domingo, 25 de julho de 2010

Já experiente, seleção mescla juventude por ida ao Mundial

A seleção brasileira feminina de basquete encerrou sua preparação para a primeira viagem sob o comando do técnico Carlos Colinas, uma série de amistosos na Eslováquia. Para isso, o elenco treinou em Barueri, na Grande São Paulo, visando entrosar as experientes atletas de nível mundial como Alessandra, Helen e Adrianinha, com jovens oriundas do Campeonato Brasileiro, como Natália, Nádia e Damiris.

A diferença de idade entre as atletas chega a ser de quase 20 anos. A exemplo da armadora Helen, a pivô Alessandra tem 37 anos, mas disputa diretamente uma posição no chamado time titular com a jovem Damiris, de apenas 18 anos de idade ainda incompletos.

A disparidade é motivo de brincadeiras entre as duas atletas. "Eu estava conversando com a Alê: quando ela chegou na seleção em 1990, eu não era nem nascida", conta a jovem, do ano de 1992. A brincadeira é endossada pela experiente jogadora de dois metros de altura, medalha de prata na Olimpíada de Atlanta-1996 e bronze em Sydney-2000. "Às vezes as mais velhas chegam para as mais novas e dizem: 'Lembra dessa música? Claro que não lembra, não era nem nascida'", revela, aos risos.

Outras experientes atletas do grupo são a armadora Adrianinha e as pivôs Mamá e Kelly, que deixam a equipe com uma média de idade elevada (28,2 anos). Para o técnico da seleção, o espanhol Carlos Colinas, a idade não é um problema na montagem do elenco. Pelo contrário, ajuda na formação das atletas recém-chegadas.

"Para essas jovens, é um privilégio jogar ao lado de uma Alessandra, uma Helen, uma Adrianinha... Para elas virem a ser atletas de nome no futuro, isso é muito importante", analisou o treinador.

O Brasil viaja neste domingo (25) ao Leste Europeu para enfrentar a Eslováquia em dois amistosos na casa do adversário. Depois, o time disputa o Grand Prix contra as próprias eslovacas, além de confrontar as seleções da Hungria e a Rússia.

A equipe de Colinas então volta ao Brasil para continuar com os treinamentos e disputa o Campeonato Sul-Americano, entre os dias 10 e 14 de agosto, no Chile. Já o Mundial da categoria, onde a ala Iziane e a pivô Érika, ambas oriundas da WNBA, devem integrar o elenco, será de 23 de setembro a 3 de outubro deste ano, na República Tcheca.


Fonte: Gazeta Esportiva

Nenhum comentário: