terça-feira, 22 de novembro de 2011

Sarney monta time com regalia em liga de basquete (Folha de São Paulo)

Daniel Brito

panbasqfem_lp_251011122-6

O empresário Fernando Sarney, 56, filho do presidente do Senado, José Sarney, 71, montou uma equipe estrelada para representar o Maranhão na próxima edição da LBF (Nacional Feminino) e, antes mesmo de entrar em quadra, já tem regalias.

A competição reunirá nove times e começa em 10 de dezembro. Mas o Maranhão Basquete, como será chamado a equipe de Sarney, só estreará em 5 de janeiro, quando a competição estará na quinta rodada do 1º turno.

Fernando Sarney não possui um cargo específico no time. Mas é dele a responsabilidade de arregimentar financiadores para a agremiação. A reportagem não conseguiu contato com ele.

Um dos patrocinadores deve ser a OGX. A empresa de Eike Batista aumentou recentemente sua atuação no Maranhão quando, em setembro, adquiriu um novo bloco terrestre de exploração de petróleo no interior do Estado.

Iziane durante jogo do Brasil contra Porto Rico na semifinal do Pan

O valor do patrocínio não foi revelado. A OGX diz estudar a viabilidade da parceria.

O governo maranhense também deve contribuir. Roseana Sarney, 58, governadora, irmã mais velha de Fernando, deverá empenhar verba pública (valor não divulgado) para expor a marca de seu governo no uniforme da equipe e nas placas de publicidade do ginásio Castelinho.

A grande estrela do time é a ala armadora Iziane. Ela nasceu em São Luís há 29 anos e não participa de uma competição nacional no Brasil desde 2001, quando defendeu o extinto BCN Osasco.

Iziane é uma das principais jogadoras da seleção brasileira atual e tem vaga cativa na equipe que vai a Londres-2012. Neste ano, ela foi vice-campeã da WNBA, dos EUA, pelo Atlanta Dream.

A ala armadora embolsou mais de R$ 90 mil pelos três meses de contrato. Só que a quase 15 dias da rodada de abertura da LBF, a equipe ainda não existe de fato.

O técnico Betinho Lima não conseguiu realizar nem um treino sequer com o elenco completo. A pivô americana Crystal Kelly e a ala armadora mexicana Brisa Silva são aguardadas ainda nesta semana em São Luís. Assim como a pivô Cíntia Tuiú, campeã mundial há 17 anos.

As atletas estrangeiras vieram por indicação de Iziane.

A previsão é que a equipe seja apresentada oficialmente, com patrocinadores e jogadoras, dentro de até 10 dias. Segundo o presidente da LBF, Márcio Cattaruzzi, o Maranhão não está recebendo regalias da liga porque as oito equipes concordaram em adiar a estreia do Maranhão.

"Fazer basquete feminino no Brasil não é fácil. Não podemos descartar nenhum participante. Temos flexibilidade", declarou Cattaruzzi.

ENTIDADE CULPA PAN POR ATRASO

A liga feminina deveria começar em novembro, como ocorreu na última edição, mas Márcio Cattaruzzi, da LBF, afirmou que o Pan de Guadalajara, em outubro, forçou o adiamento em um mês.

Cartola da CBF, filho de Sarney joga até basquete na praia

Daniel Brito

O empresário Fernando Sarney foi alvo de investigação da operação "Faktor" (que já recebeu o nome de "Boi Barrica") da Polícia Federal, que apura seu envolvimento em lavagem de dinheiro.

A operação da PF foi deflagrada em 2007 devido à movimentação atípica de R$ 2 milhões na conta de Fernando Sarney e da mulher dele, Teresa.

Mas o STJ (Superior Tribunal de Justiça) anulou todas as provas obtidas pela operação da polícia.

Os ministros do STJ entenderam que os grampos que originaram as quebras de sigilo foram ilegais.

Com o time de basquete, Fernando Sarney aumenta sua atuação no esporte nacional. Ele já é o atual vice-presidente da CBF para a Região Norte.

