segunda-feira, 22 de agosto de 2011

O Basquete Feminino em Foz do Iguaçu, pelo técnico Douglas Amancio

Recebi um relato do técnico Douglas Stapf Amancio sobre o trabalho que ele desenvolve na cidade de Foz do Iguaçu (PR) e resolvi compartilhar o texto com os leitores do blog:

Fozsub-14 campeao paranaense Sou técnico das equipes de base do basquete feminino abaixo do sub-14 aqui em  Foz do Iguaçu há dois anos e auxiliar técnico das categorias superiores há pelo menos qu anos.

O basquete feminino de Foz do Iguaçu está sempre entre os melhores do Paraná há algum tempo e há quatro anos apenas com atletas reveladas na cidade. Com a criação da Associação de Basquete de Foz do Iguaçu  há um pouco mais de um ano conseguimos uma estrutura para treinar as categorias menores (12 e 14 anos), onde havia  espaço apenas para as equipes de rendimento. 

Conseguimos também através da Associação a organização necessária para participar de mais campeonatos. O que nos faltava era um título, que não é essencial nas categorias menores quando a intenção é formar atletas e cidadãos, mas é importante para conquistarmos espaço e respeito definitivo ao nosso trabalho.

Na semana passada fomos campeões paranaense sub-14 invictos. O campeonato foi realizado em na cidade Toledo e vencemos justamente a equipe da casa, atual campeã dos Jogos Escolares do Paraná na categoria e representante do estado nas Olimpíadas Escolares Brasileiras.

Em todas as categorias a equipe da ABASFI/Foz do Iguaçu esteve entre as 3 primeiras colocadas no estado (exceto a sub-13 que não participamos).

A nossa região oeste do Paraná compreende atualmente o maior núcleo de basquete feminino do estado onde se destacam várias equipes:

- Medianeira (onde jogam Bruna Werberich e Daiane Sunamita, presenças frequentes nas seleções de base e treinadas por Elias Rudek, auxiliar da seleção sub-16 e da universitária);

- Toledo (tradição há décadas no basquete paranaense);

- Goioerê (cidade pequena, mas com uma associação ativa e sempre figurando entre os melhores do estado inclusive no masculino) ;

- Foz do Iguaçu (com o técnico da Seleção Paranaense sub-17, Claudio Lisboa, e nos ultimos anos vem mantido a média de 2 a 3 atletas convocadas para a seleção do estado).

2 comentários:

Anônimo disse...

Douglas
Parabéns a vc, ao Cláudio, aos pais e às atletas de Foz do Iguaçu que, ano após ano vem conseguindo disputar os campeonatos e finais da FPRB, JEPs, JOJUPs entre outros.
Marival Jr

Anônimo disse...

Só um detalhe precisa ser observado: Em um projeto bom de base com vários nucleos uma equipe nessa categoria não pode apresentar-se com somente 10 atletas.