segunda-feira, 26 de abril de 2010

Hortência defende proximidade com empresários de atletas da seleção

Manter um bom relacionamento com os empresários das jogadoras da seleção brasileira é essencial. Essa é a opinião da ex-jogadora Hortência, diretora de seleções femininas da Confederação Brasileira de Basquete (CBB), que costuma encontrar e trocar e-mails com os agentes.

"Nós falamos com os empresários de atleta. Na minha época, não tinha isso, mas agora existe. Eu não falo só com as jogadoras. Temos que fazer também essa interação com os empresários. Nós temos essa relação. Ela é necessária, saudável e você precisa dela", disse Hortência.

Boa parte das principais jogadoras brasileiras é representada pela Agência Prodep, do espanhol Nicolas San José Garcia, entre elas estrelas como Érika e Iziane. Colaborador da empresa europeia no Brasil, Fábio Jardine tem um relacionamento próximo com a CBB.

Em busca de um novo treinador para a seleção feminina, Hortência excursionou pela Europa antes de contratar o espanhol Carlos Colinas para suceder Paulo Bassul. Em sua passagem pelo continente, a ex-jogadora consultou os empresários Nicolas San José Garcia e Fábio Jardine sobre o assunto.

"O Nicolas e o Fábio são meus amigos. Acabei de receber um e-mail do Fábio. A gente conversou, sim. Nos encontramos lá, sim. Mesmo porque o Nicolas e o Fábio são agentes da Érika, da Franciele, da Iziane... Mas não falamos só com eles, falamos com todo mundo, até com gente da Fiba (Federação Internacional de Basquete)", disse.

Afastada da seleção brasileira desde que se desentendeu com o técnico Paulo Bassul no Pré-Olímpico de Madri-2008, Iziane voltou a ser convocada para a Copa América do ano passado após intervenção de Hortência, mas recusou o chamado para defender o time nacional.

Compatriota de Nicolas San Jose Garcia, Colinas confirma que tem contato com o empresário. "É um dos muitos agentes que atuam na Espanha. Eu o conheço como conheço diversos outros agentes, não porque é o agente da Iziane. No mundo do basquete, há um contato direto entre técnicos, empresários e jornalistas", afirma.

Antes de ser apresentado, Colinas conversou com Iziane e Érika, que não veste a camisa da seleção desde 2006. Em contato com o europeu, as duas jogadoras representadas pela Agência Prodep se comprometeram a retornar ao time nacional para a disputa do Mundial da República Tcheca, de 23 de setembro a 3 de outubro.

Fonte: Gazeta Esportiva

17 comentários:

Anônimo disse...

Os clubes não têm dinheiro nem para pagar as jogadoras e a dona
Hortencia ainda acha que é interessante falar com os agentes.
Interessante para quem? Acorda
Hortencia,va procurar dinheiro no
Ministerio do Esporte para injetar nos clubes que la na frente,voce tambem pode ganhar algum.

Anônimo disse...

Agora eu vi como vai piorar o basquete feminino brasileiro,por que estes agentes que tambem conheço só visam dinheiro e fecham contratos rápidos com os clubes,colocando medo em suas atletas dizendo que nenhum outro clube quer,é só ver onde a Fran Joga,2ªDivisão da liga Espanhola,sendo que poderia jogar a 1ªDivião na Espanha,França Itália,e quando as jogadoras tem problemas com os clubes estes agentes somem.Na verdade estes agentes trabalham para os clubes,abre o olho Hortência.

Anônimo disse...

o que sera que a hortencia acha da iziane? a salvadora da patria?Ou ela mesmo se acha ?Deus me livre quanta protecao para uma criatura tao indisciplinada.vamos valorizar as novas promessas que estao ai no basquete brasileiro.o colinas so avaliou por um jogo?socorro o brasil ta mal das pernas e de dirigente.

Anônimo disse...