Basquete é a modalidade preferida do empresário. Ele costuma convidar os amigos mais próximos a disputar peladas na sua casa em São Luís, na qual ele atua como armador.

O técnico do Maranhão Basquete, Betinho Lima, é parceiro de time de Fernando Sarney nas disputas do inusitado basquete de praia, na Praia do Meio, na capital maranhense.

"Fernando é quem está fazendo o time acontecer", afirmou Betinho, sobre a participação na LBF.

Fonte: Folha de São Paulo

13 comentários:

Anônimo disse...

Ta cada vez pior esse país!!! aff meu Deus. Quando pensa que vai melhorar... Ao menos o dinheiro do povo volta ao povo, em forma de esporte, ou melhor de basquete feminino que tanto precisa. esperamos que o povo maranhense pegue gosto pelo basquete e exiga um time permanente no estado.

Anônimo disse...

Ourinhos fica no Afeganistão? aaaff

Esses reporteres só falam bobagens!

Anônimo disse...

Sarney com 15 anos ja tinha 2 filhos???

Anônimo disse...

Pelo menos o nordeste vai ter um time para participar do nacional e este time é quem tá dando oportunidade para algumas jogadoras pegarem experiência, como por exemplo, Milena, Aruzha de Americana(que só deu oportunidade para Sangali e Carcarvalli).
O time parece que já está treinando, e falta apenas três jogadoras para completar a equipe.

Anônimo disse...

Esse cara da Folha adora plantar polêmicas no basquete feminino. Porque não escreve algo construtivo só para variar? É melhor investir no esporte do que em benefício próprio.

Anônimo disse...

É uma pena ver o basquete feminino mais uma vez envolvido em polêmicas e personalidades de conduta duvidosa... Esse tipo de esquema não tem sustentabilidade...

Anônimo disse...

é injusto falar que a iziane é fominha,
da pra ve-la e 5{CINCO} {quer dizer todas possiveis em quadra }jogadoras de porto rico pra cima dela pq sabe que ela não passa a bola pra ninguem hahahahahaha
tadinha das *companheiras*dela no maranhão se quiser sair na foto{ do Brasil num tem nenhuma haha} vão ter que marca-la tbem hahahaha
ppq passar a bola jamais
hahaha

Anônimo disse...

Quanta besteria, o importante é que vai ter um time no Maranhão, e que mesmo que não ganhe nada, vai estimular o esporte...Falam quando não tem e falam quando tem, o que fazer, e com certeza, o Fernando tá pouco se importanto com o que estão falando, pois ele faz o que quer e outra coisa não vai ser ele que vai estar na quadra, vão ser jogadoras adultas, sub -19 e sub - 17.E viva o basquete!

Anônimo disse...

o time é pra Iziane, entendeu?ela escolhe até a roupa, quanto mais as jogadoras, jogadas e etc, entendeu?

Anônimo disse...

Nossa, é inacreditavel.O que voces
querem afinal? E esse cara da folha
Dizer que o campeonato paulista de
volei feminino tem 4 times ele não
fala.Ta na cara que esse sujeito
quer deixar o basquete no fundo do
poço.Vamos pessoal,vamos fazer da
Liga desse ano ainda melhor que a
do ano passado que ja foi muito boa.

Anônimo disse...

a Iziane conseguiu!! dona de um time
patrocinado pelos coruptos do Pais
que pena do Basquete Nacional que pena.

Anônimo disse...

Essa matéria é uma isca para os hipócritas discusarem sobre moral! Esse tipo de gente é o que mais tem no Brasil e é o mesmo tipo que mostra ser da mesma laia dos que são criticados por eles, assim que têm oportunidade!

Anônimo disse...

O esporte nacional teve seus grandes dias e a descoberta de grandes estrelas com investimento de estatais:

NOSSA CAIXA, CESP, BANESPA, BANCO DO BRASIL etc.

Melhor aplicar a verba em esporte e ter visibilidade do que destinar para ONGs que nem sabemos se existe!