segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Basquete feminino termina Jogos Olímpicos da Juventude em sexto

home_2010_8_21_11_53_34_BRAxAUS_15 O basquete brasileiro despediu-se, nesta segunda-feira, dia 23, dos Jogos Olímpicos da Juventude Cingapura 2010 com uma derrota para o Japão por 32 a 29 na prorrogação. Assim, a equipe feminina, comandada pelo treinador Guilherme Vos, termina a competição na sexta colocação. A classificação final do Brasil foi definida em jogos equilibrados contra seleções fortes e que estiveram no último Mundial juvenil. A campanha brasileira na competição foi de quatro vitórias (República Tcheca, Tailândia, Mali e Coreia do Sul) e três derrotas (China, Austrália e Japão). A medalha de ouro do basquete feminino ficou com a China, que derrotou a Austrália na final. O bronze ficou com os Estados Unidos.

Na partida contra o Japão, o destaque foi a garra demonstrada pelas quatro jogadoras do elenco, sinal do comprometimento pelo melhor resultado. O Brasil esteve na liderança do placar durante boa parte do jogo, mas faltando um minuto relaxou e permitiu ao Japão encostar no placar. Faltando 7 segundos, o Japão virou o jogo. No último lance da partida, um lindo arremesso de três pontos de Érika empatou a partida em 27 e levou o confronto para a prorrogação. O Japão foi mais eficiente no período decisivo, dando números finais à partida, 32 a 29. A cestinha da partida foi a brasileira Joice Coelho, com 14 pontos. "A colocação não foi a esperada, mas atitude e a importância de estar entre as seis melhores do mundo serviram para elevar a auto-estima das atletas e resgatar uma geração que ficou de fora do Campeonato Mundial. Tivemos nossas chances de vencer, não só esse como o jogo contra a Austrália, mas vimos que não estamos longe das melhores", avaliou Guilherme.

A inclusão do Basquete 3x3 no programa esportivo dos Jogos Olímpicos da Juventude foi um dos pontos altos do evento. A modalidade recria o ambiente do basquete de rua, com música e um ambiente especial em torno do jogo. Um show. "Acredito que as jogadoras levarão uma boa experiência deste novo estilo de jogo quando voltarem a atuar no basquete convencional de cinco atletas. A velocidade e a intensidade do ritmo de jogo são elementos que podem beneficiá-las no futuro. Além disso, foi uma experiência grande atuar contra os melhores do mundo. Espero que o basquete 3x3 possa continuar nos próximos Jogos Olímpicos", opinou o treinador brasileiro, que ainda ressaltou a importância do basquete brasileiro estar sempre participando de competições e intercâmbios internacionais para desenvolver as categorias de base, algo que a Confederação Brasileira de Basquete já vem realizando.

Fonte: COB

9 comentários:

Cláudia Pichinine disse...

Parabéns a todos!

Anônimo disse...

Assisti a alguns jogos e fiquei impressionado com a disposição das meninas do Brasil. A Erika já tinha feito duas cestas de 3 pontos em momentos decisivos no jogo contra a Austrália e agora voltou a chamar a responsabilidade. A Isabela foi a líder do Brasil na maioria dos jogos, craque do time, papel que seria da Joice, que teve altos e baixos, mas sempre com muita técnica e velocidade. A Stephanhie também cumpriu um bom papel, mostrando que tem talento para suficiente para voltar à seleção infanto juvenil.

Parabéns ao treinador que soube tirar o melhor de cada atleta, despertando garra e confiança nas meninas.

Fizemos um bonito papel!

Ramona, a Glam disse...

Parabéns meninas. Já vejo a Joice como a minha futura ídola!!!

Anônimo disse...

Parabéns para toda Equipe.
Mostraram que o Basquete Feminino está sempre presente nas competições.
E sempre buscando o melhor resultado com "garra".
Parabéns Brasil!!!

Anônimo disse...

Isabela Macedo foi a grande revelação dessa competição.

Que os treinadores das categorias de base possam adaptá-la o mais rápido possível a função de ala, porque ala/pivô de 1,78m não tem futuro no basquete internacional e essa menina tem muito potencial.

Anônimo disse...

A isabela não é ala pivo!

Torcedor de basquete disse...

Elas estao de parabens pois colocaram acima de tudo o amor e cmpromisso, pelo basquete e pelo Brasil.
Parabens a todos que participaram desse trabalho.

Unknown disse...

Parabéns a todos vcs!
I love this game!!!

Unknown disse...

Parabéns Guilherme, mas uma vez pode mostrar sua competência.
Grande abraço,Gege.