domingo, 15 de fevereiro de 2009

Iziane e Kátia fazem grande partida e ressuscitam o Extrugasa na Liga Espanhola


Pela décima nona rodada da Liga Espanhola, o Ros Casares jogou já na sexta para manter a liderança isolada. Sem muito esforço, sapecou um 64-85 no lanterna Canaria. Em 22', Érika foi a cestinha do time. Alcançou 16 pontos (2pts 7/15) e 17 rebotes. Amaya teve 13, Delisha e Jana Vesela, 11 cada.

O Hondarribia teve uma vitória dramática sobre o Olesa (54-55), mas ainda segue na nona colocação. Helen teve 10 pontos e 4 assistências, em 40'.

O Cadí perdeu do Ibiza (69-54), em noite apática das brasileiras. Cris somou 8 pontos, em 17'. Silvinha, apenas 2, em 31'. Êga teve 6 pontos e 4 rebotes, em 11 minutos, nos quais conseguiu a façanha de cometer 4 faltas. O time está em décimo.

Mas o grande acontecimento veio mesmo do Extrugasa. O combalido time, enfim, ensaia a volta por cima. Até semana passada lanterna do torneio, o time surpreendeu o Rivas (terceiro colocado), por 55 a 65. Acompanhei a partida em transmissão pela FEB TV, e me surpreendi com o péssimo nível do time do Rivas. Entendo que o clube trocou recentemente suas americanas, mas a mediocridade ainda me choca. Ainda mais quando ela surge nas superestimadas americanas Roneeka Hodges e Ruth Riley. Fraquíssimas! Mais assustador ainda pereceber como as duas equipes recorrem desesperadamente aos arremessos de três, mesmo com aproveitamentos absolutamente ridículos (17% do Rivas e 15% do Extrugasa), num total de 33 bolas de três. Afe! (A propósito: recomendo o link: 'Bola de 3, maldita ou bendita?' , no blog da LNB.)

Mas em relação às brasileiras, há algo de bom dizer. Revi Kátia Denise, que vem ganhando mais consistência técnica nesses anos de Europa, embora a chave de seu jogo ainda sejam o esforço e a raça. Somou 10 pontos (2pts 5/5) e 4 rebotes, em 19'.

Iziane teve uma grande partida. Não fugiu à responsabilidade da decisão, somando 19 coerentes pontos (3pts 1/1 2pts 5/8 e LL 6/7) e distribuindo bem a bola (5 assistências). Ainda pegou 8 rebotes, recuperou 2 bolas. Mas vez ou outra, a empolgação a domina e erros bobos a atormentam (6 no total), em 35'.

Com a vitória, o time segue (respirando aliviado) na décima segunda posição.

Ranking de Eficiência: Iziane (27), Érika (26), Kátia Denise (13), Helen (6), Êga (6), Cris (5), Silvinha (-8).

Um comentário:

Paulinho disse...

Esse é o protótipo do jogo ideal para Iziane: um bom aproveitamento (6/9), sem exageros nas tentativas. Distribuindo bem a bola (5 assistências) e ajudando na disputa (8 rebotes). Pena que raramente ela se dispõe a atuar dessa maneira tão eficiente(27). Vamos torcer para que isso se torne mais constante em sua carreira.