terça-feira, 28 de julho de 2009

Para Tarallo, faltou "confiança"

Pela segunda rodada das oitavas-de-final do Campeonato Mundial Sub-19 Feminino da Tailândia, que está sendo disputado em Bangkok, o Brasil perdeu pela Argentina por 70 a 46 (34 a 24 no primeiro tempo). A cestinha da partida foi a argentina Débora Gonzáles, com 19 pontos. As principais pontuadoras da equipe brasileira foram as alas Joseane Bazílio e Leila Zabani, com nove pontos cada. Com a derrota, o Brasil vai disputar do 9° ao 12° lugares na sexta e no sábado. Nesta quarta-feira (7h30 de Brasília), a seleção brasileira enfrenta a Austrália no encerramento das oitavas-de-final.

— Infelizmente não conseguimos alcançar o objetivo de ficar entre os oito primeiros. Agora vamos usar o jogo contra a Austrália para nos prepararmos para as partidas de sexta e sábado e conseguir a melhor colocação possível. Começamos bem o campeonato, mas fomos perdendo a confiança depois da primeira derrota para a Lituânia. Contra a Argentina, conseguimos reagir e diminuir para três pontos uma diferença que chegou a vinte. Mas as adversárias souberam aproveitar os nossos pontos fracos e venceram a partida — explicou o técnico.

Fonte: CBB

31 comentários:

Sta. Ignorância disse...

Falta de confiança?

Só faltou confiança Tarallo?

Tem certeza disso?

É pegadinha do Malandro né?rs

Espero que a Hortencia, que enquanto jogadora era ferrenha crítica dos técnicos, esteja analisando bem a comissão técnica.

Anônimo disse...

Estas meninas não tem culpa, estão apenas nas maos erradas. Bela explicação Tarallo

Anônimo disse...

NADA DE SURPRESAS...

Tailandia? Time muito fraco.
Tchecas? Sorte do Brasil.
Demais jogos? Realidade.

Anônimo disse...

Tarallo incompetente !!!

Anônimo disse...

É falta de competência mesmo!!!! Acho que agora devemos nos acostumar a disputar a rabeira das tabelas de campeonatos mundiais e olimpíadas.... Do jeito que a coisa anda por ai, das comissões técnica das bases até o adulto, acho difícil ficarmos novamente com a disputa de medalhas no cenário mundial... A Argentina nunca ganhou nada, e de uns tempos para cá tem nos dado um caldo danado!!!!
é realmente uma pena...

Paulista

Anônimo disse...

Esse Tarallo me parece ser mais um desses técnicos "pranchetinha" que hoje populam o universo basqueteiro. São ótimos numa sala de aula mas na hora do vamos ver, de pagar esporro, de se fazer respeitar, deixam muito a desejar. Por que não experimentar o Ferreto na seleção adulta e o Barbosa nas divisões de base?

Basqueteiro... disse...

É meio complicado analisar um jogo apenas pelas estatísticas. Tudo bem que o "play by play" do site da FIBA nos da uma noção realística do jogo.Porém, não deixa de ser apenas uma noção. Por exemplo, não da para saber se um chute de dois pontos errado por uma jogadora foi feito de forma precipitada ou ela apenas errou mesmo. A parte qualitativa do jogo só é perfeitamente sentida quando o vemos ao vivo ou pela telinha da TV.

Claro que vou concordar que não está sendo uma grande campanha feita pela seleção brasileira Sub 19. Muito pelo contrário, a campanha é mesmo desanimadora. Os três últimos resultados foram ruins e o jogo contra as argentinas parece que foi até mesmo medíocre.

Por outro lado, em todos os jogos o Brasil conseguiu momentos de equilíbrio. Contra a Lituânia empatou e quase conseguiu passar no finalzinho. Contra as francesas chegou a passar na frente no segundo tempo. Já contra as argentinas eu não "assisti", mas o Tarallo afirmou que chegou a abaixar a diferença para 3 pontos.

É preciso dar crédito para um trabalho que está apenas começando. Como conseguir resultados expressivos em tão pouco tempo? Como colher bons frutos se ainda começamos a semear novas sementes?

Esperamos tanto tempo pela renovação da CBB e as coisas não mudam de uma hora para outra. É necessário sim, como diz o Bert, "exercitar a paciência". Dar tempo ao tempo. Irmos observando o que já temos de positivo e analisar o que precisa ser mudado. O momento é de (re)planejamento. Não podemos apenas detonar um trabalho que está apenas engatinhando, que está apenas em seu começo.

Muitas questões vêm à tona: Será que este grupo Sub 19 foi acompanhado por algum psicólogo? Tiveram uma preparação adequada (vide seleção australiana e americana, por exemplo)? Fizeram amistosos internacionais de preparação? É um grupo que conhecia competições de bom nível técnico e competitivos?

Mesmo o grupo de Paula e Hortência amargaram 10º e 11º lugares em mundiais da categoria adulta. Demoraram para atingir bons resultados.

Eu, particularmente, dou o maior apoio para este início de trabalho da nova CBB. Não podemos pensar as coisas a curto prazo, à curtíssimo prazo, então...

Já citaram o exemplo do volei várias vezes nesse blog. Se seguirmos o exemplo do volley, quem sabe daqui uns 3 ou quatro ciclos olímpicos, se fizermos tudo direitinho, conseguiremos formar boas seleções de base que nos trarão muitas alegrias. Mas isso só depende do tempo e de muito trabalho MESMO.

SEM CONFIANÇA... disse...

É bem tipica essa conduta do nosso treinador viatalicio de seleções de base e futuro treinador da seleção adulta...
Se perde, a culpa é delas que não fizeram o que ele mandou
Se ganha, é pq foi o trabalho dele que triunfou
A essa hora, ele deve estar grudado na rainha Hortencia, queimando as jogadoras, como fazia nas seleções anteriores com o seu mestre Barbosa.

Anônimo disse...

é só ver q as jogadoras em quadra foram formadas por técnicos q não estão no cenário.
Como pode?
Façam um histórico. Que jogadora tem da MACAU?
Do Taralo?]
Tatiane e Patricia Tássia = Kátia
Leila, Fabiana, Debora e Amanda = Mila
Cristiane = MINAS + Um pouquinho de Taralo
Monica de fora do estado

Cadê?
Coloca quem trabalha!
Se ficar na política ou através de costa quente (Taralo = Loester - Vice Federação)
Macau: afffffffffffffff

Bom,
espero q Hortência veja

Anônimo disse...

Concordo com muita coisa que o basqueteiro escreveu...há de se esperar uma melhora...mas isso perde um pouco a força, qdo nos referimos a sub19...esse grupo já vem junto com essa comissão tecnica desde 2007
No feminino, ouvi um grande treinador dizer, que as atletas jogam, ainda mais nessa idade, pelo treinador.
Teve acomapanhamento psicologico sim...na fase de treinamento...inclusive foi a psicologa que ouviu comentarios das meninas a respeito do treinador e foi contar a ele, como se fosse fofoca...ao inves de tentar buscar o entendimento para o que acontecia...criou um problema e uma mal estar
Na epoca de Hortencia e Paula, as peças foram se encaixando...e tbm não tinham psicologos
Falta é ficar na quadra e extraindo das atletas o refino de suas habilidades e não fazendo coreografia.

Lopes de Sao Bernardo disse...

Gente, da mesma forma que precisamos aprender com a CBV, precisamos aprender cm a Argentina, pois se no masculino ja perdiamos, agora com o femeinino tambem. Eram as maiores "freguesas" do Brasil, que que eles (argentinos" esta fazendo que precisamos aprender urgentemente! Abraço a todos.

