sábado, 27 de junho de 2009

O CD de 24 faixas de Paulo Bassul

Ao ver a nova lista de Paulo Bassul, tive a impressão de estar escutando um CD recém-lançado. De um artista brasileiro no topo das paradas, mas que pressionado pela gravadora, assustado com a pirataria, temeroso com a reação do público, acaba engessado e coloca num mesmo álbum um funk, um samba, um pagode, um axé, flerta com o brega e a MPB e oferece uma regravação na faixa-bônus.

Igualmente múltipla foi a primeira convocação de Bassul sob o novo comando na CBB. Acho legítima a convocação de cada um daqueles vinte e quatro nomes, embore alguns não passassem na minha peneira. O que me preocupa é que há música para todos os gostos. Resgaste das campeãs mundiais? Estão lá Alessandra e Helen. As “ausentes” Érika e Iziane? Também. As “cestinhas do Brasil”? Dá-lhe Palmira e Tayara! Quem foi para Pequim? Sim! E para quem reclamava da falta das meninas do sub-21? Estão lá elas: Clarissa, Iza e Jaqueline. E por fim, para quem pedia uma novidade? Mariana e Nádia.

Ou seja, a convocação parece agradar gregos e troianos. Ontem, logo que a convocação saiu, chequei meu e-mail e me lembrei de convocações anteriores, em que muitas ausências eram sentidas. Dessas vez, acho que com mais três nomes (Zaine, Ísis e Silvinha Luz), talvez ninguém mais questionasse: “Por que ela não foi convocada?”.

20090626_711830_2606_Bassul_gde A lista é ampla, boa, mas não deixa transparecer ao certo o que Bassul e sua comissão técnica planejam. Confesso que o excesso de experiência me causa inquietação, principalmente num momento de tamanha delicadeza. Mas espero sinceramente que não falte habilidade para que entre essas 24, seja feita a decisão mais justa e inteligente. Para o bem do nosso basquete.

Faixa-a-faixa:

1) Adrianinha – vem de extraordinária temporada na Itália. Incontestável.

2) Natália – da nova geração continua sendo a melhor opção de investimento, apesar da temporada irregular em Americana (mas quem não foi irregular nesse Paulista?).

3) Mariana – merece a avaliação, já que está longe dos olhos do técnico. E se Maomé não vai a montanha…

4) Helenapresentada no release da CBB na posição 2, a armadora é um reforço bastante interessante. Será que Bassul vai repetir o que fez Barbosa no Mundial da China - 2002 (Adrianinha –1, Helen – 2)? Até Helen se machucar, deu resultado.

5) Palmira – está aí a chance dela, após dois anos de ausência. Seus acordes parecem destoar um pouco, mas vamos ouví-la primeiro.

6) Karen – teve uma boa temporada no Paulista. É a “sua vez”.

7) Karla – ainda uma grande referência no basquete interno, tem nova chance, após desafinar em Pequim.

8) Jaqueline – sub-utilizada em Catanduva, tem (merecida) chance na seleção.20090626_934151_2606_helenluz_gde

9) Tayara – reprovada nas avaliações para o Pré-Olímpico (Chile) e nos amistosos com Cuba, a ala ganha nova chance. Só pergunto: o que fez de lá para cá para merecê-la?

10) Iziane – um hit, mas parece que a faixa está furada. A situação é complicada. E Hortência está levando a sério demais a missão de reintegrá-la. O fato de ainda não ter confirmado o retorno parece tranquilizar no sentido de uma decisão um pouco mais equilibrada. E não em um triunfal “a rainhazinha vai voltar, peguem o tapete vermelho e deixem ela chutar todas”.  Apesar da qualidade, Iziane tem que se adequar à filosofia de basquete que o treinador ditar. Sozinha, não salvou nem o Extrugasa do rebaixamento da Liga Espanhola. Salvaria a seleção brasileira do fiasco olímpico?

