segunda-feira, 26 de abril de 2010

Iziane vai trocar o ‘Izi Effect’ pelo ‘Efeito Colinas’?

IMG_1289 Durante a semana, repercutiu a reposta de Iziane a um questionamento da Folha de São Paulo. Perguntada sobre o que poderia aprimorar em seu jogo para o Mundial da República Tcheca, a cestinha citou seu arremesso de três, antes de tudo. Segundo Izi, na EuroLiga, seu aproveitamento teria sido de 40%. Mas o Bala e os leitores logo notaram que ela havia arredondado ‘discretamente’ o número original: 30,8%.

Instigado pela confusão de Iziane, fui checar como andou o aproveitamento da maranhense no fundamento nos últimos anos. Retirei da análise torneios muito curtos  como a rápida passagem da brasileira no russo Spartak em 2007 ( 0% em 3 jogos) e no Pré-Olímpico Mundial (2008), antes do choque com Bassul (ótimos 64% em 3 jogos).

Constatei  que há alguns anos Iziane não alcança os referidos 40%, sua melhor marca, registrada por duas vezes: no Nacional de 2007 (por Ourinhos) e na EuroLiga de 2006 pelo Praha, da República Tcheca).

Nas demais ocasiões, a porcentagem esteve abaixo disso.

Seguem os números:

Liga Espanhola 2001/2002 (Yaya)

30,0%

WNBA 2002 (Miami)

5,9%

Mundial 2002 – China (Brasil)

14,3 %

EuroCopa 2003 (Aix)

34,3%

WNBA 2003 (Phoenix)

29,6%

Liga Espanhola 2003/4 (Avenida)

31,9%

Olimpíadas 2004 – Atenas (Brasil)

33,3%

WNBA 2005 (Seattle)

33,3%

EuroLiga 2006 (Praha)

40,0%

WNBA 2006 (Seattle)

38,5%

Mundial 2006 – São Paulo (Brasil)

37,0%

EuroLiga 2006/7 (Riga/Hondarribia)

23,3%

Liga Espanhola 2006/7 (Hondarribia)

31,6%

WNBA 2007 (Seattle)

38,5%

Nacional 2007 (Ourinhos)

40,0%

WNBA 2008 (Atlanta)

30,9%

EuroLiga 2008/9 (Villeneuve)

19,0%

Liga Espanhola 2008/9 (Extrugasa)

36,4%

WNBA 2009 (Atlanta)

34,2%

EuroLiga 2009/10 (Wisla)

30,8%

 

Aproveito a oportunidade para lançar um desafio: Registre na caixinha de comentários o seu nome e palpite para a porcentagem de aproveitamento de Iziane no Mundial da República Tcheca. Conheceremos a aposta certeira em setembro. De preferência, com um vigoroso Efeito Colinas sobre os números da cestinha.

23 comentários:

Anônimo disse...

O mais engraçado é ver que os melhores aproveitamentos dela nos 3pontos foram com o próprio Bassul...
40% em Ourinhos
64% em Madrid
Apesar dos "pegas" entre os dois pelo menos o Bassul conseguia diminuir as precipitações dela...

Bert disse...

Irônica coincidência mesmo, Anônimo.

Anônimo disse...

SÓ NÃO ENTENDI PORQUE O COLINAS FALOU COM A ÉRIKA RÀPIDAMENTE,SE ELE ESTAVA NA ESPANHA E A ÉRIKA TAMBÉM,INCLUSIVE NA FINAL FOUR.TEVE TODO O TEMPO DO MUNDO.E PORQUE SÓ SE FALA QUE A ÉRIKA VAI CHEGAR ATRASADA NA PREPARAÇÃO SE JOGA NO MESMO TIME DA IZIANE NOS ESTADOS UNIDOS.ME RESPONDA POR FAVOR BERT.

Anônimo disse...

Ela deve estar com saudades do paulo bassul pois parece piada para ela ,pois exatamente o unico titulo que ela tem os melhores rendimentos e quando mais conseguiu render foi com o paulo bassul.saudade doi ne iziane.

Anônimo disse...

iziane eu chutar quantos porcentos vc vai fazer ja te digo:ZERO porque vc na selecao eu vou te secar.kkkkk

Unknown disse...

Aproveitamento de 15% no máximo.

Anônimo disse...

Para quem conseguiu fazer a CBB trocar o treinador da seleção, atingir 40% de aproveitamento nos 3 pontos é moleza. O treinador vai ensaiar várias jogadas para ela conseguir seu objetivo e as outras quatro coadjuvantes vão jogar em função de dar assistências para nossa estrela.

O resultado do jogo? Não importa

A classificação do Brasil na competição? É de menos.

Melhorar a porcentagem dos 3 pontos da nossa cestinha é prioridade absoluta

Lucas O. disse...

Com 30,8 de aproveitamento, a Iziane chuta pior que muitas do Paulista: Babi (50), Helen (46), Isadora (42), Lilian (42), Chuca (41), Ângela (41), Bethânia (38), Kátia (38), Gigi (36), Gattei (33), Tayara (32) e ... Palmira (31).

