quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Adriana Santos encerra carreira de atleta e inicia novo ciclo no projeto da Unimed

Adriana Santos Nesta terça-feira, Adriana Santos, medalha de ouro no Mundial (94), encerra sua brilhante carreira de atleta no basquete e assume, a partir de janeiro, uma nova função no Projeto de Basquete da Unimed, a de técnica das categorias infanto e juvenil de basquete feminino.

Adriana acumula títulos em uma carreira vitoriosa. Frequentou a seleção brasileira desde as categorias de base. Esteve presente nas conquistas mais expressivas da geração Paula e Hortência (ouro no Pan-1991 e Mundial-94; prata olímpica em Atlanta-96); e seguiu no grupo que conquistou o bronze, em Sydney-2000. Em 2002, após o Mundial da China, optou por afastar-se da seleção.

Pelos clubes, Adriana construiu uma carreira de respeito dentro do Brasil, defendendo grandes equipes. Por quase sete anos na Europa, a jogadora se firmou no basquete francês e teve destaque em uma temporada na Espanha. Na França, conheceu o marido, Virgil, preparador físico de sua antiga equipe.

Em 2006, já pensando em encerrar a carreira, voltou ao Brasil para realizar um sonho: voltar a defender a cidade de São Bernardo, onde nasceu, no Campeonato Paulista.

Após a passagem por São Bernardo, Adriana foi mãe. A pequena Luiza está, hoje, com dois anos e meio. Adriana freqüentou e escola de técnicos naFrança Brevet d'Etat e Centre Regional d'Education Physique et Sportive "CREPS DE TOULOUSE", mas a saudade das quadras logo falou mais alto; e, no início do ano, a ala não conseguiu recusar um convite para recuperar a forma num time da segunda divisão da França (o Istres), pelo qual se manteve em atividade até o final de abril.

Terminada a temporada, Adriana amadureceu a decisão de retornar ao Brasil. Vários fatores pesaram na decisão, mas a saudade da família foi o principal.

Em 2008, Adriana veio para Americana e integrou a equipe de basquete feminino da Unimed e disputou o Campeonato Paulista e Brasileiro de 2008 e 2009.

Com o término do Campeonato Brasileiro em janeiro deste ano, Adriana, que já tinha planos para sua carreira,  analisou uma oportunidade oferecida pela Unimed. A de iniciar uma nova carreira como técnica no Projeto de Basquete Feminino que a Unimed mantém desde 1998 e, desta forma, transmitir seus conhecimentos a esta geração de meninas, além, é claro, de continuar no esporte que tanto ama.

Para Adriana, a decisão foi muito difícil “encerrar a carreira é muito doloroso para qualquer atleta, e pra mim não está sendo diferente, ainda mais pra mim que estou há vinte e cinco anos jogando basquete. Mas agora, estou muito feliz em assumir esta nova função na Unimed, que tem um projeto muito bonito e bem estruturado e, é muito bom poder fazer parte disso. Este é um novo ciclo que inicio na minha vida e vou aprender muito nesta nova jornada. Eu tenho muita coisa positiva para poder passar para estas meninas. Tudo o que eu aprendi, meu conhecimento e minhas conquistas, transmitirei a elas. Estou muito feliz por ter assumido este desafio na minha vida”.

Apesar da grande experiência no basquete, Adriana disse que vai estudar muito e está se preparando para esta nova função “eu já tinha isso na minha cabeça há algum tempo, sabia que isso ia acontecer. Tudo o que eu consegui lá fora, na França, vou transmitir a elas. Eu sempre fui muito interessada no basquete e tenho muito material didático adquiri na França. Fora a experiência de jogo que adquiri. Lá, se estudava o jogo e o adversário”.

Adriana também está confiante no apoio que receberá “vou aprender muito com o Zanon e esta proximidade me deixa confiante. Estou encontrando minha filosofia de trabalho para poder passar meu conhecimento para estas atletas, mas vocês verão que minhas equipes vão ter a cara da minha filosofia”, concluiu ela.

15 comentários:

Anônimo disse...

Hortencia,convoca a Adriana para assumir o lugar da Janeth.Ela ja tem especialização em basquete e é nova.

Anônimo disse...