E pra quem insiste na irregularidade das jogadoras que estão aqui, sugiro uma olhada nos números de Iziane na WNBA. Essa semana, no sensacional blog Pleasant Dreams, irritado com Iziane, o autor promete que encerrará com a insitência da técnica do Atlanta (Marynell Meadors) com a brasileira e ‘ameaça’: “Um dia, Iziane, acharei as fotos que você guarda, que mostram a Marynell cometendo um assassinato.” Rá-rá-rá!

11) Chuca – convocação absolutamente desnecessária, na minha opinião.

12) Micaela – com atuações fracas em Pequim, no Nacional e no Paulista, é a chance de a ala mostrar que ainda tem poder de fogo.

13) Sílvia Gustavo – reabilitada por Ferreto, ela está de volta. Merecidamente.

14) Fernanda Beling – vive situação semelhante à Karen: “ou vai ou racha”.

15) Izabela – convocação inesperada, mas que me agradou bastante. Alguém poderia cuidar do basquete dessa menina?

16) Franciele – ouse, Bassul!  E dê espaço a essa garota.

NADIA 117) Karina Jacob – vaga merecida.

18) Mamá – acredito que seja a hora de a pivô passar o bastão à nova geração. E se o critério é técnico: por que não Zaine?

19) Flávia – um retorno também merecido, mas a pivô está disputando as finais do Paulista machucada (mais uma vez).

20) Kelly – depois do que fez em Pequim, vou falar o quê?

21) Nádia – ótima decisão.

22) Clarissa – uma convocação absolutamente merecida, depois do que fez aqui e em Portugal.

23) Érika – se vier, será (muito) bom.

24) Alessandra – ela nunca nos deixou na mão, nos treze anos que vestiu a camisa da seleção.

35 comentários:

Ricardo disse...

Eu fico um pouco receoso com tantas veteranas. A volta da Alessandra Helen e Sílvia Gustavo são boas pedidas, mas se deve ponderar bastante... Afinal mesmo algumas das outras já não são tão novas... E é início de ciclo olímpico!

Obrigatórias: Adrianinha, Kelly Érika e Micaela (tudo bem, ela teve atuações fracas no Nacional e no Paulista, mas não há como negar que é a melhor defensora). Também acho importante uma jogadora mais agressiva no estilo da Karla. Faltou iniciativa em Pequim, parecia que só a Adrianhinha e a Kelly estavam focadas.

Franciele, Natália, Karen, Mariana, Clarissa e Karina Jacob são as que poderiam participar com grandes chances de estarem em Londres 2012.

Se Iziane não for (por mim ela nunca mais vestir a amarelinha), Fernanda Beling.

Pronto, 12 jogadoras. Claro que o merecimento deve basear as escolhas, e isso se avalia quando as 24 estiverem juntas, nos treinos. Se for coerente, o Bassul pode formar uma grande equipe.

MARCIO disse...

é verdade berth a kelly realmente foi uma guerrera em pequim, sabemos da qualidade tecnica dela, espero que ela volta bem deste campeonato sulamericano de clubes no equador em quito. ,as é uma guerrera e nao desiste nunca ALESSANDRA TUDO DE BOM, ERIKA PRECISA OARAR DE SER ESTRELA E SEGUIR SEUS PROPRIOS PASSOS E NAO DAR HOUVIDO PARA TERCEIROS, IZIANE NECESSARIO POIS É BOA, MICAELA PRECISA TER MAIS PEGADA DE ANTES, KARLA NAO PODE AFINAR, HELEN JUSTO, ADRIANINHA OTIMA, E AS OUTRAS MENINAS BORA PRA FRENTE QUE ATRAS VEM GENTE OBRIGADO

Murilo disse...

