sexta-feira, 3 de junho de 2011

Vecchi 'masculiniza' treino e foca trabalho ofensivo em início na seleção feminina

É uma maneira diferente de ver o jogo, com olhos mais macho”. A declaração da experiente ala Sílvia Gustavo dá o tom do início de Ênio Vecchi no comando da seleção brasileira feminina. Sem nunca ter dirigido uma equipe de mulheres, o treinador começou seu trabalho com o time nacional buscando adaptar suas experiências no masculino para outro gênero.

Em seu primeiro treino aberto à imprensa, o segundo com as jogadoras, o treinador apresentou um estilo sereno no comando. Foi bastante participativo na atividade, corrigiu o posicionamento das atletas e focou os trabalhos na parte ofensiva, principalmente no contra-ataque.

“A resposta das atletas a este trabalho está sendo bem satisfatória. Vamos procurar no dia a dia puxar as jogadoras para um aspecto mais físico, que como era meu trabalho no masculino. O time pode ter um ganho neste sentido”, comentou Vecchi.

Apesar do pouco tempo de trabalho, o novo estilo já foi sentido pelas atletas. As jogadoras apontam um treinamento mais ‘masculinizado’ e acreditam que este tipo de intercâmbio com os homens servirá para melhorar o desempenho equipe.

“Já treinei com vários técnicos na seleção, desde o Barbosa até o Colinas. O Ênio tem uns toques diferentes do masculino até no jeito que fala”, disse Sílvia. “Para ele deve ser um pouco estranho, pois às vezes imagina uma jogada mais de força e o feminino é mais preocupado com a técnica”.

A diferença na maneira de cobrar as atletas também foi ressaltada pelas jogadoras. A experiência com o masculino teria feito com que Vecchi se tornasse um pouco mais exigente do que os treinadores acostumados com a ‘delicadeza’ das mulheres.

“Técnico de masculino nunca fala que está bom. Talvez os meninos sejam mais acomodados”, brinca Sílvia. “Outra diferença que pude perceber neste início foram os lances livres. Treinador de masculino sempre pede para invadir, se o juiz marcar, marcou. As meninas que treinam com o Zanon, em Americana, viram o Ênio pedir isto e disseram ‘tá vendo, é coisa de masculino”.

A seleção brasileira feminina treinará em São Caetano, em dois períodos, até o dia 13 de junho, quando viajará à China para disputar torneios amistosos contra a equipe local, a Austrália e a Nova Zelândia. A estreia no Pré-Olímpico das Américas, que será disputado em Neiva, na Colômbia, ocorrerá no dia 24 de setembro, contra o Paraguai.

Fonte:UOL

2 comentários:

Anônimo disse...

É uma pena que a valorização do gru
po não exista.Financeiramente é me-
lhor ir vender banana na feira do
que jogar na Seleção.

Anônimo disse...

Isso é ridiculo.Bem se ve que de basquete feminino ele não entende
nada.Coitadas das meninas,mais uma vez,vão pagar o mico pela escolha
tresloucada da nossa diretora de
seleções Hortencia A LOUCA.