Anônimo disse...

engraçado que é só aparecer algum resultado ruim aparecem gente detonando por todos os lados,mas alguem viu a cbb oferecer aos tecnicos e atletas condições ideais para a preparação tipo:excursões com amistosos fortes para que as meninas possam enfrentar adversarios de alto nivel para que elas amadureçam e enfrentem situações adversas e superem essas dificuldades,brasileiro é uma desgraça ,para meter o pau esta em primeiro lugar agora para apoiar e dar as soluções não vejo ninguem se manifestar.O Brasil até hoje não tem vergonha de querer aparecer em cima dos atletas em cima de mundial ,olimpíada ,panamericano dizendo ser o melhor e no entanto nao vemos o apoio que o atleta que rala o dia todo merece ter ...então pessoal em vez de descer o pau nos atletas e dirigentes cobrem dos presidentes das modalidades apoio e investimento nos nossos atletas.elas simplesmente so podem fazer o que é possivel fazer e isso é o reflexo de todo o esporte em geral no brasil.
maria

Anônimo disse...

Não vou aqui falar sobre as atletas e sim a panela que existe nesse Brasil em relação aos técnicos que atuam com nome e não com a competência.
A maioria das nossas atletas não tem fundamento, é so correria.... nossos técnicos precisam mudar de modalidade.....atletismo!?
Vocês acham com o nível que se encontra o nosso basquete adulto feminino, podemos esperar muita coisa destas meninas mal treinadas.
Observamos dias atrás uma matéria aqui no site, onde falava da preguiça dessas meninas, que ficam penduradas em seus notes ou mp1000, em vez de melhorar suas técnicas.
Ta errado moçada, atleta tem que treinar duro, pensar me produzir sempre, ser a melhor do seu pais, lazer é só a noite, isso se não tiver morta de cansada!
Não era o que as nossas grandes jogadoras faziam?
Hortência esta certíssima de acompanhar essas meninas, e ver que pé estão essas comissões técnicas.
Seleção é complicado, nem sempre vai os melhores técnicos e jogadores, jogadoras menosprezando os técnicos, que muitas vezes são obrigado a aceitar acordos para ajudar alguns estados, então temos que suportar o nosso jeitinho de fazer basquete.
Se existe um culpado aqui, foi a antiga administração da CBB que destruiu a comissão campeã mundial com Paula e Hortência. Técnicos egocêntricos, que não se preocupam em formar, e sim explorar as atletas que tem na mão, as mesmas que quando não estão com bom desempenho são mandadas embora sem mais nem menos.
O problema é amplo, e talvez nossa paciência tenha de ser prolongada, pois nada é por acaso, vamos ter que engolir a Argentina e outras seleções ganharem da gente.

Hasta la vista

Anônimo disse...

Não percebo como uma equipa que começa um campeonato do Mundo vai perdendo confiança ao longo dos jogos.
O mais correto é que esse treinador, é muito mau para comandar essa equipa aí.
Dá lugar a outro, imediatamente. Fica muito mal esse tipo de entrevista,essa equipa deveria fazer muito mais, para bem do baskete brasileiro.

Bert disse...

Achei os comentários muito bons aqui.

Realmente é estranho falar que faltou confiança à uma seleção que se apresentou bem num torneio contra seleções adultas (fracas, é verdade!) e iniciou o Mundial com duas vitórias convincentes.

Sei lá, talvez tenhamos superestimado o valor de República Tcheca e Lituânia...

Mas tá bem.

Diz o senhor Tarallo que faltou confiança (da atletas). E da parte dele faltou o quê?

Será que ele é capaz dessa auto-análise?

Aldo SC disse...

Bert, fico feliz em ver comentários como estes postados acima.
Triste com o resultado, quantas vezes foi dito, escrito que o Taralo não é capaz o suficiente para ser técnico da seleção, mas sei que o Carlinhos é bem intencionado, mas carece de certos atributos fundamentais para ser o presidente.
A Hortência, não é e nem nunca teve este perfil de coordenadora, não vamos nos esquecer de tudo que ela fez quando teve oportunidade.
Sobre técnicos formadores concordo e teve outra postagem muito interessante, sobre técnicos de sala de aula me fez pensar e realmente concordar com escrito!
O que adianta ser formado em Educação física mestrado em basquete doutorado na ciência do esporte. Cito como exemplo aleatório.
Temos pessoas capacitadas para dirigir e realmente aprimorar fundamentos do basquete, os de sala de aula podem até auxiliar em funções pré determinadas.
Vou continuar este assunto mais tarde, mas antes gostaria de saber qual é a formação dos técnicos finalista da NBA e da EURO LIGA?
Abraços do amigo e esperançoso
Aldo SC

Anônimo disse...

