sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Americana encara Joinville e torcida contra dos vice-líderes

Catanduva e Santo André estão de olho num tropeço do maior rival em Santa Catarina

115515_157649_lais_joinville Além de um adversário que está se constituindo na boa surpresa da Liga de Basquete Feminino, o líder Americana enfrentará mais um obstáculo contra Joinville neste sábado a partir das 17 horas no Ginásio Municipal Ivan Rodrigues, no interior de Santa Catarina: a "secação" de Catanduva e Santo André, que terão compromissos em teoria um pouco mais favoráveis no complemento da antepenúltima rodada do returno. Um tropeço de Americana e as vitórias de Catanduva contra São Caetano, em São Caetano do Sul, e de Santo André em cima do Basquete Clube, também no ABC, deixarão as três equipes com o mesmo número de pontos.

Americana lidera a classificação com 10 vitórias e apenas uma derrota, mas não tem repetido as brilhantes atuações do turno. Perdeu para Santo André em seus domínios, viveu momentos de grande instabilidade em sua quadra antes de superar o lanterna São Caetano e na última terça-feira virou para cima do Basquete Clube com uma salvadora cesta de três pontos nos últimos segundos em Araçatuba. "Precisamos reduzir os erros de ataque e reforçar a marcação", receita a ala Karen, responsável pelo lance que manteve a equipe isolada na ponta da tabela. O técnico Luiz Augusto Zanon não está surpreso pelo crescimento das dificuldades. "Eu sabia que o returno seria mais complicado, porque os times estão mais entrosados e se reforçaram", afirma. "Mas o importante é que a equipe está concentrada em fazer mais uma boa apresentação."

Comandado pela treinadora Rose Alfarth, Joinville ocupava a quinta colocação antes da abertura da rodada. E poderia até acirrar a luta pelo quarto lugar com Ourinhos, caso a equipe agora orientada por Antonio Carlos Barbosa perdesse para Mangueira no Rio de Janeiro nesta sexta-feira. Com a vitória contra Americana, Joinville e Ourinhos se igualariam na pontuação. Rose, no entanto, admite que o favoritismo de Americana não pode ser ignorado. "A possibilidade de vitória existe, claro, principalmente se elas estiverem num mau dia e a gente jogar muito bem. Mas não é o mais provável, porque Americana tem jogadoras de alto nível." Joinville vem de derrota contra Santo André, numa partida em que equilibrou no primeiro quarto, mas depois não conseguiu manter o ritmo. "Não é desculpa, mas talvez estejamos sentindo os efeitos das viagens e dos jogos próximos", observa Rose.

No Ginásio Corujeira, com início marcado para as 18 horas, São Caetano recebe Catanduva para um encontro entre alguns dos principais destaques individuais da competição. Pelas donas da casa, Jaqueline é a primeira nas estatísticas de pontos anotados - 174 - e terá pela frente a melhor reboteira, Clarissa (126), e a líder das assistências, Natália (60). Já sem qualquer chance de passar à próxima fase, o time do técnico Norberto "Borracha" Silva quer pelo menos deixar melhor impressão nas partidas restantes do returno. Ao mesmo tempo, Catanduva do treinador Edson Ferreto não pode facilitar para continuar sonhando em fechar a fase entre os dois primeiros e garantir presença automática nas semifinais.

Não muito distante, no Ginásio Pedro dell’Antonia, Santo André buscará manter os 100% de aproveitamento no returno contra o perigoso Basquete Clube. A equipe comandada por Laís Elena vem crescendo de produção em grande parte pela evolução de peças como a cubana Ariadna e a experiente Micaela. O quinteto de Araçatuba ainda procura entender como deixou escapar a vitória nos instantes finais contra Americana, depois de ter comandado o marcador na maior parte do encontro. O Basquete Clube está na sexta colocação, a última entre os times que seguirão no campeonato na sequência do returno, e vem brigando diretamente com Joinville e Mangueira. A partida em Santo André começará às 20 horas.

3 comentários:

Anônimo disse...

A menina da foto é a Laís de Joinville, que tem excelente porte, um físico atlético e merece um trabalho especial. Precisa melhorar a tecnica mas tem excelente mobilidade, envergadura e uma boa presença defensiva.

MeninoBionico disse...

sim, Lais esta jogando muito! é rápida,fez um grande jogo na volta do returno contra Araçatuba. Já pode ser testada na seleção!

Anônimo disse...

SELEÇÃO???????? AHHHH PAAAARA VAI....VCS NÃO TEM NOÇÃO MESMO DO QUE É UMA SELEÇÃO NÉ??...TODO MUNDO É SELEÇÃO PRA VCS!!! ARGHH