segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Dez anos depois, hora da aposentadoria

100430184

Depois de mais de dez anos fazendo seja lá o que for, é difícil colocar um ponto final.

O PBF nasceu no geocities em 1999, mas em 2001 encontrei no  - então novo -  formato dos blogs o veículo ideal para expressar minha paixão pelo basquete feminino.

Na última década estive sempre por aqui, o que me deu muito prazer, alguns amigos e a oportunidade fantástica de estar em contato com meus ídolos e conhecer os bastidores do esporte.

Nesse período muita coisa mudou na minha vida e no basquete; e tais mudanças reduziram minha identificação com o esporte e progressivamente me fizeram perder o pique.

Apesar de continuar amando o basquete, vendo os jogos, lendo as notícias, meu tempo passou. Vi uma geração de jogadoras se aposentar e fiquei completamente perdido ao ver que a fortíssima intuição da minha ídola Hortência-jogadora não acompanhava a sua versão diretora.

Já não blogo com regularidade há quase três meses – desde que a demissão de Ênio Vecchi se seguiu ao anúncio de Luiz Tarallo.

Nesse período não resisti ao ver a torcida maranhense, mas ignorei a vontade de escrever outros textos, como um sobre a ótima Cris, de São José. Na semana passada, passei com louvor ao resistir à tentação de falar sobre Iziane.

Pelo respeito que tenho por quem me lê e pelos companheiros de blog “Santa Ignorância” e Paulino (com viagens agendadas para São Luís para conferir o Maranhão Basquete em casa e para Londres para acompanhar as Olimpíadas), decidi deixar claro que sim, estou parando.

Por enquanto não tenho planos de fechar o blog e vou deixar simplesmente as coisas acontecerem, já que temo uma recaída olímpica.

O que vejo de interessante na internet e alguns comentários descompromissados continuarão aparecendo no perfil do blog no twitter - @pbf.

Um grande abraço para todo mundo.

Bert

30 comentários:

Anônimo disse...

QUE TRISTE. BOA SORTE!

Anônimo disse...

Nos amantes do basquete femenino como ficaremos.

Anônimo disse...

Bert, não deixe o blog, sem noticias. Pense, repense.

Anônimo disse...

Uma pena

Anônimo disse...

Bert, mesmo sem regularidade os amantes do basquete estão sempre lendo seus textos,Não sera esta falta de carinho com o nosso basquete que vamos abandonar. Um forte Abraço.

Sta. Ignorância disse...

Bert, tenho certeza que a sua "aposentadoria" não é definitiva. Descanse o tempo que precisar que, enquanto isso, eu e os demais colaboradores vamos postando esporadicamente até quando você decidir voltar.

Mas este blog não pode acabar!

Tenho certeza que é uma questão de tempo até você voltar.

Estaremos a sua espera.

Abraço.

Pacheco disse...

Bert, sou de Sorocaba desde pequeno amo basquete. Mas foi com este blog (dentre outros) que aprendi a ler o basquete, quase trata-lo como uma arte. Eh uma pena que um cara tao dedicado siga o mesmo caminho que muitas jogadoras, abandonando o basquete. Ou, sendo menos dranatico, reduzir o compartilhamento de opinioes, criticas e materias tao boas.
Tb espero que volte (assim como o basquete feminino brasileiro).

Anônimo disse...

BERT PARABÉNS PELOS ANOS DEDICADOS AO BLOG, SEMPRE ACOMPANHEI E SINTO MUITO PELA SUA SAÍDA. AO MESMO TEMPO ENTENDO PERFEITAMENTE SUA DECEPÇÃO COM O BASQUETE FEMININO PRINCIPALMENTE COM A CBB E A SELEÇÃO DE BASQUETE FEMININA, E TAMBÉM COM OS DIRETORES E A INCOMPETENCIA DOS MESMOS QUE FICA CADA VEZ MAIS EVIDENTE A CADA ANO QUE PASSA. GRANDE ABRAÇO.

Anônimo disse...

BERT PARABÉNS PELOS ANOS DEDICADOS AO BLOG, SEMPRE ACOMPANHEI E SINTO MUITO PELA SUA SAÍDA. AO MESMO TEMPO ENTENDO PERFEITAMENTE SUA DECEPÇÃO COM O BASQUETE FEMININO PRINCIPALMENTE COM A CBB E A SELEÇÃO DE BASQUETE FEMININA, E TAMBÉM COM OS DIRETORES E A INCOMPETENCIA DOS MESMOS QUE FICA CADA VEZ MAIS EVIDENTE A CADA ANO QUE PASSA. GRANDE ABRAÇO.

