terça-feira, 17 de agosto de 2010

FIBA entusiasmada com a estreia do Basquete 33

Iniciou esse domingo o torneio de basquete 3 para 3 durante a inauguração dos Jogos Olímpicos da Juventude em Cingapura. O primeiro dia do torneio olímpico de basquete coincidiu com a entrada em vigor das novas regras e formato de jogo de meia quadra da FIBA em competições oficiais.

Uma multidão de torcedores assistiu ao jogo inaugural e às 16 partidas completamente lotadas. A curiosidade e o entusiasmo por este novo formato tem sido tão grande que todos os bilhetes para os 8 dias de competição já esgotaram.

As duas meias quadras ao ar livre – de um piso especialmente desenhado para condições climáticas tropicais – se encontram na cidade de Cingapura  no meio da zona commercial e têm uma capacidade para suportar mais de 1 500 torcedores.

A modalidade de basquete nos Jogos Olímpicos da Juventude inclui também concursos de técnica que consiste em concluir um conjunto de desafios, incluindo concursos de afundanços e da linha dos três pontos.

O Secretário Geral da FIBA e Membro do COI Patrick Baumann expressou a sua satisfação depois do primeiro dia: “É muito interessante ver os jogadores e torcedores apadrinharam o basquete de 3 para 3. O cronômetro dos 10 segundos tem trazido momentos empolgantes de muita ação e estou seguro que este torneio continuará a progredir e os jogadores se tornarão mais familiares com o modelo 3 para 3, as quadras se encherão ainda mais.”

“Estamos muito entusiasmados com o FIBA33, e vendo a sua popularidade após o primeiro dia, não é difícil de imaginar que esteja um desses dias nos Jogos Olímpicos pelo seu valor,” acrescenta.

3 para 3 e Jogos Olímpicos da Juventude

O basquete 3 para 3 é inspirado nas diversas formas como o streetball é jogado ao redor do mundo. Este é um formato muito entusiasmante, gestionado pela FIBA jogado pelas times nacionais pela primeira vez, que vêem duas equipes de três dos seus jogadores se enfrentando entre si em meia quadra, encorajando os jogadores a mostrarem as suas qualidades técnicas e truques.

Estas aprtidas são jogadas em duas metades de 5 minutos cada, sendo o time que conseguir primeiro 33 pontos o vencedor. Se nenhum dos times conseguir 33 pontos no final do Segundo período, a equipe com maior pontuação vencerá.

Os primeiros Jogos Olímpicos da Juventude, decorrem de 14 a 26 de Agosto em Cingapura, são uma versao dos Jgos Olímpicos, focados nos jovens com idades compreendidas entre os 14 e os 18 anos de idade.

Os 26 esportes olímpicos estarão presentes, mas com um número reduzido de provas. As disciplinas foram adaptadas para serem inovadoras e atraentes para os jovens e adolescentes. Os atletas são também encorajados a participar em eventos educacionais e culturais dos Jogos Olímpicos da Juventude.

Nenhum comentário: