domingo, 17 de abril de 2011

Nunca é tarde para realizar um sonho (O Popular)

Aos 61 anos, a atleta e professora Wagnér vai disputar mundial de basquete. Sem equipe feminina em Goiânia, ela treina com homens

Cristiano Leobas

imagemwagner "Quem tem um sonho não dança." O verso é antigo e a gíria está caindo no desuso, mas a frase do cantor e poeta Cazuza é ideal para refletir a conquista da professora e atleta Wagnér de Oliveira Costa. Aos 61 anos, ela foi convocada pela primeira vez para a seleção brasileira de basquete e vai disputar o Mundial Master da modalidade, de 24 de junho a 3 de julho, em Natal (RN).
O e-mail com a convocação para defender o País num torneio internacional representou para Wagnér a realização do sonho que começou na adolescência e não morreu com o tempo. Ao contrário, o amor pelo basquete foi materializado na dedicação à formação de jovens valores na escolinha da Agência Goiana de Esporte Lazer (Agel) do Parque Mutirama, no Centro.
Ao saber da notícia, Renata, a filha de Wagnér que mora nos Estados Unidos, resumiu bem o feito da mãe em um recado pelo Orkut, rede social da internet: "Antes tarde do que nunca. Não conseguiu chegar à seleção aos 30, mas conseguiu com 60."
Como em Goiás não há seleção feminina, Wagnér defende as cores do Rio de Janeiro há cinco anos e já venceu o Campeonato Brasileiro por duas vezes ao lado das cariocas. Ela também já jogou pelo Distrito Federal e pela Paraíba, Estados pelos quais atuou por quatro anos.
O primeiro contato de Wagnér com o basquete ocorreu apenas aos 20 anos, na Escola Superior de Educação Física e Fisioterapia do Estado de Goiás (Eseffego). Durante o ensino médio, apenas os meninos faziam basquete no seu colégio, em São Paulo. "Para as meninas, tinha só vôlei e queimada. Comecei o basquete aqui como Velho Ju (Serradourada), pai do Serrinha (ex-jogador do Joquei Clube)", relembra a atleta.
Hoje, a professora treina com os atletas veteranos do Clube de Engenharia na segundas, quartas e sextas, das 6 horas às 7h30. "Sou uma pessoa muito focada. Fico sempre me cobrando e gosto de testar os meus limites. Ver até onde eu aguento. Tenho mais de 60 anos, mas acho que tenho só 40", revela.
Ala-armadora, Wagnér está disposta a disputar qualquer posição na seleção. "Se necessário, jogo até de pivô. Meu objetivo é a defesa. O ataque é consequência. Quero representar bem o País no Mundial", disse.
Homens No masculino, outros dez representantes de Goiás vão disputar o Mundial. A categoria que vai levar mais goianos é a acima de 65 anos, com César Sebba, Marco Túlio Tahan e os irmãos Amadeu, Armin e Franklin Pfrimer.
Na acima de 60, os atletas serão Joia e Ricardo Barroco. Outros veteranos são Vladimir José Hadlich, o Tarzan (acima de 35 anos), Ricardo Pereira de Melo (acima de 45) e Habbib Issa (acima de 75).
Wagnér dá exemplo a garotada
Treinadora das escolinhas de basquete da Agência de Esporte e Lazer (Agel) nas quadras do Mutirama, Wagnér de Oliveira Costa espera que a sua convocação à seleção brasileira possa se transformar em mais um estímulo aos garotos com quem trabalha. "Digo para eles correrem atrás do sonho", sugere Wagnér.
Segundo ela, o Mutirama é o melhor lugar do mundo. "Tem as árvores, o ar puro. Sinto como se estivesse numa fazenda. Aqui estou em casa", diz.
Apesar das quadras velhas e tabelas gastas, Wagnér já conseguiu colocar jogadores em grandes clubes do País como Flamengo, Tijuca, Limeira, Jundiaí, Catanduva, Pindamonhangaba e Minas Tênis (Belo Horizonte). Uma das jogadoras foi Carla Cintra, que jogou no antigo BCN e se transferiu para o Kansas (EUA), onde hoje é assistente técnica.
Wagnér diz que a procura pela escolinha tem sido menor neste ano. "Vou passar novamente nas escolas para chamar o pessoal. As diretoras são minhas parceiras", conta. Ela revelou que tinha um certa frustração por trabalhar quase exclusivamente com meninos. No grupo atual, há só duas meninas que estão treinando com os garotos.

Fonte: O Popular

2 comentários:

Anônimo disse...

parabéns, jogo master tbm, só acho a data um pouco ruim por causa do trabalho nem sempre posso competir, estive em foz do iguaçu , qro muito estar no maranhão, espero te encontrar.


acho que deveriam fazer esse campeonato nas ferias .. kk

bjss e boa sorte

isis nascimento disse...

Parabéns Vagnér!! beijo