Concordo com a seleção que o Márcio falou até o Mundial 2010 -
Adrianinha, Helen, Iziane, Érica, Kelly, Alessandra, Micaela e Karla.
Completaria com Sílvia Gustavo e a juventude de Francielle, Natália e Izabela. Mas concordo também que muitas águas ainda vão rolar até lá!!! Todas as convocadas têm condições de desenvolverem o seu basquete ainda mais na seleçâo brasileira e conseguirem uma vaga. Pra terminar, queria dizer também que concordo com a reivindicação por Zaine, Ísis e Silvinha Luz!!! Perfeito Bert!!

sta.ignorancia® disse...

Eu sempre fui a favor da renovação. Espero que o Bassul tenha coragem de barrar boa parte das que foram a Pequim (Karla, Chuca, Mamá...) e manter no time caras novas e promissoras.

CAMILA disse...

CARO BERT,PQ A SILVIA LUZ N FOI CONVOCADA??
UM ABRAÇO
CAMILA

Anônimo disse...

Erika é uma das melhores pivos do mundo.Essa fartura de dígitos na WNBA que o digam.É a única pivô brasileira de todos os tempos que conseguiu a titularidade num grande time da WNBA e uma fartura de dígitos.Só isso já vale todo o esforço e carinho para traze-la de volta! Boa volta Érika!!!!!!

Anônimo disse...

QUANDO VIRAR A VERDADEIRA RENOVACAO DA SELECAO PRA QUE LEVAR JOGADORAS QUE NAO QUEREM MAIS JOGAR ISIANE SE JUGA SER ESTRELA ENVERGONHOU O BASSUL NA FRENTE DE TODO MUNDO......PORQUE ELA QUER JOGAR PRA SI ENAO PARA SELECAO.

Anônimo disse...

CADE A PRISCILA BORGES DE GUARULHOS ELA E RENOVACAO ......E MUITAS OUTRAS .

Anônimo disse...

BERT VC É ENGRAÇADO....PRIMEIRO QDO A PALMIRA FAZ UM CAMPEONATO BEM MELHOR QUE QUASE TODAS AÍ..E VC AINDA DIZ QUE ELA NÃO MERECE! ENTÃO QUEM MERECE: FERNANDA BELING? QDO VC É UM DOS QUE DIZEM QUE O CAMPEONATO PORTUGUES É MUITO FRACO E NÃO DÁ PRA AVALIAR..AGORA VC A DEFENDE....É FÁCIL VC SÓ CRITICAR TBM..PQ VC NUM DÁ UM VOTO DE CONFIANÇA..AFINAL DE CONTS QUEM CONVOCOU FOI O ILUSTRISSIMO SR PAULO BASSUL...VC NÃO GOSTAR DELA É UMA COISA..MAS NÃO FALE DE MERECIMENTO PQ TODAS API ESTÃO NA LISTA POR ALGUMA RAZÃO..E OUTRA ELA NÃO TEM QUE PROVAR NDA PRA NINGUÉM..CONFIO NO TRABALHO DELA...ENTÃO POUPE NOS DE ALGUNS DE SEUS COMENTARIOS..JÁ QUE PRECISAMOS APOIAR MAIS O BASQUETE FEMINO...FAÇA A SUA PARTE AO INVÉS DE SÓ CRITICAR AS MENINAS!
SILVIA

Anônimo disse...

meu jaque num rola pra mim ,não fez nda no paulista, pra mim quem realmente merecem uma chance são:gil, fabão e carina de americana, jogadoras regulares, de boa estatura e constantes.

Bert disse...

Oi, Camila!

Não sei o motivo da ausência da Silvinha.

Aliás, ela anda afastada da seleção já há muito tempo.

Bert

Bert disse...

Querida Sílvia,

Posso poupar não só você como qualquer um de minhas críticas. Basta não lê-las.

Se elas te incomodam tanto assim, para que se desgastar lendo minhas bobagens?

Vai pro shopping, vai no cinema. Vai ler um livro.

Agora, se te interessa minha opinião:

1) Palmira - eu não convocaria. O Bassul a convocou e muitos o apóiam. Ela que mostre se merece ou não.