BOM ENTÃO sr. tarallo tem a palavra....
_ "" ?????..............

Bert disse...

Valeu, Aldo!

Muito bom seu comentário.

Unknown disse...

Sinceramente, não vejo um técnico capaz de conduzir uma seleção brasileira, seja da base, ou a principal. Até existe, no caso da Maria Helena, do Vendra e da Laís. Mas o que realemnte precisamos é de uma voz novo, com novos conceitos, novas idéias.. mas onde achar? Pq não tentar um técnico americano? Acho que seria fenomenal ter alguém, de onde o basquete é respeitado e que sempre está esvoluindo...

Anônimo disse...

E quem iria contratar este técnico?

TO DE LONGE MAS TO DE OLHO... disse...

É uma excelente solução...mas será que se investiria na conteatação de um tecnico(a) estrangeiro, tbm para o feminino?
Acho que o feminino continua sendo a patinha feia de sempre...vai virar cisne se depender de uma geração diferenciada como foi a da Paula e Hortencia...e ai vai aparecer um monte de gente querendo sair na foto.
Precisamos de mais treino e menos coreografia.

Anônimo disse...

técnica formadora e que trabalha muito bem a base é a mila rondom,essa sabe corrigir atleta
e faze-las jogar.mas pq nunca foi valorizada?além de estudar o basquete é excelente dirigente.

Anônimo disse...

Ahhh... se fosse só confiança estariaa bom de mais neh!? Confiança falta nos tecnicos pra convocar outras atletas, dar oportunidade pro Brasil crescer... e acabar com a PANELA!
Não entendo... por ser seleção e ter 12 jogadoras, as 12 deveriam ser do mesmo nível, ou seja, mesmo com as trocas materiam o mesmo nivel e o rendimento seria o mesmo ou melhoraria, será que isso acontece????

Aldo SC disse...

Rodrigo pode até entender da sua boa intenção, mas em minha opinião isso não daria certa, pois o estilo de jogo americano não combina com um trabalho de reestruturação.
Copiar a Argentina, isto é um problema de geometria. Pois administrar um território com dimensões continental não é tão simples assim, e não podemos deixar de fora partes importantes do País
Tivemos e com certeza temos jogadores (as), com potencial acima da média, mas a tal FILOSOFIA , é que me preocupa, vejamos quem são os formadores de ATLETAS, a letra bastão é para explicar que ser atleta não é só uma questão de talento, pois vimos recentemente que isso às vezes atrapalha!
Temos que dar condições aqueles que trabalham e realmente tem condições de fazer a tal mudança.
Com certeza isto poderia causar polemica, pois o monopólio iria ACABAR, sabemos de profissionais com grande capacidade para tal desenvolvimento, e sem essa de sangue novo, pois o novo tem que ser a FILOSOFIA, não se pode abrir mão da EXPERIÊNCIA.
Temos que dar equilíbrio, juntando tudo o que há de melhor e sem vaidade sem vergonha de aprender.
Bert gostaria muito se você com seus colaboradores pudessem abrir um debate sobre o assunto,
Abraços do ainda esperançoso
Aldo SC

Anônimo disse...

Teem clubes que recebem verbas do governos e até mesmo da prefeitura local, mas são mau administrados e q talvez nem chega p essas atletas, tenho certeza se essa pessoa que reclamou das atletas ficarem em seu pc dessem uma vida de atleta dignas elas estariam sim com maior desempenhos,pq atletas de base são fundamentais p o amanhã.

Anônimo disse...