Anônimo disse...

izi vai ir mto bem na Rep. Tcheca!
boa sorte a ela e ao Brasil!!

Anônimo disse...

Vamos ver: se ela chutar 14 bolas de 3 pontos, deve acertar umas 5 cestas por jogo. Isso dá: 40%, só não sei quantos pontos o Brasil vai levar em contra-ataque por conta disso, mas isso não importa.

Anônimo disse...

Poxa vida gente, o sonho da Izzy é ser a melhor atleta do mundo.

Se algum anjo conseguisse fazê-la entender a fórmula secreta através da qual as melhores atletas são eleitas na WBNA, Euroliga, Olimpíadas e Mundias:

EF= PT + RB + AS + BR + TO - (arremessos errados + BP)

Deixa pra lá acho que a Izzy não deve ter sido boa aluna em matemática e também não deve ser lá essas coisas em interpretação de textos.

Anônimo disse...

O quanto de pontos vamos tomar de contra ataque realmente não importa, aliás a seleção BRASILEIRA e o Brasil não importa para essa garota, como já deixou claro MILHÔES de vezes. O importante é ela aumentar suas estatísticas pessoais. Eu só gostaria de entender o que leva uma comissão técnica e uma diretoria dar moral a uma criatura dessas,sinceramente isso é até triste, quem já viu Paula como uma leoa defendendo a camisa da seleção e o nome do BRASIL, ter que ver a mesma camisa com uma jogadora como essa tal de Iziane é de largar mesmo de vez o basquete feminino brasileiro.
PARABÉNS PELO TRABALHO HORTÊNCIA!!

Anônimo disse...

Anonimo 13:22 a Izzy também não foi boa aluna em História do Brasil (pois é amiguinha e garota propaganda do Sarney) , não foi boa aluna de Moral e Civica ou Estudos Sociais (não aprendeu a respeitar seu país e seu povo)e também nunca ouviu falar do ditado que "educação se traz de casa" (pois ainda não aprendeu a respeitar os professores, treinadores e coleguinhas de trabalho e profissão.) Na verdade acho que a Izzy não foi a escola, KKKKKKKKKKK!!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

anonimo das 13:29 ta certissimo

vergonha ver a " mesma" camisa da magic, com a iziane, pra amenizar as duas bolinhas( oo) do (8)oito poderian ser na horizontal pq é assim que ela respeita a camisa da seleção oo( zero)
e as 4 companheiras em quadra, pq qdo ganhar "FORAM AS BOLAS DA IZI" qdo perder foram as 4 burras que não passaram MAIS BOLAS PARA ELA.
SOCORRO

Anônimo disse...

Bert,


Fiquei curioso para saber qual o percentual de eficiência da Iziane nesses campeonatos. Em muitos casos, teve desempenho acertos - erros = zero.

Ou seja melhor que não tivesse em quadra.

Anônimo disse...

A Iziane é uma jogadora alta e atletica, mas não não pega rebotes, é rápida e agil, mas não defende, é habilidosa, mas não dá assistências, tem bom arremesso mas força tanto que tem bolas que não batem no aro.

Ou seja, tem todas as condições para ser uma grande atleta, mas a sua "cabecinha" a faz acreditar que sua única função importante num jogo é arremessar e infiltrar, por isso ela concentra todos seus esforços nessa função, tornando-se assim uma atleta medíocre.

Anônimo disse...

SOU MUITO MAIS A FERNANDA BELING....

Anônimo disse...

sou muito mais a Fernanda Beling 2 kkkkkk

LUYDI disse...

A FERNANDA BELING é uma jogadora alta e atletica, ajuda nos rebotes, é rápida e agil, defende bem , é habilidosa, dá assistências, tem bom arremesso principalmente nas bolas de 3 e principalmente não é individualista ( jogo coletivo ).... Prá que Iziane gente se temos no Brasil atletas que substituem e muito bem a Star Izzy!!!

rogerio silvestre disse...

Fernanda, quem?????? Melhor levar a KARLA....e deixa-la chutar de 3....quem sabe as bolas dela, nao caem?

Anônimo disse...

Tomara q ela (Izzy) respeita as outras jogadoras, lembro q quando o Bassul baniu ela do jogo, a Kelly disse q conhecendo a Iziane ela não ficou assustada com atitude da Iziane (todas ficaram do lado do Bassul), ela deve ser intragavel, e deve ter os seus desafetos com as jogadoras, e ainda mais com a Hortencia fazendo tudo pra ela voltar

fabricio disse...

Já era.......seleção brasileira de basquete feminino não chegará mais em lugar algum.....já foi o tempo....o ´´foco´´ saiu do basquete e foi para os problemas fora de quadra....e os grandes talentos como Erika e franciele,ninguem se importa.....

Anônimo disse...

Fabricio, não vejo dessa forma, é por nos importarmos com os grandes e possíveis talentos do Brasil, que manifestamos toda a indignação sobre o retorno da Iziane, pois sem ela minando a equipe cada atleta CONVOCADA JUSTAMENTE poderá dar o seu melhor para o bem comum que é o BASQUETE BRASILEIRO, fechadas num objetivo único, onde não haverá espaço para vaidades pessoais.