2) Fernanda - Se fosse uma decisão minha, ela estaria numa liga melhor que a de Portugal. Mas como não está, ainda assim acho que merece a vaga, porque é uma boa ala.

Entendeu?

Obrigado pelo engraçado!

sta.ignorancia® disse...

Gente, por favor, sem estresse (meu momento zen... hahahahaha)

Acho que a Palmira e a Tayara merecem ser convocada, assim como a Fernanda e a Karen.

Nenhuma das quatro se destacou ainda na seleção, infelizmente.

Se dependesse de mim, nenhuma delas ficaria entre as doze. Vamos aguardar os treinamentos.

Anônimo disse...

Eu acho que tem muito torcedor do Ourinhos, Americana, Catanduva , que não consegue desvincular a qualidade da jogadora e o momento em que ela se encontra , e acha q só porque a jogadora é famosa , ou poruqe gosta dela,deve ser convocada ...eu sou a favor de chamarem quem esta melhor no momento , ou tem potencial , não interessa aonde joga..

Fran disse...

a tayara jogou muito nesse campeonato, so quem acompanhou os jogos pode dizer, alias todas as jogadoras convocadas merecem estar ai, se nao tivesse jogado bem no campeonato concerteza nao ia ser convocada. Bassul acompanhou os jogos e acredito q deve ter analisado muito antes de convocar alguem. Cada um tem que respeitar a opinao do outro, se vc nao gosta da convocaçao, paciencia, so podemos aceita-la e torcer para as meninas fazerem bonito.

Anônimo disse...

Vc usa suas palavras Bert..a Palmira ´vai provar dentro de quadra que não so merece a convocação, mas sim ficar entre as 12...e vc tera q usar suas palvras para elogia-la

Anônimo disse...

Oi

Quem conhece o valor da Liga Portuguesa e a qualidade do time da Clarissa e Fernanda, por onde ja passaram tambem Silvia Gustavo e Millene? Quem esta falando com certeza que não conhece.Com toda a certeza que trabalham muito mais e melhor que em muitos times daqui do Brasil. Elas vão demonstrar isso mesmo nesta convocação porque sabem a qualidade do trabalho que realizaram. Força ai e nem olhos nem ouvidos para as provocações.

Anônimo disse...

bert criticas e criticas e cade o prestigio e o investimento?

Anônimo disse...

SANTA IMPARCIALIDADE

Bert,principalmente para voce que sempre foi um defensor do Bassul,e para mim que acreditei na boa conversa(marketing)do Bassul esta lista é uma decepção,e vou complementar seu comentário com esta convocação ele satisfes,arábes,judeus,iranianos,chineses e americanos,é o verdadeiro festival de incoerencias.
1)Pra quem veio para "recontruir"o basquete feminino,e volta com Alessandra 36 anos e Helen 37 anos,mantem Mamá 31 anos,vamos reconstruir o que?Ah,décimo primeiro da Olimpiada!
2)Clarissa-boa jogadora para nível domestico e para jogar em Portugal-seu basquete feminino nunca chegou entre os 16 para disputar os Europeus,é baixa para 5,e não tem passe e nem arremesso para ser 4.Convocação para não ser criticados nos sites especializados????
3) Fernanda nem no sub 19 e sub 21 conseguiu emplacar,não me lembro de nenhuma competição mesmo interna que tenha se destacado.
4)Izabela- só pode ser agressão ao Ferreto ou querer provar que transforma água em vinho.
4) Esquecimento-Izis- uma aposta do Barbosa,e que daria a meu ver algum retorno,já jogou bem neste paulista.
5) Nádia e Mariana boas convocações,Nádia,Jaqueline,Izabela me parece que participaram de seleção adulta a algum tempo.
6)Tayara,boa jogadora rápida, e sem aproveitada pode ser útil.
Agora Bert,a máscara caiu, a pose acabou,a Iziane volta sem pedir desculpas, a renovação fica para depois, quando chegarmos na Olimpiada de 2012. estaremos com time master!
A Helen foi posição dois na olimpiada de sidnei também,com a Claudinha na armação.
E,como voce disse da Fernanda,se voce decisão minha também esta lista estaria mais enxuta e com menos média,ou não seremos campeões da CopaAmérica-Cuba (acabou já alguns anos)Canadá(nada)Argentina(só aquele jogo do mundialque perdeu de dois pontos).
Para concluir-E,os amistosos que a Hortencia iria arrumar,quando cancelou os do Chile?Canadá este é óbvio,vem jogar,chega antes e tudo bem!!!

