domingo, 28 de novembro de 2010

Americana vence Joinville e amplia invencibilidade

Time do interior paulista é o único 100% do nacional feminino

mamacestinha Com 45 pontos de vantagem (96 a 51), Americana bateu hoje em seu ginásio as catarinenses do Joinville e ampliou para cinco partidas a invencibilidade na primeira edição da Liga de Basquete Feminino (LBF). A pivô Mamá saiu novamente do banco para ser a cestinha do jogo com 20 pontos e sete rebotes. Outra jogadora que vem mantendo uma boa regularidade no time do técnico Luiz Augusto Zanon é a ala Karla (14 pontos e quatro recuperações de bola).

Demonstrando ainda certa irregularidade característica de uma equipe muito jovem, Joinville fez frente apenas no início, mas depois sucumbiu ao jogo coletivo do time da casa (foram 49 pontos das jogadoras que iniciaram na reserva). Apareceram bem nas estatísticas do quinteto de Santa Catarina as alas Laís Tobias (13 pontos e cinco rebotes) e Patrícia Paulo (11 pontos, três rebotes e duas recuperações). A técnica Rose Alfarth não conseguiu fazer com que suas atletas jogassem bem no garrafão. Foram 37 rebotes apenas contra 51 de Americana.

Entre os clubes mais fortes da LBF, Ourinhos foi quem mais teve dificuldade na rodada para vencer. O time jogou pela segunda vez na 'capital do basquete feminino' e bateu a jovem e aguerrida equipe da Mangueira por 83 a 66. Apesar da diferença de 17 pontos, Urubatan Paccini usou da experiência para fazer a vitória na hora certa e matar as ambições das cariocas, desta vez comandadas por Betinho, auxiliar do treinador Guilherme Vos, que está no Peru com o time das categorias de base para o Sul-Americano Estudantil.

A ala Bruna Duarte (19 pontos) foi a cestinha, auxiliada pela armadora Ivana, 16 pontos, cinco assistências e duas recuperações para a equipe da Mangueira. Entre as vencedoras do Ourinhos, quem apareceu melhor nos números foi a experiente Tatiana (pivô, 29 anos, 1,85 metro), com oito rebotes, 15 pontos, quatro assistências e duas recuperações. Também atingiram os dois dígitos na pontuação pelo time da casa a ala Jennifer (16 pontos), a ala/armadora Joice (15) e a ala/pivô Djane (12).bibiano2

Na prorrogação

Em Araçatuba, o Basquete Clube sentiu o sabor da sua primeira vitória na LBF ao passar por São Caetano. Após o empate no tempo normal (68 x 68), o jogo foi decidido na prorrogação em 77 a 72. São Caetano fechou o primeiro quarto com cinco pontos de vantagem (16 x 21). O Basquete Clube, empurrado pela torcida, reagiu, foi para os vestiários com o empate (33 x 33), e na volta manteve o ritmo para fechar na frente por 55 a 51 o terceiro período. No derradeiro, as visitantes chegaram ao empate duas vezes (em 59 e 68 pontos), mas pararam por aí.

Na prorrogação, o time do técnico Norberto Borracha somou apenas mais quatro pontos e não resistiu ao melhor jogo do Basquete Clube no momento decisivo. A pivô Fernanda Bibiano agarrou 15 rebotes e foi a cestinha de Araçatuba com 22 pontos. Outra reboteira forte foi a pivô Isis (8). No São Caetano, a cestinha foi de novo a ala Jaqueline, com 24 pontos, além de quatro recuperações e três assistências.

A próxima rodada será nesta segunda-feira e terá os seguintes jogos: Americana x Mangueira, Ourinhos x Joinville, Catanduva x São Caetano, Basquete Clube (Araçatuba) x Santo André.

Classificação da Liga de Basquete Feminino

1º) Americana - 100% (cinco vitórias, 10 pontos)
2º) Catanduva e Ourinhos - 75% (três vitórias e uma derrota, 7 pontos)
4º) Santos André - 60% (três vitórias e duas derrotas, 8 pontos)
5º) Mangueira - 40% (duas vitórias e três derrotas, 7 pontos)
6º) São Caetano, Basquete Clube e Joinville - 20% (uma vitória e quatro derrotas, 6 pontos)

Um comentário:

Anônimo disse...

Faltou dizer que a Mangueira ficou à frente do placar boa parte da partida, talvez essa vantagem que foi aberta no final do jogo seja devido a opção do treinador de ignorar o banco de reservas, o que é uma pena, pois foi a boa atuação das reservas que havia dado a vitória contra São Caetano na rodada anterior.