Anônimo disse...

Até tu Brutus.....
que pena

Anônimo disse...

Podemos dizer que o Bert é uma personalidade que marcou a história do basquete feminino neste país, porque não? Talvez não seja uma figura tão marcante, como são as jogadoras, mas conseguiu realizar grandes coisas em prol desta sofrida modalidade, que nem precisamos listar. São (e não foram) mais de dez anos de trabalho, aliás, de um prazer exposto em textos e informações que só ele sabe fazer. É triste saber que os grandes, a cada dia têm nos deixado (Maria Helena, Heleninha, Paula, Hortência....).....deixado de viver essa grande paixão que está dentro de nós, que não sabemos explicar e que busca, nos momentos mais difíceis, esperanças onde quase não há. O que um dia vimos e o que passamos a sentir jamais será retirado de nossos corações.

Anônimo disse...

Bert, eu já passei pelo que vc está passando, fiquei um bom tmp sem assistir basquete ou até mesmo sem ler nada sobre esse esporte que AMOOOOO MUIIIITO. Recentemente meu amor aflorou novamente e sabe quem mem fez voltar a me interessar sobre esse esporte? Damiris, Vanessa, Cacá, Mariana, Isabela Macêdo e principalmente Izabella Sangalli. Bert, eu tenho certeza que vc não vai resisitir, porque é assim mesmo, o nosso basquete vive de altos e baixos mas é tremendamente apaixonante, afinal o verdadeiro amor não pede nada em troca. Pense bem, ok?

Anônimo disse...

Uma pena! Também sou um basqueteiro da antiga, desde os tempos de criança, vendo Norminha, Nilza, Maria Helena & cia... Sábado vi o jogo Sto. André e Americana e tive essa sensação que o basquete já não me entusiasma. Jogo péssimo, erros primários dos dois lados.Uma correria em quadra. A Laís perdida nos tempos que pedia...Tudo muito ruim. Na CBB a sra. Hortência e o sr. Brunoro, dois filhotes da ditadura, um amiguinho de Collor e outra do Maluf, nosso basquete vai ladeira abaixo, uma pena. Tbem tô saindo fora

Anônimo disse...

Olá Bert, sou Bename de Fortaleza tive que sair do basquete por motivos pessoais, mas desde que sai acompanho seu blog quase diariamente o que me faz acompanhar o nosso basquete, entre polemicas e tudo mais consigo acompanhar algo que fez parte de minha vida e gosto, por favor continue blogando, valeu mas vamos respeitar o seu tempo cada tem o seu grande abraço, mta sorte e sucesso sempre e o que te desejo.

Paulino disse...

Meu querido amigo Bert (Piki)... ninguem neste blog te conhece mais que eu...
Desde a epoca do geocities, onde nos encontramos, e, atraves desta nossa paixao,tornamos nossa amizade real, não só virtual.
Você sabe que, tanto quanto você, sou apaixonado pelo Basquete, sobretudo o feminino. Confesso que, quando a gente deixa de ser apenas um torcedor apaixonado, separado dos nossos idolos pela televisao ou um alambrado de quadra, as coisas muitas vezes mudam e as frustações surgem...
Acompanhei cada passo teu dentro do blog e percebi que, quanto mais você se envolvia com assuntos internos, criticas e bastidores, mais aumentava tua distância do "romantismo" que um dia te fez criar o Painel do Basquete Feminino.
Acho que perder um "torcedor" apaixonado pelo basquete, vai nos deixar um pouco mais órfãos do que já somos.
Te convido a "voltar" a ser romântico... acompanhe o basquete pelo menos com hobbie, prazer! Vem aí as Olimpiadas e o torneio feminino, independente de nossa seleção ir com time A, B, C, Z... teremos uma grande festa da modalidade. Você ama isso, EU SEI!
É duro viver de "fitas de videos", reportagens do baú.... mas são lembrancas de uma fase que temos que nos orgulhar de termos vivido e participado intensamente.
Não abandone o blog...
Se "picuinhas", falta de organização nacional, falta de incentivo fiscal, te fazem mal...curta o prazer da cesta, nada mais... isso que me faz sair de Recife, com dinheiro do meu salario, para ver o basquete pelo mundo... e ainda me chamam aqui e " apenas um torcedor"... SIM, SOU APENAS UM TORCEDOR! Mas apaixonado PELO BASQUETE. E sei que vc é um dos meus.

Tentamos por muitas vezes contribuir para mudar o panorama, mas nos sentimos impotentes... infelizmente...

Mas nâo nos deixe...