Bert disse...

Anônimo das 20:29,
Não tenho nada contra a Palmira.
Caso ela fique entre as 12 e jogue bem, receberá meus elogios com certeza.

Assim como já fiz com a Êga, para ficar num exemplo bastante simbólico.

Ok?

Boa sorte a ela.

Bert disse...

Anônimo das 21:37:

Achei que seu comentário tem certa razão. É fácil apontar o baixo nível do campeonato do vizinho.

E aqui?

Bert disse...

Anônimo 21: 50 -

Não entendi a pergunta.

Bert disse...

Oi, Sta. Imparcialidade.

Fiquei feliz com você captou a idéia do meu texto.

Realmente, em Sydney, a Helen também jogou na posição 2, mas não foi tão bem. A Claudinha chegou em cima da hora da WNBA e o entrosamento não foi aquele. Tanto que na partida mais marcante (Rússia), o Barbosa começou com Helen (1) e Adriana Santos(na 2, que entrou muito bem). Por isso me marcou mais a passagem do Mundial.

Abs.

fe disse...

achei que a carina de americana merecia uma chance...só isso

Anônimo disse...

Bert o dono da razao !!! acho q ao inves de hortencia e bassul deveriao colocar vc ja q sabe tanto ....

Bert disse...

Anônimo da meia-noite:

É você quem está afirmando isso. Nunca postulei tal posição.

Ah. Deveriam se escreve com M, ok?

Anônimo disse...

bert o que vc acha de fabão, carina de americana e gil?

Bert disse...

Anônimo,

Acho que são três jogadoras que se destacam no basquete nacional, com uma certa regularidade.

E partindo do princípio que Tayara, Palmira e Chuca ganharam a vaga nesse critério, por que não elas?

A Gilmara já se destaca há algum tempo, mas nunca foi chamada.

E pegando o exemplo do jogo de ontem, Carina foi a melhor em quadra.

MeninoBionico disse...

Oi pessoal, oi Bert..!! humm pegando fogo isto aqui.. que bom!
Essa Sta Parcialidade/Ignorancia eh fogo neh! Ela deve ter matado os professores e dado aula pra ela mesma no primario.. Gente, Alessandra e Helen vao ficar soh ateh o Mundial! Vcs nunca praticara, esporte neh? Foram criados na frente do pc, sao individualistas demais, nao sabem respeitar os mais velhos e se acham!! Menina, entenda> agora eh fase de transicao, trocando tecnico e trocando jogadoras. Sai um velho louco e meninas talentosas que sabem jogar, tem personalidade e ganharam campeonatos e entra um louco destranbelhado mais novo como jogadoras sem personalidade, baixas em altura e que nao ganharam nada que preste ainda.. entao o que vc quer?? Que eles fiquem perdendo tudo ateh 2012 soh pra vc ficar falando em renovacao, chance para as novatas? Novata vai jogar sub-17, sub-21, sub-23, universiades e qdo for uma jogadora completa joga uma olimpiada. So precisava convocar Isis pra aprender coma Alessandra logo.. Erika e Iziane nunca mais jogarao no Brasil ou pelo Brasil.. pode escrever isso....

Érika Luísa disse...

Como a Carina de Americana não foi convocada se tem sido a jogadora mais regular, não só nas finais como também no campeonato corrido, e a Ega não foi convocada? estou realmente surpresa.

