quarta-feira, 28 de julho de 2010

Brasil adia renovação e aposta em 'trintonas' para o Mundial feminino

Daniel Neves

A renovação do elenco da seleção brasileira, propagada na contratação do técnico espanhol Carlos Colinas, está adiada. Na abertura da série de competições preparatórias para o Mundial feminino, o treinador apostou na experiência e mandará à quadra uma equipe repleta de ‘trintonas’, que terá a missão de recolocar o time nacional entre os melhores do planeta.

O Brasil inicia sua preparação para o Mundial em um amistoso contra a Hungria nesta quarta-feira, às 23h (horário de Brasília), na Eslováquia. O elenco, composto de 13 jogadoras, possui cinco atletas com idade superior a 30 anos. A ala-armadora Helen Luz e a pivô Alessandra, ambas com 37 anos, são as mais velhas do elenco, que tem uma média etária de 28,2.

“Você vai fazer uma renovação às vésperas do Mundial? O que existe é um ciclo olímpico. A renovação estará completa quando terminar esse ciclo, em 2016”, afirmou a ex-jogadora Hortência, diretora da seleção feminina. ”Esta renovação já está em andamento”.

Das convocadas para os amistosos na Europa, Colinas apostou em apenas duas atletas sub-23: a pivô Nádia Colhado, de 21 anos, e a Damiris Amaral, de 17. Considerada uma das revelações do basquete brasileiro, a pivô Franciele, de 22 anos, foi cortada da delegação por causa de uma lesão no joelho direito, mas deve ser reintegrada até o Mundial.

“O ideal nunca é fazer uma renovação total. Senti isso quando tinha 16 anos e fui convocada pela primeira vez. Apanhamos muito para aprender. Não podemos esquecer que temos um Mundial em setembro. As veteranas estão jogando bem e nos ajudaram a ganhar a Copa América. A renovação será gradual”, disse Hortência.

Além do amistoso contra a Hungria, a seleção brasileira feminina disputa nesta semana um torneio preparatório contra Eslováquia, Sérvia e Rússia. As partidas servirão para Colinas definir o grupo de 12 jogadoras que disputará o Campeonato Sul-Americano em Santiago, no Chile, entre os dias 10 e 14 de agosto.

Após a competição continental, a equipe voltará para o Brasil, onde disputará um torneio preparatório em Barueri entre os dias 2 e 4 de setembro. A ala Iziane e a pivô Érika, que disputam a WNBA pelo Atlanta Dream, se juntarão ao grupo nesta fase.

Colinas deve anunciar o grupo definitivo de 12 atletas antes dos últimos torneios amistosos que serão disputados na Europa. O Brasil estará em duas competições na França em setembro antes da disputa do Mundial, que ocorrerá entre os dias 23 de setembro e 3 de outubro na República Tcheca.

Fonte: UOL

17 comentários:

Anônimo disse...

Bom,


Não se renova em véspera de Mundial, não se renova em Sul-Americano, não se renova em Copa América. Não se renova e ponto. Simples assim. E pelo jeito a Rainha Louca já pulou até Londres 2012, pois o ciclo olimpíco pra ela tem 8 anos.

Meu Deus, quanto despreparo!

Anônimo disse...

Não tem nem o campeonato Brasileiro sub 15 1ªdivisão e vcs querem falar de renovação!

Anônimo disse...

Não Hortência, a renovação se faz logo após as Olimpíadas, tipo assim, ano passado, mas você preferiu ficar viajando e implorando pela volta da Iziane.

Sua gestão não foi capaz de lançar na seleção nenhuma jogadora sub-25 até agora, nem mesmo em jogo amistoso.

Na Copa América você apelou para essas mesmas trintonas pra ganhar de Porto Rico, México, Chile e Argentina.

A solução é mumificar Helen, Alessandra e cia.

Anônimo disse...

Uma seleção com média de idade de 28 anos é surreal!!!!

Anônimo disse...

alguém tem notícia do paulista A-2?

Fran disse...

27/07/2010 - 15:08
Liga Feminina de Basquete nasce vinculada à CBB


Na semana passada, o site do Globo Esporte, divulgou que foi lançada oficialmente, a Liga de Basquete Feminino (LBF), que promete mudar os rumos da modalidade no Brasil. Ao contrário do Novo Basquete Brasil (NBB), organizado pelos clubes sem depender da Confederação Brasileira de Basquetebol (CBB), o campeonato das meninas vai continuar ligado à CBB.