Descansa amigo, e volta logo.
E COMPRA LOGO UM TIM PARA EU TE ENCHER O SACO!


Paulino

Anônimo disse...

ANONIMO

INFELISMENTE É MAIS UM DEDICADO AO BASQUETE FEMININO QUE SE DESILUDE COM ESTES DESMANDOS E SHOW DE INCOMPETENCIA QUE ASSISTIMOS DIARIAMENTE,CUJA ESTRELA PRINCIPAL É NOSSA RAINHA DA SUCATA,EX RAINHA DO BASQUETE.PENA QUE O BERT,SAI E CONTINUAMOS TODOS A NÃO SABER QUEM EFETIVAMENTE É O BERT!!!!!MAS,SEMPRE SEREMOS GRATOS PELO SEU AMOR AO BASQUETE FEMININO!!!

Anônimo disse...

Que triste, acho que agora eh realmente o fim do BF... Mas nao posso deixar de agradecer todos esses anos, acompanho o blog desde 2001, o Bert sempre me ajudou muito, divulgando minhas cartas, colocando materias do meu projeto quando eu ainda morava em Pederneiras, e mesmo morando nos EUA sempre trocavamos ideias e informacoes sobre o BF.. Descanse bastante e reflita, vc eh um formador de opiniao do Basquete feminino... Precisamos de vc...

Rafael Oliveira
Minneapolis/MN/USA

Ana Clara disse...

Bert, acho que vc pode ter uma recaida olimpica... quem sabe com uma medalha?! kkkkkkkkkk

Anônimo disse...

Suas análises e comentários sempre foram ótimos e objetivos. Gosto de tudo que vc publica, ainda mais dos recortes de jornais ou videos de jogos antigos, foi nos anos 90 que pratiquei e vi o melhor do basquete do Brasil.
Bom descanso e volte para falar das olimpiadas

Murillo Guerra disse...

Entendo o seu desânimo com a situação atual da organização e do nível técnico do basquete feminino no noso país! Ainda mais tendo como referência aqueles anos de glória da geração Paula, Hortência e todas as demais, incluindo as estrangeiras! Mas acredito que o amor pelo basquete que nasceu em muitos de nós justamente naquele tempo não morrerá jamais...
A sua atuação no blog se tornou muito importante para o basquete feminino brasileiro!! Fico aqui na torcida para que vc continue dando a sua valiosa contribuição com um trabalho sempre impecável!!!
Forte Abraço,
Murillo Guerra
Sempre ligado no PBF!

Anônimo disse...

olá Bert ,vou sentir muita falta dos seus comentários.sim aprendi a gostar de baquete na geração de paula hortencia e cia.viajava de trem de são jose do rio preto para ver jogos hoje penso 1000 vezes antes de ir a catanduva ver 1 jogo algumas vezes acabo indo para rever amigas que ainda jogam.Descanse mais volte precisamos de vc

Anônimo disse...

Valeu, Bert!

Assim como o basquete feminino, esperamos que tenham suas forças renascidas. Só não podemos esperar muito.
ATE BREVE!
marbez

Basqueteiro... disse...

Bert!

Para com isto!

Poucas pessoas entendem de basquete feminino no Brasil tanto quanto você.

Descanse e volte.

Abraços.

Roberto disse...

Bert!!!

Puxa, acompanho seus textos desde os primórdios do Painel... Lembro da sensação de acolhimento e estímulo ao me deparar com um site inteiramente dedicado a uma de minhas maiores paixões na época. Paixão que era secreta, praticamente velada. Não conhecia ninguém que fosse fã de basquete feminino na época. Aliás, eu praticamente não conhecia ninguém na época, eu, praticamente um monge budista isolado no topo da montanha...*drama*

Entendo seu desânimo, realmente está difícil se identificar com as novas cartas desse esporte. Enfim. Que eu, você e todos nós tenhamos uma bela recaída. Se não agora, nesta próxima Olimpíada, na outra. Ou na outra, eu sempre acabo tendo recaídas.

E, para finalizar, expresso minha enorme gratidão por sua dedicação e excelentes textos criados. OBRIGADO!

Um forte abraço!

Roberto

robsasaki@uol.com.br

MeninoBionico disse...