Anônimo disse...

Alguém pode me dizer da onde a natalia arma jogo???Ela é muito veloz, mas muito baixa...n tem chute de 3 e n vejo ela organizar time, ela jogava bem com o ferreto, onde n tem tática e é só correria então ela fazia 30 pts de bandeja!Boa aposta essa mariana camargo, a gattei poderia ter sido convocada, ela sim arma jogo, chuta de 3,é rápida e ao mesmo tempo cadencia o jogo, passa muito bem a bola!vc não acha BERT?
Helen e Alessandra esse foi o acerto maior do Bassul, Alessandra vindo de uma excelente temporada francesa e também na euroliga e nunca nos deixou na mão!E a Helen pode tentar passar pra essas meninas como se arma um jogo!
Tomara que a Érika venha msm...Ela vai somar muitooo, estamos bem de posição 5...kelly...Alessandra e Érika!
Franciele e Nádia são ótimas apostas!
o que falar das laterais...rs!tá dífícil!pq o que foi esse campeonato paulista...minha nossa!que nível´péssimo!Espero que isso tenha sido só uma má fase das jogadoras que atuaram no paulista!
E concordo que a Gil e a Carina mereciam uma chance!

Bom mas vamos sim torcer e não sempre criticar!

Anônimo disse...

Povo brasileiro vcs são burros mesmo enquanto a comissao pensar so neles o nosso basquete nunca ira pra frentecomo pode deixar lilian carina zaine e outras jogadoras fora em santo andre´3 jogadoras se destacou nas semi e a panelinhas da comissao nem lembrou chamou jogadoras que n merece como chuca mama e mais outras que nem deveria estar mas este e o nosso pais onde as panelinhas ta sempre armada fazer o que torço pro nosso basquete que um dia foi o primeiro esporte aqui mas como sempre ta colocando ele em ultimo duvido que a Erica e a Iziane vem.duvido que vai deixar os dolares e participar deta copa america ????

Anônimo disse...

eu pensei q nesse site se discutia baskete naum erros de portugues ...por isso nossa baskete esta como esta ...ninguem tem humildade , e um qrendo passar em cima de outro..na verdade somos todos inuteis dando nossas opinioes pq afinal qm decide sao os poderosos do baskete..Erika e Iziane nunca fizeram forca para defender nosso baskete , e naum vai ser agora q elas vao mudar....concordo com vc em uma coisa bert.."a rainhazinha esta de volta coloquem o tapete vermelho para ela passar em hortencia , Bassul e nossa patria ....estrelas sao as 12 jogadoras q juntas fizeram uma equipe ....naum Iziane q so pensou em aparecer nas cameras

rogerio disse...

Olah,


Fiquei feliz com a convocacao da Helen e da Alessandra_ ela eh uma guerreira-, e mesmo que o time dela foi campea na Franca, eu acho que a Kelly e a Erika sao uma grande forca para o Brasil. Estou acompanhadon o Atlanta Dream aqui nos USA, e acho que a Erika eh a alma do time- nos rebotes e nos lances embaixo na festa ou no jumping. Nao acredito que ela vai deixar o time nesse periodo, onde o time precisa dela!

Acho q o Brasil perde muito sem IZIANE- ela eh uma estrela! Tudo bem, ela teve um mau comeco na temporada, mas tem encontrado o jogo dela no Atlanta. No jogo contra o Minesota nessa noite, ela fez 31 pontos. Acho que o Atlanta tbem precisa dela.

Bem, o Brasil precisa muito dessas duas estrelas!!. Devemos esquecer o passado, e o comportamento da IZIANE- acho que ela precisa ver o q eh bom para a carreira dela e ir ao Brazil defender a nossa selecao!

Anônimo disse...

Alessandra, 36anos Hellen 35anos isto nao tem preco .......pior que tem nas Olimpiadas de 2012, 2o16....Enos que vamos pagar quando vem atao falada renovacao .....