quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Magic Paula na Minercal (07/12/1984)

O Renato encontrou esse registro nos arquivos do jornal Cruzeiro do Sul, de Sorocaba de 07/12/1984. A matéria registra a disputa do Sul-Americano de Clubes pela equipe local (a famosa Minercal) naquele ano. Estranhamente o time estava reforçado por Paula (tradicional rival da Minercal) e Hortência não é citada (estaria contundida?). Se alguém se lembrar dessa passagem, por favor compartilhe conosco.

Minercal pega o Muebles Tony e sonha em ser campeã

          minercal[1] Sorocaba ( Juarez Araújo, enviado especial) - Após ter enfrentado  o Félix Cardoso e o Universitário do Peru, dois adversários  relativamente  fáceis, o Minercal terá  hoje, às 20 horas,  no Ginásio Municipal de  Esportes de Sorocaba, seu  grande teste no III Campeonato  Sul- Americano de Clubes Campeões de Basquetebol Feminino. Enfrenta a fortíssima equipe do Muebles Tony, campeã da Colômbia e base da seleção  daquele pais. Vencendo hoje , a Minercal dará um passo importante para a conquista  desse título que seria inédito para o  basquete feminino na cidade.

A partida promete ser bastante disputada, visto que as duas equipes tem  boas jogadoras. Pelo lado da Minercal, Paula , Márcia, Dayse, Elisa, Heloisa e Vanda,  enquanto o time colombiano está reforçado  por duas jogadoras estrangeiras ( Débora Lee, dos EUA e a dominicana Teresa  Duran) e vem credenciado por ser a campeã sul-americana  de seleções trazendo como destaques as jogadoras Glória Ortiz, Patricia Ordenez, Glória Gomez e Elizabeth Hinestroza.

Depois dessa partida que deverá levar um grande público  ao Ginásio Municipal de Sorocaba, o Félix Cardoso e Universitário do Peru vão jogar, já decidindo quem será  o quarto colocado do certame, já que não reúnem condições de brigarem pelo título.

Anteontem, a jogadora do Félix Cardoso, Maria Cristina de Ibarra, fez aniversário e não faltou  comemoração. A direção da delegação fez uma grande festa no Buffet Balaio, onde as delegações estão fazendo suas refeições.

6 comentários:

Basqueteiro... disse...

Se não fosse pela foto, diria que é mentira. Sobretudo pela rivalidade que existia entre as duas.

Imagine a Paula usando a camisa do time da Hortência? Só faltava ser a 4.

De qualquer forma, deve ser uma passagem que a Paula gostaria de esquecer, pois não consta de sua biografia em seu site.

Mas enfim, que belo resgate e que merece ser pesquisado à fundo. Infelizmente, não estou com o livro da Paula para ver se consta lá.

Será que a própria Magic Paula não poderia responder?

Mauricio Guedes disse...

Olá Bert,

Essa notícia é novidade para mim. Não tinha conhecimento desse fato, que por sinal, é muito interessante.

Acredito que a Hortência não tenha sido citada porque em 1984 ela ainda jogava na Prudentia de Presidente Prudente. A sua transferencia para a Minercal aconteceu em 1986, e em 1987 o time se reforçou ainda mais, trazendo exatamente a americana Deborah Lee, a também Americana Charlotte Lewis, mais Marta e Branca.

Acredito que a Minercal fez em 1984 o mesmo que o Clube Atlético Sorocaba fez nos anos 90, com o patrocinio do Leite Moça para disputar alguns campeonatos sul-americanos de clubes.

Lembro que em 1993, montaram um time com Adriana Santos, Dawn Staley e Pamela Mcghee e venceram a fnal contra a Unimed Brasil de Branca, Adrienne, Vania Teixeira, Marta e Donna.

Mais tarde entre 1994 e 1995 montaram times mesclando Unimep e Nossa Caixa Ponte Preta, ou somente Unimep.

Enfim, acredito que tenha sido algo desse tipo.

Parabéns pelo resgate da matéria.

E como você mesmo disse, encha o blog de coisas "véias", está valendo mais a pena....rsrsrs.

Abraço!

PAULINO disse...

Alguem sabe dizer onde a Hortencia jogava nessa epoca? Nao sabia que Paula tinha jogado em Sorocaba!

Anônimo disse...

Foi apenas emprestada pela Unimep, para jogar esse sulamericano.Foi quando a Minercal tinha interesse em contratá, mas acabou não acontecendo. Foi um campeonato com o ginasio cheio e muita alegria. Na epoca a Hortencia, jogava pela Prudentina. Eu assisti pela Band todos os jogos. Foi um sucesso

Anônimo disse...

Hortência foi para Sorocaba em 1985, ela saiu da Prudentina e foi para Sorocaba. Dois anos depois em 1987 Sorocaba juntamente com o patrocício da Minercal montaram um grande time com Debora Lee, Charlotte e trouxe o técnico Vendramini. A partir de 1987 Sorocaba foi penta Campeão Paulista (87, 88, 89, 90, 91) e se tornou o maior campeão da história. Que saudade dessa época, ginásios lotados, grandes patrocínios e jogos lindos de se ver.
Abraços

Anônimo disse...

Sou Sorocabano e acompanhei a Minercal desde o inicio. A Paula foi emprestada para jogar o Sul americano de basquete em Sorocaba. O Benedito Pagliato pretendia contrata-la e ofereceu uma bela proposta que ela recusou, a Hortencia soube da proposta e iniciou conversa que acabou na sua contratação. Na verdade o sonho inicial do Pagliato era a Paula.