Hortencia ridicula.
O q. vc ta querendo com esse papo de conversar com agentes, e pra variar tem um espanhol.
sera q. basta as jogadoras q. estao no exterior pra formar uma seleção.
Desde q. assumiu na CBB o q. vc fez pelo basquete a nao ser viajar e falar com estrangeiros???
O q. o basquete nacional esta precisando é de incentivo, e de profissionais q. tenham interesse realmente pelo basquete e nao de se promover, para nao cair no esquecimento, como é o seu caso.
Quantos jogos vc assistiu em quadra desde q. esta na CBB ?
Contratar um tecnico pra ficar dentro de aviao vindo e indo toda semana, sera q. é assim q. ele vai treinar o time.
Pense bem, ainda ha tempo, olhe para as jogadoras q. estao no Brasil, pq sao elas o futuro do basquete nacional pq as q. estao no exterior ja estao quase encerrando carreira,
Nao esqueça nunca sua origem, voce é rainha e nao precisou de um estrangeiro para tal.

Anônimo disse...

Uma dirigente de Confederação de qualquer modalidade esportiva admitir que é "amiga" e escuta opinião de empresários é o fim da picada!
Hortência cada dia que passa envergonha mais nosso basquete e apaga tudo o que construiu como atleta.
Péssima dirigente, totalmente despreparada para o cargo! Quer ficar em evidência todo o tempo e faz de tudo para isso...
Valores simplesmente não existem, ou melhor, existem sim os financeiros! Porque os morais nem pensar!
Pergunta para pensarmos, o volei cresceu barbaridade nos últimos 10 anos. Alguém aqui sabe o nome dos diretores das seleções???? Não, porque são pessoas comprometidas, que trabalham e não aparecem.
O Presidente comprou gato por lebre - achou que estava trazendo alguém que ia usar o nome em prol do basquete e está usando o basquete em prol do seu nome...

Anônimo disse...

PROMISCUIDADE ASSUMIDA...
Nossa brilhante diretora, que acha que está acima do bem e do mal admite publicamente sua amizade e o hábito de ouvir "conselhos" de empresários das atletas.
Até quando vamos ser obrigados a ler tantos absurdos e tudo ser visto como natural?
Deixaram alguém totalmente sem discernimento sobre o que é certo ou errado virar dona do basquete feminino nacional...

Anônimo disse...

Não posso dizer quem sou, mas estava em Madrid e vi o jeito que o Nicolas falou irritado com o Paulinho num restaurante após o jogo em que ele brigou com a Iziane.
Ele disse "Você não pode tratar uma ESTRELA desse jeito e isso não vai ficar assim".
Agora com essa entrevista da Hortência fico triste de ver como pode um empresário interferir nas coisas da nossa seleção dessa forma.
Uma coisa é o empresário cuidar dos interesses das atletas com os clubes, mas seleção não pode ser assim...

Anônimo disse...

"falamos com todo mundo, ATÉ com gente da FIBA"
Alguém aí na CBB por favor - curso urgente sobre atribuições de um dirigente para a Hortência!
Falar com a FIBA é OBRIGAÇÃO, porque ela cuida dos interesses do basquete mundial.
Falar com empresário deve ser PROIBIDO! Ele cuida do próprio bolso e portanto vai fazer de tudo para favorecer suas "clientes". Era o que nos faltava ver nossa seleção conduzida por esse tipo de interesses...
CBF fala com FIFA e clubes para acertar vinda de jogadores, não fala com empresários!
Que incompetência! O pior é falar sobre o assunto como se fosse a coisa certa a se fazer...

Anônimo disse...

Se eu achasse uma lâmpada mágica e tivesse 3 desejos eu gastaria um pedindo para que a Hortência voltasse a ter 25 anos e pudesse jogar pela seleção.
Isso resolveria 2 problemas de uma vez só! Melhorava a seleção e tirava ela desse cargo que não tem nenhuma condição de ocupar.
Tem hora que dá vergonha de ler as coisas que ela fala.

Anônimo disse...

Hortência, Iziane Castro, Sarney , Carlinhos, são todos "farinha do mesmo saco" que vão DESTRUIR o basquete feminino brasilero em troca de sua propria ganância. Se merecem todos!!Se a "rainha"tivesse vergonha na cara estaria utilizando sua excelente imagem como jogadora que foi para buscar verba e patrocinio aos clubes , para que não precisassemos mais ouvir relatos como aquele da base do Barretos, mas não tem tempo, pois tem que "jantar" com empresários espanhóis.E o pior que ela acha isso "normal".

