente, o clube ocupa a quarta posição da Liga Italiana, que recomeça neste domingo (dia 25), após uma pausa para as festas de fim-de-ano e jogos da seleção da Itália.

— Estamos conscientes da dificuldade de enfrentar o Tarbes, pois é um time forte, que está bem no Campeonato Francês e fez um bom europeu até agora. Acreditamos na nossa força e na possibilidade de passarmos de fase, porém sabemos que serão dois jogos duros, equilibrados e sem um favorito — explica Zaine.

Paulista de Jundiaí, Zaine, de 32 anos, jogou anteriormente pelos clubes CUS Chieti, Umana Venezia e Faenza – todos na Itália – e está no Taranto desde agosto de 2008. Para essa temporada, o clube montou um grande elenco, com atletas de experiência internacional e um novo técnico, com o objetivo de conquistar títulos.

— Começamos o campeonato com certas dificuldades, inclusive de entrosamento tático, já que a metade do time e o técnico haviam sido trocados. O pouco tempo de treino com a equipe completa também influenciou no início. Conseguimos aos poucos superar esses problemas e fomos melhorando o rendimento a cada jogo. Iniciamos com quatro derrotas e depois conseguimos 13 vitórias consecutivas. Nosso temor agora é que esta pausa longa nos cause problemas novamente, até porque estamos com desfalques devido a lesões. A concentração e a dedicação em momentos assim devem ser ainda maior — conta.

Segundo Zaine, além do Taranto, brigam pelo título do Campeonato Italiano os clubes Parma (1º colocado), Faenza (2º), Venezia (3º), Schio (5º) e Sesto San Giovanni (6º), sendo este último uma revelação na competição.

Com várias conquistas pela seleção brasileira – entre elas o bronze olímpico em Sidney (2000), o vice-campeonato da Copa América (República Dominicana / 2005), o quarto lugar no Pan de Winnipeg (Canadá / 1999), além de três títulos sul-americanos: Brasil (1999), Peru (2001) e Colômbia (2005) – Zaine hoje está adaptada à Itália. Tem dupla cidadania e já incorporou ao cotidiano vários hábitos da região, como reunir amigos para jantar e tomar chocolate quente em cafeterias.

— Me adaptei muito bem à Itália. Gosto do povo – que è parecido com o brasileiro –, dos costumes, da comida e da estrutura esportiva. No Taranto, temos incentivo dos torcedores, que são muito fiéis, fazem barulho e vão a todos os jogos, inclusive fora de casa, com ajuda do próprio clube. Tenho curiosidade de conhecer a vida na Espanha, acredito que jogar lá pode ser uma boa experiência, mas deixo que cada coisa siga seu rumo no tempo certo. Tenho contrato de dois anos com o Taranto. Para mudar de lugar, vários fatores devem prevalecer.

Um dos bons motivos para permanecer na Itália é o noivo, que a jogadora conheceu quando atuava no Venezia. A saudade da família no Brasil é grande, mas Zaine se concentra nos objetivos profissionais e está feliz em alcançá-los. Mais cedo ou mais tarde, conta, voltará para casa.

— Não paro muito para pensar na saudade, se estou aqui é por escolha minha e posso voltar ao Brasil quando quiser.Tenho muito orgulho da minha família, do apoio que sempre me deu e por me deixar o mais tranquila possível para trabalhar assim longe de todos. Adoro a Itália e sou grata por tudo que me proporcionou e continua fazendo até hoje, mas o meu amor é pelo Brasil, e sei que é para lá que volto, para a minha pátria.

8 comentários:

Anônimo disse...

parabens zaine!!! vc p mim eh um exemplo como atleta, pela sua atitude profissional, dedicaçao e alem de tudo uma pessoa humilde! merece muito q seus planos se realizem,como aconteceu ateh hj!

Anônimo disse...

a flavia prado joga ai tbm?nunca falam dela

Anônimo disse...

sorte dela ter ido para Italia, se está aqui com certeza as invejosas estariam malhando.Lá é outra cultura....ninguem quer derrubar ninguem!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

joga lah sim, mas ela nao tem muito espaço no time no momento...

Anônimo disse...

No time da Zaine, a australiana Suzy Batkovic, mesmo sendo a principal cestinha, começa a maioria dos jogos na reserva. Não consigo entender certos técnicos.

Anônimo disse...

akela francesa godin manda mto bem tbm! mas na europa tah no kinteto n importa tanto..importa mais os minutos em quadra...

Anônimo disse...

akela francesa godin manda mto bem tbm! mas na europa tah no kinteto n importa tanto..importa mais os minutos em quadra...

Anônimo disse...

Se jogar em media 26 min por jogo è pouco... na Europa, os times rodam muito as atletas, para manter o alto nivel por todo o jogo. E nao existe titular ou reserva, dependendo do jogo, por escolha tatica, entra uma ou outra...