Acredito que a contratação de um técnico americano pode ser uma boa solução. Iriamos aprender muito com eles, principalmente no que está relacionado a defesa. Acho que seria uma boa experiência. Porque não vejo nenhum técnico brasileiro em atividade com qualidade. A Mila Rondon é da mesma filosofia do Bassul, então, não tem nada de espetacular, como a Branca precisa evoluir. Ou então, pq não resgatar um Miguel ou Maria Helena?

Anônimo disse...

NECESSITAMOS DE PROFISSIONAIS

Quando aparece jogadoras (es) com talento e diferenciadas (os) que não são formados pelos técnicos de base de respectivos clubes; tratam a maneira de prejudicar a carreira dos talentos recém chegados para não atrapalhar o famoso desempenho (panela) das crias deles como eles falam ou por troca de favores.

Houve casos de calúneas em contra de jogadoras (es) e que ainda mantém vivas as perseguições pelo medo de que as talentosas (os) voltem novamente e ocupem o lugar de destaque em algum clube ou na seleção.

Panelas de clubes, técnicos, familiares, amigos e árbitros involucrados.

Quando as crias dos famosos técnicos defendem o Brasil em campeonatos difíceis; apresentam o que vemos.
Gostam de aparecer quando ganha os jogos fáceis.

A princípio deveria procurar profissionais honestos e capacitados para trabalhar com a juventude.
Quantos talentos pararam de jogar por falta de profissionalismo?

Esta seria a formação da base para resgatar frutos.
Brasil tem poucos talentos e algumas são prejudicadas injustamente por estes ilustres profissionais.

Anônimo disse...

Sem citar nomes, mas tem muita jogadora com mais de 1,95 que passou pelas mãos da Mila e da Macau e que não aprendeu nada!!! Não sabe se posicionar na quadra!!!
Então pelo amor de Deus, elas são formadoras de que, de opinião???
Quem sabe formar jogadora é a Lais e a Heleninha!!!!
O Miguel sabe "montar" time, mas é melhor do que está ai, que nem isto consegue....
Falam tanto de contratar um estrangeiro, mas se for igual ao Moncho, é melhor não!!!! E qual técnico americano de ponta iria querer trabalhar no Brasil? Qual o custo mensal do salário dele???
Temos que popularizar o basquete novamente!!!! Vamos gastar dinheiro com quadras, centro esportivos, formação de atletas e técnicos, e cobrar o retorno de tudo isto!!! E tem que ser com quem está realmente com vontade de trabalhar, e não em aparecer!!!
O Bassul é uma das minhas maiores decepções!!!! E o outros que estão por ai ainda são crias do Grego!!!! Vamos mudar isto quando? Quando ficarmos 12 anos sem participar de uma olimpíada e disputarmos as rabeiras no mundial, igual ao masculino???

Paulista indignada!!!!

Anônimo disse...

Voto em Guilherme Vos do Rio de Janeiro ele está com meninas em todas as categoris , e trabalhando no Rio

Anônimo disse...

MILA ESTUDA O QUE?
NEM FORMADA EM EDUCAÇÃO FISICA É!
POR ISSO SAIU DA UNIMED,

Anônimo disse...

Ao anônimo de cima, fui averiguar a informação e realmente é verdade, ela é formada em Psicologia e tem CREF.
Aí aproveitei e pedi o currículo... só vou colocar dos campeonatos estaduais como TÉCNICA (como assistente também exclui) porque senão fica muito grande e nem caberia neste espaço:
Campeã Paulista nas seguintes categorias:
Mini - 94, 95, 96 e 97 (4 títulos)
Mirim - 96 e 97 (2 títulos)
Infantil - 96, 97 e 99 (3 títulos)
Infanto - 01, 06 e 08 (3 títulos)
Juvenil - 02, 03, 04, 06 e 07 (5 títulos)
São 17 títulos estaduais!! Se precisar de mais informações posso conseguir para você ok? E se vc encontrar algum técnico por aí com um currículo próximo a esse gostaria que me avisasse...