Mas nunca trabalhou, o que é bem diferente...jogar é muuuito diferente de ser técnica.Espero que ela não estrague as jogadoras que estão sendo formadas em Americana, um dos únicos centros que formam jogadoras no Brasil, devido a sua inexperiência.

Anônimo disse...

Assim como a Adriana, outro icone do basquete femino esta se despedindo das quadras. Trata-se do nosso QUERIDO CHICÃO QUAGLIATO, o conhecido PAItrocinador do time de ourinhos que confodencio que esta se aposentando do basquete. Obviamente esta decisão tem muito a ver com o campeonato que esta se encerrando, aqui vai no meu entender algumas razões: o descaso com que é tratado no monstrinho (Chega as 5 da tarde pra ver o jogo as 8 e tem sua visão encomberta por torcedores sem que o pessoal do ginasio tome qualquer providencia), a falta de vontade de algumas jogadoras (Karen, Mama, Karina...........) a falta de iniciativa do tecnico e etc. È uma pena porque ele saindo, deve ter a companhia de outros dirigentes. ACHO QUE HOJE É A ULTIMA PARTIDA DO BASQUETE PROFISSIONAL DE OURINHOS.
Ass. TEC.

Anônimo disse...

mas pera aii, se a Adriana vai ser tecnica das equipes infanto e juvenil de americana,o que vai fazer a Senhorita Anne Sabatini???Será tecnica de qual categoria?? Ela que se beneficiou,propositalmente ou não com a saída da Mila para assumir o posto de tecnica das respectivas categorias vai ficar de fora?? A roda gigante gira,um dia se esta por baixo e outro por cima,palavras não tem elastico,uma vez que se fala,ta falado,mas as ações,essas sim voltam..Aqui se faz,aqui mesmo se paga...

Anônimo disse...

Quero só recordar Deus tarda mas não falha Anne fez feio com a técnica Katia lembra da ......depois com a excelente técnica Mila Rondom e agora........Parabéns Adriana torço muito por vc; simples e humilde era o que estava precisando.

Anônimo disse...

Anonimo das 9:22, não existe só Americana como Centro de Treinamento e Formação de Atletas, vc sabe me informar se Americana disputa o Campeonato da federação Paulista?contra quem???????????? A Anne puxou o tapete da Mila e agora o Ricardo Milina tirou o tapete dela que estava na hora.Tenho certeza que a Adriana é simples, humilde e aprendeu muito agora chegou a hora de colocar em prática. Parabéns ADRIANA

Anônimo disse...

Parabéns Adriana, torço para que vc coloque sua filosofia e tenho certeza que todas as atletas irão ganhar com isso pois vc conhece tbem o lado atleta,sempre que pude acompanhei seus jogos em várias cidades vc sempre deu o melhor de si Americana estava precisando dar esta reviravolta.

Anônimo disse...

é anne puxou o tapete da mila e deixou a linha solta né,ai veio outra viu a linha e disse é essa mesmo que quero derrubar.aqui se faz aqui se paga.

Anônimo disse...

Nossa anônimo 10:21 até eu queria ter oportunidade de puxar esta linha pois ela foi ridícula de ter feito maldade com a Mila.

Anônimo disse...

Chocante Adriana iremos voltar a ter jogos muitos competitivos como a era da Mila.

Anônimo disse...

DRI
SUCESSO PRA VOCE
ESTAREMOS ACOMPANHANDO

Anônimo disse...

Essa linha tem muita gente aqui em americana que queria puxar a tempo,pois o que fizeram com a mila foi pura covardia ,mas o tempo diz tudo.E graças a deus a mila voltou para o basquete e tem muita gente querendo voltar a equipe dela.E o numero de meninas querendo fazer teste com essa grande profissional esta deixando muito tecnico apreensivo.

Anônimo disse...

Entao a Anne pensava que tava com a corda na mão e agora só com a categoria mirim??????? KKKKKKKKKKKKKK

Anônimo disse...

A mila em barueri?vou pra lá pois ela é sensacional e merece tudo de bom ela é profissional e eu amo seu trabalho.

Anônimo disse...

A mila em barueri?vou pra lá pois ela é sensacional e merece tudo de bom ela é profissional e eu amo seu trabalho.