A primeira competição da LBF terá início na primeira quinzena do mês de outubro e término previsto para março de 2011. Com a participação de no mínimo dez - Catanduva, Ourinhos, Americana, Santo André, São Caetano, Blumenau, Botafogo, Araçatuba, Mangueira e Sport. As partidas serão disputadas em turno e returno e de acordo com o presidente da Liga, Márcio Cattaruzzi, se classificarão para os playoffs os oito melhores times.

Para que as equipes possam jogar tranquilamente, Cattaruzzi adiantou que a LBF vai custear o transporte, a hospedagem e a alimentação das jogadoras, além de parte dos custos de arbitragem. Ao final da entrevista, o presidente da Liga destacou que o campeonato deverá se tornar forte nos próximos cinco anos.

fonte: Jornal da Divisa - Ourinhos

Anônimo disse...

Ainda bem que as trintonas é que
vão estar na quadra.Se fossemos
depender das novatas a coisa ia
ficar bem feia.

Anônimo disse...

Nunca vi um dirigente tão incoerente com a Hortência!
Ela não age conforme um discurso no qual acredita.
Faz exatamente o inverso - muda o discurso conforme a conveniência!
Qualquer pessoa com inteligência mediana percebe como ela muda completamente o discurso de uma hora para outra conforme a coisa vai andando...

Anônimo disse...

Brasil adia a renovação por 1 ano? 2 anos?

Nãaaaaao, adia por 6 anos. Só 2016, que beleza, hein?

Anônimo disse...

Logo após o fiasco que essa mesma seleção sofreu em Pequim em 2008, houve a mudança na gestão da CBB, o mínimo que se esperava era que houvesse uma ampla convocação com os principais destaques das últimas seleções de base para que um novo grupo fosse avaliado e testado para que desse trabalho, fosse tirado alguns novos nomes para o novo ciclo olímpico.

Nada disso ocorreu.

Bassul optou pelo mesmo grupo de Pequim para disputar a Copa América, as únicas "novidades" foram Alessandra e Helen. Saiu Bassul, chegou Colinas com a proposta de renovação e o grupo continua o mesmo. Estranho não?


Marcos Pimentel

Anônimo disse...

Isso não faz sentido, assim como todos os outros discursos da Hortência. Nada do que ela fala faz o menor sentido. Ela pelo menos poderia ser honesta e dizer a verdade. É óbvio que o que existe é medo de resultados ruins, apenas isso. A intenção de todo discurso é apenas disfarçar a falta de planejamento e o medo de renovar.

Anônimo disse...

Alguém avisa nossa rainha que ciclo olímpico corresponde ao intervalo entre duas Olimpíadas e não três. Tá querendo ganhar tempo né, danada? Saudades da época que Hortência era jogadora e caipira. Ela está mais parecendo política corrupta de Brasília. É o mesmo discurso tosco e enganador.

Anônimo disse...

brasil conquistou titulos e respeito com as TRINTONAS e algumas jovens precisamente APENAS 3 alessandra/cintia tuiu/leila, e janeth marta branca paula e hortencia ja eram experientes, muitas criticas de quem não faz nada apenas criticas pessimistas. se ninguem faz nada critica se tentam recebem pedradas.

Anônimo disse...

É minha gente.No primeiro jogo com a Hungria,as trintonas ja deram o
recado.Parem de falar em renovação
porque ela´só pode acontecer
gradativamente pois as nossas postulantes ainda são bem fracas.E
um recado: a Iziane ainda vai jogar
2012 e garanto que muito bem.Todos
teremos que engulir essa realidade.

Anônimo disse...

Como existe gente invejosa neste mundo, muitos queriam estar no lugar destas meninas! Natalia e tassia serao o futuro da selecao!

Anônimo disse...

Natalinha forca tua hora vai chegar, vc ja mostrou que tem talento e nao e atoa que vc esta ai!

Anônimo disse...

mama ja ajudou demais a selecao, ajudou americana a ser campeao no paulista, jogou achucada a final e merece respeito! PALMIRA esta na selecao fazem 5 anos e tem seus meritos, Natalinha nao e uma das melhores, mais ja mostrou seu valor e hj passei a gostar do estilo dela jogar e ja melhor jogadora 2 dentro do Brasil! NADIA VEM SE DESTACANDO MAIS AINDA ESTA VERDE MAIS E UMA GRANDE APOSTA, Damiris vem se mostrando que idade nao e documento, tassia e um futuro promissor, tassia, natalinha, fernanda belling, sil, karen, nadia,damires, faby, deborinha, tati pacheco, patricia, junto izzy e aerika sao o futuro desta selecao em 2016!