Caí de costas! Acompanho o blog desde o primeiro post do Bert! Era um post "teste" e ele apanhando do software e o irmão dele mais novo implicando. O Bert ainda estava no colegial!!!!! agora ele jé é quase avô!! hahaha Mas, cansa mesmo, só com muito amor pra se dedicar todo esse tempo e muita paciência com esse povo que reclama e não faz nada melhor! Vou sentir falta das análises, dos post e comentários pessoais do Bert, mas vou encontrar ele no MSN! Obrigado por todos este anos Bert! Você contribiu para manter vivo o basquete feminino. Sem seu blog, não teríamos nada!! Se até o Melchiades filho, que recebia salário foi embora, entendemos sua decisão, mas... volta fica mais um pouco, Vai ter bolo!!!

Rodrigo Alves disse...

Aí sim temos uma notícia triste. Como obviamente não tenho mais nenhuma moral para te pedir para continuar, digo que te entendo. Mas que vai fazer falta, vai. Abração!
Rodrigo Alves

Anônimo disse...

Amigos,

Conheci o blog em 2001 e me identifiquei deste cara.Passei a acessar o site todos os dias e encontrei amigos para dividir a minha grande paixão(ate entao solitaria). Gente que realmante gostava e entendia do esporte, algo que eu nunca imaginava encontrar.Aqui choramos, emocionamos, desabafamos e enfim nos identificamos. Meses depois, descobri que o tal Bert era da mesma cidade que é a minha, um lugar totalmente fora do "eixo" do basquete (fiquei ainda mais impressionado). Nos falamos por telefone, por email e depois de mais ou menos uns oito anos, nos conhecemos pessoalmente e ficamos amigos. Conheci um ser humano fantastico, simples, humilde, engraçado e tao apaixonado como eu pelo basquete feminino. O tempo passou e a paixão(inclusive a minha) nao é mais a mesma. Depois de anos de "vacas magras" e tanto descaso com o esporte, realmente o desanimo tomou conta de todos nós. Mas como disseram, AMIGO BERT, voce é uma personalidade do nosso basquete, nos precimos de voce. Nao podemos deixar acabar com este único espaço que reunia tantos amantes.
Mesmo que voce nao poste com a mesma frequencia, nao deixe este espaço morrer. Vai que esta olimpiada nao reascende este amor adormecido e daqui a meses, estaremos todos comemoarndo seu retorno. Mas independente de qulquer coisa, temos que respeitar sua opiniao e dizer apenas. MUITO OBRIGADO POR TUDO AMIGO!!!


Rogério

Anônimo disse...

Bert,
Você tem o direito de parar, mas não pare não !
Diminua o ritmo...devagar e sempre.
Precisamos de você.

Anônimo disse...

Oi Bert!

Já li seu post há alguns dias, mas estava sem tempo para escrever aqui. Na verdade relutei um pouco, pois nem me citou no seu texto de despedida (tudo bem que faz séculos que não blogo e nem sei mais minha senha) ahahahaha.

Sei bem como é difícil esse momento de aposentar. É uma decisão complicada de se tomar, mas quando não temos mais prazer e motivação fica um pouquinho menos difícil chegar nessa decisão.

Te conheci através do basquete em 2001, no famoso ICQ(Ô ÔU)e tenho o maior orgulho de saber que nossa amizade vai muito além das 4 linhas. Portanto não me preocupo com essa aposentadoria,porque tenho certeza que nada muda, ou melhor, quase nada, pois agora aqueles pangarés que vinham aqui criticar seus posts, vão nesse mesmo espaço implorar sua volta!

Desejo muitas consultas, muitos pacientes e muita saúde e felicidade a pequena Lis!

Saudades!

SG

Anônimo disse...

Olha, sempre posto recado como anônimo, até acho que sou um anônimo mesmo, afinal não sou conhecido e nem reconhecido no que faço, mas o importante é que os anônimos também têm direito a ter um espaço onde eles possam discutir, dentre outras coisas, assuntos relacionados a um esporte tão emocionante que é o basquete. E aqui, nesse espaço, encontrei um lugar para as minhas discussões. Que pena que você esteja parando, mas lembre-se, me fez um bem danado nesses anos, sobretudo porque eu pude partilhas o meu ponto de vista com muitos aqui, sendo anônimo ou não, bem como pude relembrar épocas douradas do nosso basquete feminino por meio de suas postagens, matérias, entrevistas, etc. Esse Blog é tão significativo em minha vida que encontra-se na minha pequena lista de Favoritos. Quando abro o computador, logo o acesso. Espero que você reveja a sua decisão. Ainda que os seus leitores sejam poucos, lembre-se, são pessoas que realmente gostam do seu Blog. Do contrário, não ficaríamos anos e anos acessando se ele não tivesse qualidade. Boa sorte mesmo assim. Seja feliz, pois já proporcionou momentos de felicidades para todos que aqui participavam. Um grande abraço.