quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Brasil estreia contra Chile amanhã no Sul-Americano Sub-17

20091022_84908_2210_gde A seleção brasileira sub-17 feminina, patrocinada pela Eletrobrás, estreia nesta sexta-feira (23), às 20 horas de Brasília, contra o Chile na segunda rodada do 15º Campeonato Sul-Americano da categoria. A competição está sendo disputada no Ginásio de Puente Alto, no Chile, e vai até a próxima quarta-feira (28). O Brasil enfrentará também o Paraguai (sábado), Colômbia (domingo), Equador (segunda), Venezuela (terça) e Argentina (quarta).
 
A delegação nacional está no Chile desde sábado (17) e venceu os dois amistosos que disputou em Santiago: 70 a 67 contra as chilenas e 65 a 64 sobre a Venezuela. Para o técnico Norberto “Borracha”, esses jogos foram fundamentais para dar experiência e motivação às atletas, que já respiram o clima de uma competição internacional.
 
— Usamos as doze jogadoras nas duas partidas e elas ganharam mais confiança para a estreia. Não foram jogos fáceis, e isso é bom, pois deixa o grupo alerta para a competição. O nosso primeiro adversário, o Chile, é um time não muito alto, mas que marca com muita agressividade e valoriza bem a posse de bola — disse Borracha.
 
Sobre o Sul-Americano, Borracha prevê um bom nível técnico e equilíbrio entre as equipes.
 
— Tivemos a chance de observar os adversários pois folgamos na primeira rodada. O que percebemos foi que os países evoluíram e as atletas estão um pouco mais altas. Acredito que a equipe que marcar melhor vence a partida — concluiu o técnico.
 
Pelo regulamento do Sul-Americano, as sete seleções se enfrentam entre si, sendo campeã a que somar o maior número de pontos. A competição classifica as três primeiras colocadas para a Copa América / Pré-Mundial Sub-18 de 2010.
 
BRASIL
4- Michelli Trentini; 5- Carina Martins; 6- Jennifer Sirtoli; 7- Fabiana Silva; 8- Gabriela Borges; 9- Aruzha Lima; 10- Mariana Lambert; 11- Isabela Costa; 12- Damiris Amaral; 13- Aline Gomes; 14- Erika Leite e 15- Júlia Alves. Técnico: Norberto “Borracha”.
 
CHILE
4- Francisca Pino; 5- Márcia Alvarado; 6- Fernanda Arias; 7- Fernanda Santander; 8- Javiera Leyton; 9- Ada Mora; 10- Rocio Archuch; 11- Fernanda Aburto; 12- Yaricel Alvarez; 13- Francisca Solis; 14- Videla Uribarri e 15- Daniela de La Riberas. Técnico: Cristian Santander.

3 comentários:

Anônimo disse...

vai uma ideia, porque não colocar a seleção sub 19 para disputar a liga nacional?

Anônimo disse...

Seria uma boa para dar incentivo para essas meninas .. mas elas estao jogando paulista ,n estao ??
Seria inviavel

Paulinho disse...

Eu acredito que poderia ser formada uma equipe de jovens que saíram das seleções de base recentemente e ainda não tiveram espeço em clubes e muito menos na seleção adulta. Tem tornado-se cada vez maior o número de atletas que são destaques nas seleções de base que param de jogar ao chegar na categoria adulta.

É preciso sim, que algo seja feito, ainda esse ano, para melhorar essa transição de categorias e mudar esse quadro deprimente para o basquete feminino.

Montar uma equipe com jovens de até 22 anos para a Liga Nacional seria uma grande iniciativa.