Anônimo disse...

Agora a dona Hortencia começou a falar algumas verdades, entre elas está o fato dos empresários (principalmente o da Iziane) literalmente mandarem na seleção feminina de basquetebol. Nessa relação que ela diz que é saudável, vemos o seguinte: O empresário cada vez mais rico e poderoso, pois coloca suas jogadoras na seleção independente do mérito delas, as jogadoras sabendo disso, optam por treinar cada vez menos, e acabam não respeitando hierarquia no grupo, isso com relação as próprias colegas e ao coitado do técnico "O VERDADEIRO BOBO DA CORTE". Como vamos conseguir construir uma equipe de verdade que possa jogar coletivamente se nossa Gerente maior IGNORA esses valores, pois só pensa em si mesma e individualmente???

Anônimo disse...

AÍ, COMO EU GOSTARIA DE VER A BRILHANTÍSSIMA PAULA NO CARGO DA HORTÊNCIA.... GARANTO QUE AS COISAS JÁ ESTARIAM BEM MELHORES...

Anônimo disse...

Acho que aqui no Brasil,os clubes
têm que abolir esses mercenarios
que se intitulam agentes ou
empresarios.O que essa raça quer é dinheiro no bolso.Concordo plenamente com o anonimo das 14.56
pois a Paula pelo que me parece tem
muito mais credibilidade que a Hortencia.È mais idealista e menos
mercenaria.

Anônimo disse...

OS CLUBES BRASILEIROS JA ESTAO VACINADOS CONTRA ESSES OU MELHOR ESSE EMPRESARIO,Q SE DIZ O ESPERTO ACORDA MENINAS TO SABENDO Q TEM TIME Q QUANDO FICA SABENDO Q TAL JOGADORA TEM FULANO DE EMPRESARIO O TIME NEM VAI ATRAS OU SEJA ESTAO SE QUEIMANDO A TOA

Anônimo disse...

Eu só queria que o Nicolas Garcia desse uma pequena visita aqui no Brasil ai ele iria aprender a fazer os outros de bobo.

Anônimo disse...

É ótimo ver que as pessoas realmente se importam com a seleção, são apaixonadas pelo esporte e se importam com o que acontece. Por outro lado, todos que emitiram alguma opinião sabem que os problemas do basquete brasileiro vem de muito longe. Assumir a seleção neste momento, com todas as dificuldades que terá que enfrentar é uma atitude de coragem, não é fácil. É preciso dar tempo para as coisas mudarem. Nada vem de um dia para outro. A Hortencia, pela sua história no basquete, merece confiança e tempo. E, quanto aos agentes, lembrem-se que em todos os setores existem pessoas boas e ruins, e neste caso, posso garantir, são pessoas apaixonadas pelo basquete e que tem contribuido muito para a profissionalização das atletas, na postura, conduta, vida pessoal. Infelizmente, os exemplos que as pessoas tem quando se fala em agente são os piores, mas não é este o caso. Pelo contrário. Mas, não vou me estender aqui. Não existe nenhum problema em emitir uma opinião, mas é preciso saber o que diz, pesquisar, conhecer, ter bom senso. Se você quer que sua opinião seja levada em conta e contribuir para o bem do esporte, faça melhor, pergunte antes de atirar! abraços

Anônimo disse...

FABINHO

O ANONIMO DAS 18,52,VOCE NO MÍNIMO DEVE SER AGENTE OU DOS SEUS REPRESENTANTES NO BRASIL.O BASQUETE FEMININO VEM SIM DESDE HÁ MUITO TEMPO DIFICULDADES,MAS NUNCA AQUELES QUE CONSEGUIRAM MANTER O BASQUETE FEMININO AINDA ENTRE OS QUATRO MELHORES DO MUNDO FORAM TÃO DESRESPEITADOS PELA DONA ARROGANCIA HORTENCIA,COM O TOTAL APOIO DESTE OMISSO PRESIDENTE NUNES,QUE REPRESENTA O VERDADEIRO QUE É O SR.BRUNORO.DEVEMOS RESPEITAR O TRABALHO DOS AGENTES,MAS A CBB FICAR REFEM, É O FIM!!!